Já cansou de ouvir falar sobre previdência social? Pois é! Esse assunto é recorrente para muitas pessoas. E tudo bem se você ainda não entendeu muito bem do que se trata. Você tem a oportunidade de mudar isso agora.
- Gift Cards: o que são e como comprar
- Orçamento: o que é e como fazer o seu
- INSS para autônomo: como pagar pensando na aposentadoria
Afinal, a previdência social pode ser uma boa oportunidade se você quer planejar o seu futuro e a sua aposentadoria com segurança. Por isso, não deixe de ler este texto até o final. Vamos falar sobre as principais informações que podem contribuir para uma tomada de decisão acertada.
Vamos lá, então? Boa leitura!
Qual a diferença entre INSS e previdência social?
Antes de falar dessa diferença, vamos entender primeiro o que é previdência social. A previdência nada mais é do que um seguro social. E como boa parte dos seguros, a previdência social acontece por meio de uma contribuição financeira feita por uma pessoa.
Então, assim que o trabalhador ou empresário paga a previdência social, automaticamente passa a estar assegurado em momentos em que não puder trabalhar.
De forma mais prática, quem contribui para a previdência social e sofre um acidente que não permite trabalhar por um certo tempo vai receber uma graninha do governo para se manter nesse período. Pagar a previdência social dá direito também à aposentadoria lá na frente.
Quando falamos sobre INSS, que é o Instituto Nacional de Segurança Social, estamos falando de algo mais amplo. O INSS é a instituição responsável por administrar a previdência social. Então, o INSS cuida de assuntos que resguardem o trabalhador. Alguns deles você confere abaixo:
- Auxílio doença;
- Seguro-desemprego;
- Aposentadoria.
Por isso que rola essa confusão entre INSS e previdência social. Quando as pessoas falam em “pagar o INSS” na verdade estão se referindo à contribuição que é feita para a previdência social. Sacou?
Então é só lembrar que quando pintar a dúvida sobre a diferença entre um e outro, dá para resumir assim: o INSS “cuida” da previdência. Simples assim.
Quem tem ou pode ter previdência social?
As pessoas que trabalham com carteira assinada e as que contribuem de forma individual para a previdência social, como autônomas, têm os direitos resguardados.
Se você se interessa em contribuir de forma individual, caso trabalhe por conta própria, a gente tem um texto explicando como você pode pagar o INSS como autônomo. É bem fácil: só fazer um cadastro, emitir a GPS (Guia de Previdência Social) e pagar.
A vantagem de ter a previdência social em dia é que você poupa a sua mente de preocupações, caso passe por algum imprevisto na sua vida ou no seu trabalho. Então, vale a pena considerar ter a previdência como aliada.
Como ver minha contribuição na previdência social?
É bem simples. Basta acessar o site da previdência social. Lembrando que o site pertence ao INSS. Se você preferir, também pode baixar o aplicativo pela loja de aplicativos do seu celular.
E não esqueça: quando você optar em contribuir com a previdência social, pode pagar a fatura pela 99Pay. Assim você tem a oportunidade de receber 1% de cashback ao pagar os dois primeiros boletos do mês na 99Pay, e ainda rolam outras promoções e cashback ao longo de todo mês. E a cada novo mês, a cota dos 2 primeiros boletos com a certeza do cashback é renovada.
Gostou desse texto? Não deixe de ler também: Declaração de Imposto de Renda: como fazer.
A 99 utiliza cookies e tecnologias semelhantes para melhorar a sua experiência, analisar como você interage com o site, melhorar desempenho e personalizar conteúdo. Termos & Condições 99Pay