Bateria de carro elétrico: quanto tempo dura até nova recarga?
- Por: 99 •
- Última atualização: 28/11/2024
Para que nossas cidades continuem a desenvolver atividades econômicas e sociais, é preciso tornar a mobilidade urbana mais sustentável. Pensando nisso, a indústria automotiva tem investido na eletrificação do transporte e a bateria de carro elétrico é um dos principais componentes para esse sistema funcionar.
Trocar a fonte de energia dos automóveis, de queima de combustível para eletricidade, demonstra um uso consciente dos nossos recursos e através dessas mudanças poderemos satisfazer as necessidades da geração atual, sem comprometer o futuro do meio ambiente para as próximas gerações.
Neste texto falaremos tudo sobre como funciona a bateria elétrica veicular, qual sua duração, autonomia, vida útil e pós uso, quais os tipos, valores, quanto tempo demora para carregar um carro elétrico, nível de segurança e muito mais! Confira:
Você vai ler sobre:
Como funciona a bateria de um carro elétrico
A bateria de carro elétrico normalmente é de íons de lítio e funciona de forma tracionária, ou seja, como um dispositivo que armazena e fornece energia elétrica, impulsionando o motor para acionar o funcionamento do veículo assim que o acelerador é acionado.
Dessa forma, o motor vai consumindo gradualmente a energia armazenada pela bateria, que quando estiver descarregando, pode ser recarregada com rede elétrica através de uma tomada de parede, de um carregador próprio ou eletropostos (postos com pontos de carregamento de carros elétricos).
Não existe uma resposta exata sobre quanto tempo demora para carregar um carro elétrico, pois isso pode mudar de acordo com alguns fatores, mas o tempo médio costuma variar de 5 a 7 horas, porém, alguns modelos chegam a levar até 13 horas recarregando. Continue nesse texto, pois veremos mais detalhes a seguir.
Nos veículos elétricos e em alguns modelos híbridos, a bateria geralmente é carregada por uma corrente alternada através de um carregador com conector padronizado. Já as estações de recarga utilizam plugues de corrente contínua. Isso pode variar de acordo com o tipo de veículo.
Veja mais em: Carro elétrico: saiba tudo sobre o automóvel do futuro.
Tipos de bateria
A bateria mais utilizada em automóveis eletrificados certamente é a de íons de lítio, porém, existem outros dois tipos que também podem ser usados. Veja na tabela abaixo as diferenças básicas entre elas e como são usadas.
Íon de Lítio | Níquel | Chumbo | |
Tipo de uso e veículo | 100% elétricos e híbridos plug in | 100% elétricos e elétricos híbridos | usada para carregar acessórios de carros elétricos ou complemento de recarga |
Densidade energética(Wh/kg) | 100 – 300 | 40 – 120 | 30 – 40 |
Densidade de potência (W/kg) | 1.000 – 5.000 | 300 – 1.000 | 180 |
Vida útil | 500 – 15.000 milhas | 500 – 1.000 milhas | 500 – 800 milhas |
Carga e descarga | 95 – 99% | 65 – 80% | 70 – 92% |
Descarga própria | 1 – 5% / mês | 30% / mês | 3 – 20% / mês |
Tolerância à sobrecarga | Baixa | Baixa | Alta |
Manutenção | Não requer manutenção | 60 – 90 dias | 3 – 6 meses |
Bateria de íon de lítio
Considerada o tipo mais comum de bateria de carro elétrico, sua tecnologia também é usada em aparelhos eletrônicos, como celulares e computadores, contudo, com grandes diferenças na potência energética.
Um dos maiores benefícios desse tipo de bateria, é que podem ser recarregadas sem a necessidade de esperar que descarreguem por completo e sem comprometer o desempenho. Também dispensam a manutenção, o que representa uma enorme economia nos gastos para seus proprietários.
Outra vantagem é que conseguem armazenar bastante energia e pesam muito menos, além de entregar mais potência e eficiência energética em altas temperaturas. Tudo isso faz com que o veículo possa viajar mais com uma única recarga.
E já que também estamos falando em mobilidade sustentável, vale destacar que as baterias de íon de lítio são recicláveis e podem ser utilizadas em veículos 100% elétricos e híbridos plug in.
Baterias de Níquel (hidreto metálico de níquel) – NiMH
As baterias de níquel são usadas em carro elétrico ou nos modelos elétricos híbridos, que segundo alguns especialistas, não podem ser considerados carros elétricos, pois precisam de combustível e motor a combustão para garantir o funcionamento da bateria.
De qualquer forma, as baterias de níquel tem uma vida útil mais longa que as de íon e as de chumbo, mas em contrapartida, são mais caras e tem um grande índice de autodescarga, além de não recarregar e desempenhar tão bem em altas temperaturas quanto as baterias de íon.
