O que é a taxa Selic? Como ela influencia sua vida financeira
- Por: 99 •
- Última atualização: 24/11/2022
Muita gente já ouviu falar na taxa Selic, mas o que pouca gente sabe é que essa taxa tem um grande poder de influência na vida de todos nós que moramos no Brasil. Capaz de modificar o cenário do país, é uma das taxas mais comentadas e estudadas por quem gosta de se inteirar sobre assuntos como economia e investimentos.
- CDI: o que é, quanto rende e como investir
- O que é carteira digital e como ela pode ser útil para você
- Bitcoin: um guia completo
E nós estamos aqui para te provar que por mais que economia e investimentos pareçam assuntos complexos, é possível entender um pouco mais desses temas, principalmente em relação ao que interfere diretamente no nosso bolso.
Venha ler o texto que preparamos para você sobre o tema. Boa leitura!
Taxa Selic: o que é, afinal?
A taxa Selic é a taxa básica de juros da economia, e por isso é a base para outras taxas de juros praticadas no Brasil. Sendo assim, qualquer mudança na taxa Selic acaba influenciando os empréstimos que a gente contrata com os bancos e também os nossos investimentos.
Para você entender melhor, Selic significa “Sistema Especial de Liquidação e de Custódia”. Administrada pelo Banco Central, que é a autoridade monetária responsável por gerir todas as regras da política econômica brasileira, a taxa Selic é uma ferramenta de fundamental importância para ajudar no controle da inflação no Brasil.
Como a taxa Selic influencia minha vida financeira
Depois de entender o que é a taxa Selic, agora você precisa compreender como ela influencia a sua vida. Então, vamos a um dado importante:
- A cada 45 dias, o Copom (Comitê de Política Monetária) se reúne para definir se haverá aumento ou diminuição da taxa Selic.
E o que isso influencia na sua vida financeira? Bom, com essa definição, os juros do seu cartão de crédito e de empréstimos, por exemplo, podem aumentar ou diminuir.
A cada aumento ou queda da Selic, o impacto é pequeno nos produtos que os bancos oferecem aos seus clientes. Mas, com vários aumentos seguidos da Selic, o consumidor já sente, sim, o impacto quando for tomar um empréstimo, por exemplo.
Então, vale a pena levar em conta as oscilações da taxa Selic e entender o caminho que ela está tomando ao planejar a sua vida financeira, principalmente se for investir ou pegar dinheiro emprestado.
Como tirar vantagens da taxa Selic
Como falamos anteriormente, a taxa Selic é base para as taxas de juros cobradas pelos bancos e também para a rentabilidade de alguns investimentos. Sendo assim, você pode se aproveitar do momento em que essa taxa aumenta para multiplicar os seus investimentos. Vamos te dar alguns exemplos:
Se você coloca dinheiro em um investimento do tipo CDI, você pode aproveitar o momento de alta da taxa Selic para continuar investindo nessa aplicação, e assim aumentar as chances de o seu dinheiro se multiplicar;
- Se você usa o cartão de crédito no dia a dia ou pretende adquirir um bem mais caro pagando prestações, pode aproveitar os momentos de baixa da taxa para fazer compras de maior valor e pagar juros menores no parcelado;
- Se você pensa em pegar empréstimo, pode fazê-lo em um momento de baixa da taxa para garantir as melhores condições de contratação do crédito.
Fazendo isso, você deixa o seu dinheiro no bolso e pode até multiplicá-lo dependendo do investimento que você preferir fazer.Aliás, vamos te dar uma dica se você quiser ver o seu dinheiro lucrar mais. Na 99Pay, o seu dinheiro pode lucrar até 220% do CDI. Vamos juntos? Baixe o app da 99 e acesse a aba 99Pay para conhecer essa e outras vantagens.
A 99 utiliza cookies e tecnologias semelhantes para melhorar a sua experiência, analisar como você interage com o site, melhorar desempenho e personalizar conteúdo. Termos & Condições 99Pay