Quando a luz do óleo acende mas tem óleo, o que fazer?
- Por: 99 •
- Última atualização: 23/11/2024
Você sabe o que fazer quando a luz do óleo acende mas tem óleo no veículo? A primeira dica é parar imediatamente, pois as luzes do painel tem uma função, que é basicamente avisar o motorista de que algo está errado.
E de todas elas, a luz do óleo acesa é a mais preocupante, não à toa, é vermelha, e usada para alertar sobre falhas na lubrificação do motor. Continue conosco e entenda como este alerta funciona e o que fazer caso ele seja acionado.
Você vai ler sobre:
O que significa o sinal de óleo no painel?
O sinal de óleo no painel, significa que o motor pode não estar suficientemente lubrificado, sendo assim, a luz do óleo acesa mostra que algo pode estar errado com o filtro ou a bomba, fazendo com que o nível do fluído fique inferior ao adequado.
Com isso, a pressão diminui e o óleo não chega onde deve, acabando com a lubrificação do motor e fazendo com que o motorista tenha que parar o carro até corrigir o problema.
O fato da luz do óleo do motor ser vermelha, mostra que esse é um alerta importante de problemas com o veículo e requer parada imediata.
E embora existam soluções paliativas para continuar rodando, o ideal é parar o carro e procurar ajuda profissional. Veja a seguir outros fatores de risco e entenda:
Porque a luz do óleo acende mesmo tendo óleo?
Quando a luz do óleo acende mas tem óleo, pode significar que a bomba não está conseguindo captar o fluido no reservatório. Esse problema pode ocorrer quando o motor queima o lubrificante junto com o combustível e outros motivos, como:
- Curvas feitas em alta velocidade por veículos sem quebra onda;
- Problemas no filtro ou bomba de óleo;
- Baixa pressão do fluido
- Vazamentos
- Mau contato do sensor de pressão
- Defeitos no sensor de temperatura (conhecido como cebolinha do motor)
- Filtro de óleo precisando de troca;
- Bomba de óleo entupida;
Ou mesmo borras de óleo velho e um fluido não compatível com o seu carro, também podem explicar a luz do óleo no painel em alerta.
Entenda meios de evitar esses e outros problemas em nosso artigo: O que é manutenção preditiva e porque realizar no seu carro?
É perigoso andar com a luz do óleo acesa?
Sim, é perigoso andar com a luz do óleo acesa, pois como já esclarecemos, este pode ser um alerta de perigo. Por tanto, verifique os níveis de óleo e adicione o fluido se for preciso. Mas se mesmo assim, a luz não apagar, isso pode representar problemas no sistema de óleo.
Veja como fazer a verificação do fluido com segurança seguindo este passo a passo:
- Estacione o carro em um local seguro. Se estiver na estrada, leve o carro até o acostamento, acenda o alerta e coloque o triângulo para avisar a outros motoristas que há alguém parado. Isso ajuda a evitar acidentes;
- Desligue o motor e espere cerca de 20 minutos até que ele esfrie, para verificar os níveis de óleo com segurança;
- Abra o capô do seu carro, pegue a vareta de nível e limpe com um pano antes de medir o óleo;
- Insira a vareta e retire imediatamente. A leitura irá determinar o nível de óleo;
- A quantidade deve estar pelo menos entre o nível mínimo e máximo, de preferência, para mais;
- Caso o nível esteja baixo, adicione mais óleo e aguarde um pouco antes de verificar se a luz do óleo no painel ainda está acesa. Se estiver, chame um reboque e evite dirigir o seu carro, para não danificar o motor.
Você pode gostar de saber sobre Manutenção preventiva, corretiva e preditiva: veja a diferença e entenda qual a melhor para cada momento do veículo e evite prejuízos.
O que acontece quando a luz do óleo acende e apaga?
Quando a luz do óleo acende e apaga pode estar acontecendo algum defeito no painel do carro ou pode indicar vazamento de óleo, falta de pressão no sistema de lubrificação do motor, em carros mais antigos ou com motores turbo, pode ocorrer quando o motor está muito quente.
Existem vários fatores, mas como a luz do óleo acesa pode representar um perigo interno, o ideal é fazer a verificação dos níveis do fluido, seguindo o passo a passo que listamos acima.
E quando a luz do óleo acende mas tem óleo, procure um profissional e evite continuar conduzindo o veículo. Poderá ser necessário realizar a troca de peças, como e filtros e bombas, além da substituição e limpeza do fluido no armazenamento do motor.
Como saber se a bomba de óleo está funcionando?
Não é possível saber se a bomba de óleo está funcionando de forma 100% segura, mas existem alguns indícios, como, ruídos e altas temperaturas, que podem indicar mau funcionamento. Veja como detectar:
Pode parecer simples, mas ouvir os ruídos do motor pode ser uma maneira eficiente de encontrar falhas, isso porque o óleo serve como um lubrificante distribuído pela bomba, fazendo com que as peças do motor trabalhem de forma fluída e suave.
Altas temperaturas também podem indicar problemas na bomba de óleo, pois o fluido também serve para regular a temperatura do motor. E com o aumento do atrito entre as peças, a tendência é que o motor esquente mais do que deveria.
Sendo assim, quando a luz do óleo acende mas tem óleo, verificar esses outros sinais de alerta no seu veículo, pode ajudar a procurar ajuda o mais rápido possível e evitar maiores danos. Agora que você já sabe o que fazer com a luz do óleo acesa, que tal descobrir como ganhar dinheiro com seu carro? Saiba quanto ganha um motorista de aplicativo e cadastre-se para ser um parceiro 99 e poder ser seu próprio patrão!
A 99 utiliza cookies e tecnologias semelhantes para melhorar a sua experiência, analisar como você interage com o site, melhorar desempenho e personalizar conteúdo. Política de privacidade