7 erros que nenhum motorista pode cometer em corrida por aplicativo
- Por: 99 •
- Última atualização: 02/08/2022
Todo começo em uma nova atividade exige aprendizado constante. Para quem está iniciando a vida de motorista de aplicativo, é natural que alguns erros sejam cometidos. Na maioria das vezes, isso acontece acidentalmente ou por falta de orientações.
Pensando nisso, estamos aqui para ajudar o motorista que está começando a fazer corridas por aplicativo. Separamos algumas dicas de erros que devem ser evitados enquanto você está fazendo viagens com a 99, pois podem acarretar prejuízos financeiros, cansaço físico e mental e estresse desnecessário, além de penalizações dentro do aplicativo.
Boa leitura!
Leia também:
- Saiba como ser motorista de aplicativo cinco estrelas!
- 6 dicas de como cuidar da saúde mental no trânsito!
- Mais ganhos! 99 amplia vantagens aos motoristas de aplicativo
Dirigir cansado
Sabemos o quanto é cansativa a atuação do motorista de aplicativo, mas assim como em qualquer outra profissional, ela deve ser feita de modo saudável. Dirigir cansado é colocar a sua integridade física e a de outras pessoas em risco.
Por isso, faça intervalos ao longo de suas jornadas e tenha corridas seguras.
Não estabelecer limites
Nas corridas por aplicativo, é importante que você imponha algumas regras para não ser prejudicado depois, tais como recusar pedidos para levar mais de quatro pessoas no carro, fumar dentro do veículo e consumir comidas e bebidas, com risco de sujar o automóvel.
Nesse sentido, você deve estabelecer alguns limites, pois assim evita multas e até avaliações negativas nas próximas viagens porque o carro ficou em más condições.
Não ter disciplina
A disciplina é um dos fatores fundamentais para conseguir mais ganhos como motorista de aplicativo. Além disso, a organização também contribui para o seu sucesso nesta atividade.
Monte um cronograma, com dias e horários para rodar. Tenha a disciplina de cumprir com seus objetivos diários.
Durante as corridas, seja gentil e respeitoso com o passageiro. Assim, você receberá boas avaliações e mais ganhos.
Não ter metas definidas
Para ganhar mais dinheiro, é necessário fazer um número maior de corridas. Ou seja, é a partir do valor que você quer ganhar mensalmente com corridas por aplicativo que você vai decidir sobre como será seu trabalho como motorista: desde quantos dias e horas vai rodar por semana até os horários e locais de atuação.
Estabeleça suas metas e comprometa-se em cumpri-las. Isso o ajudará a ter mais motivação mesmo nos dias em que estiver recebendo menos chamadas.
Rodar com o tanque na reserva de combustível
Jamais corra o risco de rodar com pouco combustível, ainda mais se o passageiro estiver no carro. Além do risco de acidente, a parada repentina por falta de combustível é considerada infração média pelo Código de Trânsito Brasileiro (CTB), com multa prevista de R$ 130,16 e adição de 4 pontos na Carteira Nacional de Habilitação (CNH).
Fique sempre de olho no nível do seu tanque de combustível. Além disso, faça a revisão do seu carro com frequência e evite transtornos durante as viagens.
Não ter controle financeiro
Alguns custos fazem parte da rotina do motorista de aplicativo. Tem os gastos com combustível, manutenção automotiva e até do aluguel do veículo (se for alugado), além dos impostos do carro. Para arcar com tudo isso, é necessário ter planejamento financeiro.
Organize suas finanças, custos e a partir disso defina o valor que você deve faturar rodando como motorista de app. Assim, com o propósito já estabelecido, fica mais fácil de você ter sucesso nesta atuação.
Trapacear
Não banque o espertinho. Não faça trapaças nem tente tirar vantagens para sair ganhando de um jeito mais fácil. Você pode correr riscos de ser punido pelas plataformas e não conseguir mais fazer corridas por aplicativo de transporte.
Entre os motivos que mais levam motoristas a serem suspensos pelas empresas de mobilidade estão:
- Forçar o passageiro a cancelar a viagem para ganhar a taxa;
- Iniciar a viagem antes do passageiro entrar;
- Continuar com a viagem aberta após o passageiro desembarcar;
- Cobrar pedágios por fora do aplicativo;
- Tentar aplicar golpes de localização;
E ainda tem muito mais.
Gostou do conteúdo?
Continue acompanhando o blog para conferir mais dicas como essa, e siga a 99 nas redes sociais! Não se esqueça de baixar o app!
Se cuida, vá de 99!
A 99 utiliza cookies e tecnologias semelhantes para melhorar a sua experiência, analisar como você interage com o site, melhorar desempenho e personalizar conteúdo. Política de privacidade