Financiamentos: quais os modelos, riscos e o que observar ao contratar?
- Por: 99 •
- Última atualização: 16/02/2023
Os financiamentos podem ser excelentes opções quando o assunto é ajudar no planejamento de algumas compras de maior valor.
- Índice Bovespa: você está preparado para esse investimento?
- Registrato: como consultar todos os dados da sua vida financeira
- Meu dinheiro: como fazer render mais e de forma segura
Entretanto, se você não prestar atenção em todos os detalhes, pode ser que caia em algumas armadilhas, como os juros que existem nesse tipo de negociação.
Se você deseja entender como funcionam, quais as modalidades de financiamentos e o que observar na hora de contratar, leia este texto. Temos informações essenciais para te ajudar.
Boa leitura!
O que é financiamento?
Como um contrato de crédito, os financiamentos ajudam que você consiga dinheiro para colocar seus planos em prática. Em outras palavras, é quando uma instituição financeira te empresta dinheiro para você comprar alguma coisa, como um carro ou uma casa.
É importante frisar que os financiamentos são voltados a determinados objetivos. Por exemplo, se você resolver comprar uma casa para morar, precisa procurar pela modalidade que financia a compra de moradia.
Inclusive, por serem tão específicos, vale trazer aqui quais as modalidades de financiamentos que existem. Confira abaixo:
Financiamentos: tipos e modalidades
- Financiamento de veículos: feito para quem deseja comprar um carro ou uma moto. O pagamento costuma ser simples e feito em parcelas. O prazo você escolhe, chegando a 60 meses em algumas instituições.
- Financiamento de imóveis: possui algumas divisões para imóveis de moradia ou imóveis comerciais. Além disso, é comum necessitar um valor de entrada ou oferecer um bem como garantia. O pagamento também é parcelado, mas os prazos são ainda maiores, chegando a 420 meses.
- Financiamento estudantil: tem como um dos mais conhecidos o FIES. Permite que pessoas que queiram fazer uma faculdade tenham seu estudo financiado por um banco. O valor financiado é acrescido de juros e parcelado para ser pago após a formatura.
- Financiamento para reforma ou construção: ideal para quem deseja reformar um imóvel ou construir. Para conseguir esse financiamento, é necessário passar por uma análise de crédito pela instituição bancária.
Como a Selic afeta o financiamento?
A taxa Selic é a taxa básica de juros da economia do país e serve de referência para todas as outras taxas de juros cobradas pelos bancos, inclusive aqueles dos financiamentos.
Então, quando a taxa Selic sobe, isso reflete nos juros dos financiamentos. Mas muitos empréstimos são concedidos com uma taxa de juros pré-fixada, que não muda com o passar do tempo. É sempre importante checar isso no contrato do financiamento, para evitar surpresas.
Riscos e o que você precisa observar nos financiamentos
E já levando em consideração o tópico que abordamos antes, não são apenas os juros que precisam estar no seu radar na hora de pesquisar por financiamentos. Há alguns riscos e pontos de atenção que você precisa saber para tomar a sua decisão. Veja a seguir:
- Entenda em quanto tempo você vai quitar o financiamento. A vida muda, os planos também. Compreenda se o tempo que você vai levar para quitar o financiamento é viável para os possíveis planos que você tem para o futuro, e que também podem precisar dos seus recursos financeiros.
- Planeje-se. Financiamento é coisa séria. Ele pode levar uma boa parte do que você ganha a cada mês. Então, planejamento é tudo nessas horas, para que seu dinheiro não fique curto.
- Avalie as propostas e instituições financeiras do mercado. Aqui é importante entender sobre a reputação das instituições e o que elas oferecem de segurança para essa negociação. Por exemplo, será que a instituição pode te oferecer um seguro para assegurar você e essa contratação em caso de imprevistos?
- Simule antes de contratar. Ao simular financiamento, você tem uma noção próxima da realidade do que o financiamento vai ser. Além de conhecer valores, formas de pagamento, prazos e juros, você consegue se planejar melhor, caso contrate.
Cuidado com as expectativas. A contratação de financiamentos envolve muita coisa. Uma delas é a análise de crédito. Então, é normal que algumas instituições possam negar a contratação. Nesse caso, não deixe de tentar novamente e avaliar outras opções para colocar seus planos em prática.
A 99 utiliza cookies e tecnologias semelhantes para melhorar a sua experiência, analisar como você interage com o site, melhorar desempenho e personalizar conteúdo. Termos & Condições 99Pay