Baterias de chumbo
Utilizadas como complemento de recarga para acessórios de veículos elétricos, as baterias de chumbo-ácido são consideradas baratas, seguras e potentes, porém, tem uma curta vida útil e fraco desempenho em baixas temperaturas.
Essa característica dificulta o seu uso como bateria de carro elétrico, por isso são comercializadas para acessórios e armazenamento secundário, sendo mais utilizadas por veículos comerciais, que necessitam desse armazenamento extra.
Supercapacitores
Além dos tipos de baterias, existe também um dispositivo denominado Supercapacitor que armazena menos energia elétrica, mas possui maior capacidade de carga e descarga do que as baterias comuns.
E por isso, assim como as baterias de chumbo-ácido, são usados como armazenamento secundário em veículos elétricos, além de ajudar as baterias eletroquímicas a nivelar sua carga e fornecer energia na aceleração e frenagem regenerativa dos veículos.
Qual o valor de uma bateria de um carro elétrico hoje
O valor da bateria de carro elétrico hoje, está em torno de R$ 61 mil reais, porém, esse preço pode variar de acordo com a capacidade de armazenamento da bateria, que é medida por quilowatts/hora (Kw/h). Isso é o que vai definir a autonomia do veículo e potência do motor.
Segundo pesquisa da Bloombergnef’s a bateria já representou metade dos custos na produção de um carro elétrico. Mas com o desenvolvimento da tecnologia e o crescimento do mercado, houve uma queda no preço do Kw/h, o que favoreceu o consumidor, tornando o veículo mais acessível.
Você pode gostar de saber: Conheça as vantagens e desvantagens do carro elétrico.
Qual a vida útil da bateria de um carro elétrico?
A vida útil da bateria de um carro elétrico é projetada para durar no mínimo 100 mil milhas (160.000 km), o que faria com que sua durabilidade chegasse a atingir entre 8 e 12 anos de vida útil.
Contudo, vale destacar que apesar de serem projetadas para uso prolongado através do processo de carga e descarga, a repetição desse processo pode acabar afetando a autonomia do veículo e o tempo de carregamento entre as cargas.
As formas de uso da bateria de carro elétrico também influenciam em seu tempo de vida útil e eficiência. Fatores como condições de operação, temperatura, frequência de carga e taxa de descarga podem diminuir sua duração.
No pós uso, a bateria pode ser encaminhada para reciclagem ou utilizada para outros tipos de armazenamento de energia, como a solar, por exemplo, desde que não seja destinada a alimentar o veículo.
Dicas de como prolongar a vida útil da bateria de carro elétrico
Uma pesquisa divulgada pela Geotab concluiu que os carros elétricos perdem cerca de 2,3% de autonomia por ano. Nesse sentido, existem algumas medidas que podem ajudar a prolongar a vida útil do veículo, veja a seguir:
- Evite as cargas e descargas completas da bateria, assim como em celulares e notebooks;
- Utilize carregadores inteligentes e apropriados para carregar o veículo, em tomadas de carga lenta, pois o uso frequente de carga rápida ajuda a encurtar a vida útil da bateria;
- Prefira as estradas urbanas e asfaltadas;
- Procure sempre acelerar o seu veículo elétrico com suavidade;
- Evite estacionar o carro no sol para que o sistema de gestão térmica não precise entrar em funcionamento;
- O sistema de retenção do carro ajuda a carregar a bateria, portanto, quanto mais o utilizar para frear, maior autonomia você terá.
Veja também: Carro elétrico 2024: confira os melhores modelos.
Quanto dura uma recarga de um carro elétrico?
A recarga de um carro elétrico pode durar em média 7h, mas isso com uma bateria de 24 kw/h e potência de carregamento de 3,7 kw. Se o mesmo veículo substituísse a potência de carregamento por um carregador de 11 kw, esse tempo poderia ser reduzido a menos de 3h para uma bateria cheia. Veja como isso se explica no gráfico abaixo:
Vale destacar que a recarga da bateria de carro elétrico não é linear, ou seja, a velocidade de carregamento muda, diminuindo com o intuito de otimizar o desempenho da bateria e prolongar seu tempo de vida útil. Essa variação de tempo geralmente ocorre entre 80% e 100% de recarga.
Agora que você já está por dentro de como funciona e quanto tempo dura a bateria de carro elétrico, sabia que os motoristas parceiros 99 têm a oportunidade de aumentar seus ganhos dirigindo um carro elétrico na nova categoria premium 99?
Conheça agora as vantagens de faturar mais em suas corridas, dirigindo no 99electric-Pro, mesmo que você não tenha um veículo elétrico. Saiba como funciona e cadastre-se!
A 99 utiliza cookies e tecnologias semelhantes para melhorar a sua experiência, analisar como você interage com o site, melhorar desempenho e personalizar conteúdo. Política de privacidade