Dicas de segurança para motoristas de app que dirigem à noite
- Por: 99 •
- Última atualização: 26/08/2022
É comum muitas pessoas iniciarem na 99 em busca de uma renda extra e, muitas vezes, por conta de um trabalho fixo, acaba sobrando apenas o turno da noite para a atividade como motorista de aplicativo.
A dúvida mais frequente dentro desse grupo de pessoas é se realmente é seguro dirigir à noite ou de madrugada. Pensando nisso, vamos oferecer dicas de segurança para rodar nesses horários alternativos.
Boa leitura!
Leia também:
- 3 motivos para usar cinto de segurança no banco de trás
- Recursos para motoristas de app terem mais segurança no trânsito
- Como instalar câmera de segurança no carro?
1. Procure rodar em regiões movimentadas
Durante a noite, é importante ficar longe das vias mais perigosas da cidade. Mesmo que você receba algum chamado ou que a concorrência seja menor ali, o ideal é não arriscar. Pesquise e converse com colegas motoristas sobre regiões e bairros para conhecer mais a cidade e seus segredos.
Principalmente nos grandes centros urbanos, tem lugar pra todos os motoristas fazerem suas corridas sem que ninguém tenha que correr riscos. Basta escolher uma área mais movimentada, com demanda maior.
Prefira os bairros com muitos bares, restaurantes, hotéis, cinemas, shoppings etc. Uma boa dica é conferir em sites de cultura e entretenimento quais são as atrações da cidade, e a partir disso criar um calendário. Assim, as chances de ter um bom volume de chamadas são maiores.
2. Veja a nota do passageiro
Assim como os motoristas, os passageiros também recebem uma avaliação nos aplicativos, que você pode conferir antes de aceitar o chamado.
Se a nota for muito baixa, costuma indicar que aquele cliente já cometeu algum deslize e se comportou mal. Além disso, veja também se o passageiro usa o app da 99 com frequência.
Se ele tiver uma baixa ou não for usuário assíduo, é um indicativo de risco, e o mais prudente é não pegar a corrida.
3. Aceite só pagamento em cartão
O pagamento em dinheiro é uma verdadeira isca de criminosos, que podem solicitar a corrida só pra fazer um assalto. Se você perde dinheiro e seus bens pessoais, além do trauma da situação, ainda tem que lidar com o prejuízo na sua saúde financeira.
Faça o seu cadastro em aplicativos que permitam escolher a forma de pagamento pra garantir sua segurança. Sempre que estiver dirigindo à noite, selecione a opção de cartão de crédito ou débito e não aceite pagamentos em dinheiro.
4. Estacione em lugares iluminados e movimentados
Se você chegou ao ponto combinado com o passageiro e ele ainda não está lá, procure um local iluminado e movimentado enquanto espera. Se for preciso, ligue e avise onde está.
Seu carro vira um alvo fácil para criminosos se você parar em ruas estreitas demais ou sem saída, lugares escuros e becos. Eles são perigosos porque:
- restringem sua movimentação;
- dificultam a ação da polícia;
- não estão à vista de outras pessoas;
Evite esses pontos e marque com o cliente um local melhor de embarque pelo telefone.
5. Tenha cuidado ao escolher onde vai descansar
Você já fez muitas corridas, ainda está longe de casa e o cansaço bateu? Dirigir pode ser bastante cansativo e, mesmo prestando atenção na ergonomia, às vezes é preciso parar por uns minutinhos pra descansar.
Nessas horas, tenha cuidado ao escolher onde vai estacionar! Prefira os lugares movimentados (um posto de gasolina, por exemplo), ou que tenham um sistema de iluminação com sensor de movimento, como um estacionamento comercial (quando for de livre acesso ao público).
Ficar dentro de um carro parado pode chamar a atenção e facilitar a abordagem de assaltantes. Por isso, não pare nunca em ruas desertas: procure um local seguro!
6. Estude bem a rota do GPS
Na maioria das vezes, o GPS escolhe o caminho mais rápido até o destino. Mas isso nem sempre significa que ele é o mais seguro!
Principalmente nas grandes cidades — onde há várias rotas possíveis —, o trajeto mais curto apontado pelo dispositivo pode ser um atalho por dentro de regiões perigosas.
Avalie toda a rota traçada pelo GPS ao inserir o destino, verificando quais ruas e bairros o aparelho indica. Se for preciso, escolha outra opção e informe ao passageiro que vai mudar o caminho pra garantir a sua segurança e a dele. Uma boa saída pode ser perguntar se ele tem alguma sugestão de trajeto.
7. Leve o seu carro para revisão com frequência
Também é preciso tomar outras atitudes pra atuar com tranquilidade durante o expediente noturno. Manter a revisão do veículo em dia, por exemplo, é uma maneira eficiente de evitar paradas inesperadas em horários perigosos.
Além disso, cuidar bem do carro entre uma revisão e outra também pode impedir que ele te deixe na mão. Dirija com responsabilidade, não force o motor com acelerações ou freadas desnecessárias e respeite a sinalização. Assim, você mantém o bom funcionamento das peças e fica livre de surpresas desagradáveis durante a sua atividade.
Fazendo a manutenção preventiva, você dificilmente vai sofrer uma pane no meio de uma corrida, ficando vulnerável e colocando seu passageiro em risco enquanto espera ajuda.
8. Dirija com responsabilidade
Os assaltos não são o único problema de dirigir à noite. De madrugada há uma chance grande de encontrar motoristas alcoolizados pelas ruas. Por isso, fique atento, pare nas esquinas e observe os cruzamentos, mesmo quando os semáforos ficarem verdes.
Também é importante andar sempre com o tanque cheio. Assim, você nunca vai ter que ficar parado em lugares perigosos por simples falta de combustível.
Se acontecer algum acidente, não entre em discussões com os outros envolvidos e acione seu seguro, procurando a melhor maneira possível de resolver tudo.
Gostou das dicas?
Para receber mais dicas como essa, continue de olho nas publicações do blog e siga a 99 nas redes sociais!
Se cuida, vá de 99!
A 99 utiliza cookies e tecnologias semelhantes para melhorar a sua experiência, analisar como você interage com o site, melhorar desempenho e personalizar conteúdo. Política de privacidade