Se você já investe ou pensa em investir, com certeza já ouviu falar em CDI. Ele é fundamental para manter o mercado financeiro saudável, serve como base para a maior parte dos investimentos em Renda Fixa e está atrelado à Selic, a taxa básica de juros. Ao contrário do que muitas pessoas acham, não existe um investimento CDI para pessoas físicas, mas ele é fundamental para você entender o quanto pode lucrar ao fazer o dinheiro trabalhar para você.
Antes de mais nada, CDI significa (Certificado de Depósito Interbancário), nome dado aos empréstimos feitos entre bancos. Para você compreender melhor, essa é uma exigência feita pelo Banco Central (BC), para garantir que os bancos fechem o dia com saldo positivo em caixa. Ou seja, esse é um tipo de investimento exclusivo para instituições bancárias.
Contudo, essas tratativas ainda impactam no seu bolso! Saber como isso acontece, de que forma o CDI pode te fazer lucrar mais e como isso influencia a economia é fundamental para você investir com segurança. Essas são as dúvidas que vamos responder neste artigo, para que você entenda aos poucos o funcionamento do mercado financeiro e como é possível se beneficiar dele. Vamos lá?
CDI hoje: como ele impacta nos meus investimentos?
Saber que existe empréstimo feito entre bancos pode ser confuso, mas vamos entender como isso influencia nos investimentos de Renda Fixa. Antes de mais nada, o empréstimo feito entre bancos funciona da mesma forma que o crédito concedido para pessoas físicas. Neste contexto, o banco que emite o CDI escolhe a taxa de juros mais conveniente para ele.
É justamente essa taxa, conhecida como DI, ou taxa do CDI, que impacta nos investimentos de Renda Fixa. Agora, vamos entender porque isso acontece. Diariamente, ocorre a emissão de CDIs. Com isso, a taxa DI é definida como a média das taxas de juros cobradas pelos bancos. Mas, essa taxa DI deve se manter próxima a Selic, já que têm o poder de definir o quanto de dinheiro está circulando no mercado.
Quando a Selic sobe, os preços aumentam e as pessoas tendem a ter menos poder de compra. Mas, quando a Selic cai, é o momento de fazer o dinheiro circular. Por isso, durante a pandemia do Coronavírus, a Selic chegou ao patamar mais baixo da história. Essa foi uma tentativa de fazer a economia andar, mesmo que a passos lentos.
Leia também: Como limpar o nome? Saiba o que fazer nessa situação
Investimentos baseados na taxa do CDI
Voltando à taxa DI, se ela não estiver próxima à Selic, o mercado financeiro pode comprometer a economia, já que essa diferença tende a prejudicar o relacionamento de empresas e pessoas físicas com as instituições bancárias, o que reflete na economia brasileira.
Se a taxa Selic pode colocar ou tirar o dinheiro de circulação, também está relacionada à inflação, atrelada ao IPCA (Índice Nacional de Preços ao Consumidor Final). Quanto maior o poder de compra, mais caro, os produtos e serviços tendem a ficar.
Dessa forma, essas duas taxas conseguem deixar os investimentos em Renda Fixa, como CDB, LCI, LCA e debêntures mais ou menos lucrativos. Além disso, na hora de considerar os lucros de um investimento, não esqueça de calcular o Imposto de Renda e outras taxas antes de chegar ao lucro final.
Leia também: Criptomoedas 99Pay: como comprar em 2024?
Taxa CDI: Quanto rende em investimentos de Renda Fixa?
Se o seu objetivo é conseguir um lucro no final do mês, então precisa entender como funciona o rendimento do CDI. Atualmente, a taxa do CDI tem gerado, em média, um lucro superior a 10% ao ano.
Portanto, se você investir por 12 meses em um investimento que paga 100% do CDI. E se esse índice permanecer o mesmo, ao final de um ano você terá faturado cerca de 10% sobre o total investido. A taxa deve permanecer igual, pois se o CDI cair, o lucro também é reduzido.
Agora, vamos para a prática! Supondo que você investiu R$1.000 durante 12 meses, em uma aplicação que paga 100% da taxa do CDI (lembrando que ele está em torno de 10% ao ano). Neste contexto, o seu patrimônio será de R$1.100,00. Ou seja, você lucra 100% da taxa. Agora, imagina lucrar até 110% do CDI? Isso só é possível na 99Pay.
Quanto vale o CDI na 99Pay?
Agora que você sabe o que é CDI, quanto ele rende e como ele influencia nos seus investimentos, vamos compreender como ele funciona na 99Pay. Nosso maior objetivo é te ajudar a multiplicar seu dinheiro e levar sua vida financeira para frente!
Pensando nisso, concentramos as melhores operações em um único lugar. Só na 99Pay você lucra até 110% do CDI 24h por dia, inclusive nos fins de semana. Enquanto isso, as demais carteiras possuem um rendimento menor, apenas durante o horário comercial.
Se você curtiu a ideia de começar a ver o seu dinheiro lucrar, acesse a aba 99Pay no app 99, realize a verificação de identidade e adicione saldo através de cartão de crédito/débito, pix ou boleto para ver seu dinheiro crescer. Você também pode conhecer todas as vantagens que a 99Pay tem para você. Não perca tempo!
A 99 utiliza cookies e tecnologias semelhantes para melhorar a sua experiência, analisar como você interage com o site, melhorar desempenho e personalizar conteúdo. Termos & Condições 99Pay