Tem gente por aí que fala que não dá para prever o futuro. E olha, pode até ser verdade, mas se você fizer um orçamento certinho, dá pra conseguir se precaver com o que vier a acontecer.
- Finanças 99Pay: como sobreviver aos gastos de início de ano?
- O que é cashback? Saiba com receber de volta seu dinheiro
- Controle de gastos: como montar uma planilha para te ajudar
Se você sofre porque não consegue colocar o seu orçamento no papel, ou na planilha, acabou esse dilema. Estamos aqui para te ajudar nessa tarefa e tirar isso da frente de uma vez por todas.
Então, sem mais delongas, bora para a leitura de hoje.
Qual é a importância do orçamento na vida financeira?
Se você é o tipo de pessoa que gosta de ter controle sobre a sua vida financeira, o orçamento é o seu melhor aliado. Afinal, é ele quem vai te mostrar as suas fontes de receita, as suas despesas e te ajudar a tomar as melhores decisões para conseguir concretizar um planejamento.
Isso por si só vai te blindar de surpresas, ou, pelo menos, te ajudar a estar com tudo em dia, caso venha um imprevisto financeiro por aí e atrapalhe o andamento do seu projeto.
Além disso, o orçamento vai te permitir saber em quanto tempo, como e quanto de recursos você precisa para conseguir concretizar um objetivo. Ter em mente a importância de um orçamento é o primeiro passo para ter sucesso com as suas finanças desde já.
Como fazer um orçamento financeiro
Tá, mas talvez você nos pergunte: “como fazer um orçamento financeiro, então?”. Bom, não é tão complicado quanto parece. Digamos que a parte mais complicada é reunir todas as informações.
A dica aqui é anotar todas as suas receitas – esse será o valor do seu orçamento mensal. Aí, a segunda etapa é listar todos os seus gastos, para então checar se as suas contas cabem no seu orçamento. Se não cabem, será preciso fazer ajustes e cortar despesas.
Agora, se você decidiu fazer uma obra, por exemplo, além do orçamento mensal fixo para pagar suas contas, você terá que fazer o orçamento da obra. Isso significa fazer a cotação de todos os fornecedores envolvidos – pedreiro, pintor, materiais que serão usados etc. Com essas cotações em mãos você terá o valor do orçamento previsto para a obra e aí será preciso incluir esse custo extra no seu orçamento mensal, ver se as parcelas cabem ali ou se será preciso juntar primeiro o dinheiro para depois começar a obra.
Viu como o orçamento pode te ajudar a se organizar financeiramente?
No exemplo dado, do orçamento da obra, você consegue perceber, antes mesmo de começar o quebra-quebra e a bagunça, que pode pagar menos em um piso, por exemplo, para contemplar a compra de um acabamento mais legal para o banheiro. Com o orçamento feito você pode ajustar as suas contas da forma como achar melhor.
Quais são os tipos de orçamento?
Para terminar este texto, a gente traz como curiosidade diferentes modelos de orçamento para cada situação:
- Orçamento estático: ideal para quem tem contas e receitas que não mudam ao longo do processo. Então, você tem um determinado período e pode basear suas contas e receitas dentro dele, até que ele chegue ao final do tempo estipulado.
- Orçamento flexível: aqui você possui autonomia para mexer em gastos de acordo com a sua necessidade. É a história de “economizar por um lado e gastar por outro”.
- Orçamento contínuo: ideal para quem deseja revisar o orçamento em períodos específicos, como mensal, trimestral e anual. É uma excelente forma para saber como as receitas estão sendo utilizadas e se precisam de ajustes ao longo do caminho.
- Orçamento ajustado: pode ser ajustado sempre que necessário levando em consideração o aumento dos lucros ou da receita.
- Orçamento base zero: considera que não há um histórico anterior de orçamentos. Então, é como começar tudo do zero e partir de um estudo de melhores práticas sobre gastos e criação de receitas.
Gostou deste texto? Aproveita para baixar o app da 99, acessar a aba 99Pay e fazer a sua verificação de identidade. Se você quer cuidar bem do seu dinheiro, está na hora de usar a carteira digital da 99Pay. É grátis e está na palma da sua mão assim que você acessa o app da 99. Lá você tem cashback quando paga os boletos, paga corrida com saldo e faz recarga de celular. Com o cashback você pode ver seu dinheiro lucrar até 220% do CDI. Não deixe de conferir e conhecer!
Se preferir, continue lendo mais textos no nosso blog: Minha vida financeira: como fazer uma reserva de emergência.
A 99 utiliza cookies e tecnologias semelhantes para melhorar a sua experiência, analisar como você interage com o site, melhorar desempenho e personalizar conteúdo. Termos & Condições 99Pay