Blockchain: saiba mais da tecnologia no mundo cripto da 99Pay
- Por: 99 •
- Última atualização: 02/03/2023
A velocidade com que a inovação surge e é colocada à prova no mundo nas últimas décadas é impressionante – difícil acompanhar todas elas, por sinal. Um dos maiores avanços, em termos de impacto e potencial de mudança, foi o surgimento das criptomoedas. Essas, por sua vez, só existem graças à tecnologia blockchain.
- Criptomoedas promissoras: quais são e como investir?
- Cancelar um pix: é possível cancelar uma transferência?
- Como investir em bitcoin com a 99Pay
E você tem ideia do que é a tecnologia blockchain, quando ela surgiu e como funciona? Então vem que a gente te explica:
O que é e como funciona o blockchain?
Blockchain é uma tecnologia de registro digital descentralizado e imutável. Ela permite a criação de um registro compartilhado de transações, onde cada entrada é registrada em forma de bloco. Esses blocos, por sua vez, são ligados em uma cadeia, formando assim o nome “blockchain” (cadeia de blocos).
A tecnologia blockchain foi criada em 2008 como parte do protocolo do Bitcoin, a primeira moeda digital descentralizada. Ela permite que transações financeiras sejam realizadas sem a necessidade de intermediários confiáveis, como bancos.
A solução cria uma base de dados descentralizada que registra transações de forma encadeada e cronológica. Isso torna as transações com criptomoedas seguras, porque tudo ali registrado é criptografado, descentralizado e transparente. Essas características tornam o blockchain confiável e seguro para o armazenamento e a transferência de valores digitais
Por que a tecnologia blockchain é importante?
A tecnologia blockchain é importante porque elimina a necessidade de intermediários confiáveis para validar transações. Com ela, as transações são verificadas por vários participantes da rede, o que torna o registro muito seguro e confiável. Além disso, o blockchain é imutável. Isso significa que as informações registradas nele nunca podem ser alteradas ou apagadas, o que garante a transparência e a integridade dos dados.
A segurança é alcançada através da criptografia e da distribuição de seus registros entre muitos participantes na rede. Quando uma nova entrada é adicionada ao blockchain, é necessário que a maioria dos participantes da rede valide e inclua essa entrada em seus próprios registros.
Isso torna a tecnologia transparente, porque todas as transações são visíveis por todos os participantes da rede, o que ajuda a garantir que as transações sejam justas e seguras. Sem contar que qualquer tentativa de fraude ou corrupção do sistema é mais facilmente detectada e, por consequência, bem mais difícil de acontecer.
Por tudo o que mencionamos, a importância e o impacto dessa tecnologia só tendem a aumentar no futuro.
Quais as principais blockchains?
Atualmente, há vários tipos de blockchains. Cada uma com níveis diferentes de segurança, privacidade e descentralização. Alguns exemplos incluem blockchains públicas, como Bitcoin e Ethereum, e blockchains privadas.
A seguir falamos um pouco mais sobre as principais do mercado:
- Bitcoin: é a primeira e mais conhecida criptomoeda, utilizando a tecnologia blockchain para registrar transações financeiras;
- Ethereum: é uma blockchain mais avançada, que permite a criação de aplicativos descentralizados e contratos inteligentes;
- Ripple: é uma blockchain focada em pagamentos e transferências de dinheiro, oferecendo soluções financeiras rápidas e eficientes;
- Binance Chain: é uma blockchain desenvolvida pela exchange de criptomoedas Binance, que permite a negociação de ativos digitais de forma segura e eficiente.
Como a 99Pay usa blockchain em sua estrutura
Como vimos, desde sua criação a tecnologia blockchain mudou a forma como as pessoas pensam sobre confiabilidade e segurança de dados. Hoje, ela continua revolucionando setores como finanças, saúde, votação e muitos outros. Não à toa, a 99Pay utiliza essa solução.
A 99Pay, carteira digital da 99, funciona de forma descentralizada e utiliza a tecnologia blockchain para oferecer serviços financeiros, como pagamentos, transferências e investimentos. É esse sistema que permite que a 99Pay mantenha uma rede de registros distribuídos e seguros para transações rápidas e eficientes.
Também é essa tecnologia que permite que clientes possam comprar criptomoedas na 99Pay. Entre elas:
- Bitcoin
- Ethereum
- USDC
- Solana
- Mana
A plataforma financeira da 99 possui 7 milhões de usuários ativos atualmente. O processo para comprar ou vender as moedas digitais pode ser realizado em poucos minutos em uma área exclusiva para isso. Bora entrar nesse universo?
A 99 utiliza cookies e tecnologias semelhantes para melhorar a sua experiência, analisar como você interage com o site, melhorar desempenho e personalizar conteúdo. Termos & Condições 99Pay