Taxa Selic: O que é e como ela influencia nossas finanças?
- Por: 99 •
- Última atualização: 24/11/2022
A taxa Selic é a taxa básica de juros da economia brasileira. Ou seja, ela serve como base para outras taxas de juros praticadas no mercado. Dessa forma, qualquer mudança na taxa Selic influencia tanto os empréstimos contratados, investimentos realizados e nosso poder de compra.
Selic é uma abreviação para “Sistema Especial de Liquidação e de Custódia”. Administrada pelo Banco Central (BC), a autoridade monetária responsável por gerir as regras da política econômica brasileira, a taxa Selic é uma ferramenta fundamental para o controle da inflação no Brasil. O Copom (Comitê de Política Monetária) se reúne, a cada 45 dias, para definir possíveis alterações na taxa Selic. Com essa definição, os juros do seu cartão de crédito e de empréstimos, por exemplo, podem aumentar ou diminuir.
Muito bem! Agora você já sabe o que é a taxa Selic, mas como ela influencia nossas finanças, o que vai acontecer com meus empréstimos e investimentos com a mudança desta taxa? Essas são as perguntas que vamos responder para você até o final deste conteúdo. Fique com a gente e confira!
Selic hoje: o que significa alta e baixa da Selic?
A cada aumento ou queda da Selic, o impacto é pequeno nos produtos que os bancos oferecem aos clientes. Mas, com vários aumentos seguidos da Selic, o consumidor já sente, sim, o impacto quando for buscar um empréstimo, por exemplo. Então, vale a pena levar em conta as oscilações da taxa Selic e entender o caminho que ela está tomando ao planejar a sua vida financeira, principalmente se for investir ou pegar dinheiro emprestado.
Para simplificar, quando o BC, em parceria com o Copom, entende que é hora de incentivar a economia, essas autoridades decidem pela queda da Selic. Por que? Porque com os preços menores, a tendência é que mais pessoas solicitem empréstimos, parcelem compras e movimentem a economia do país.
Quando a inflação está alta, as reuniões do Copom terminam com a alta da Selic por um motivo muito simples, desacelerar a economia. Se os juros são maiores para compras parceladas e empréstimos, as pessoas devem aguardar para investir nesses recursos. Por outro lado, se você já investe na Selic ou pretende investir, este é o momento certo para você ter retorno sobre essa aplicação.
Leia também CDI e Selic: você sabe qual é a diferença entre elas?
Como a Selic influencia os investimentos de Renda Fixa?
Por ser a taxa básica de juros e influenciar outros índices do mercado brasileiro, a Selic tem grande influência nos investimentos de Renda Fixa, como CDI, IPCA e poupança. Vamos entender cada um deles a seguir.
CDI é a sigla para Certificado de Depósito Interbancário, um empréstimo que os bancos fazem entre si, com o objetivo de fechar o dia com saldo positivo e, assim, prestar contas às autoridades.
O que o CDI tem a ver com a Selic?
Quando as instituições financeiras percebem que podem fechar o dia no negativo e optam por fazer um empréstimo, podem haver alternativas diferentes. Se a Selic estiver acima do CDI, os bancos provavelmente vão querer fazer negócio com o governo e não com outro banco, uma vez que a remuneração neste caso também será maior. Contudo, um CDI muito acima da Selic significa que a remuneração de quem faz esse tipo de investimento também será maior, o que provavelmente também não é interessante para as instituições financeiras.
Neste contexto, a diferença entre as taxas CDI e Selic é definida em 0,10 ponto porcentual. Dessa forma, você pode aproveitar o momento em que a Selic aumenta para multiplicar os investimentos realizados. Veja alguns exemplos:
- Se você coloca dinheiro em um investimento CDI, pode aproveitar a alta da taxa Selic para continuar investindo nessa aplicação e aumentar as chances de multiplicar o valor investido
- Se você usa cartão de crédito ou pretende parcelar um bem mais caro, pode aguardar um momento de baixa da Selic para comprar bens mais caros, pagando parcelas menores
- Se você pensa em pegar empréstimo, também pode fazer isso em um momento de baixa da Selic, para garantir as melhores condições na contratação do crédito.
Assim, você deixa o dinheiro no bolso e ainda garante que ele vai crescer, dependendo do investimento que melhor se adequa ao seu perfil. Aliás, para ver o seu dinheiro crescer, invista com a 99Pay e lucre até 110% do CDI. Vamos juntos? Baixe o app da 99 e acesse a aba 99Pay para conhecer essa e outras vantagens.
Leia também: O que é CDB? Confira aqui tudo sobre esse assunto!
Selic: saiba se vale a pena
Por outro lado, também temos o IPCA (Índice de Preços ao Consumidor Amplo). Como o próprio nome diz, essa taxa define o poder de compra do brasileiro e controla a inflação, considerando áreas como saúde, transporte e educação, por exemplo. Dessa forma, a Selic pode influenciar no IPCA, já que, quando ela está alta, a economia tende a se movimentar menos e a inflação aumenta. Mas, se o IPCA está controlado, então a taxa Selic também está baixa, com o objetivo de movimentar a economia do país.
Por fim, temos a poupança! Quem acompanha a 99Pay sabe que esse tipo de investimento não é indicado para quem pretende lucrar todos os dias. Isso acontece porque quando a Selic está acima de 8,5%, a poupança rende apenas 0,5% da mesma, mais a Taxa Referencial (TR). Para um rendimento maior do que isso, de 70% da Selic, ela deve estar abaixo do teto citado anteriormente.
Outros investimentos de Renda Fixa, que podem sofrer alterações com as mudanças da Selic são LC, LCI e LCA.
Agora você tem certeza de que a taxa Selic pode tirar ou colocar mais dinheiro no seu bolso, por este motivo é extremamente importante compreender e acompanhar as mudanças e alterações das autoridades nos principais indicadores econômicos do país. Para isso você pode continuar atento aos conteúdos da 99Pay e ainda aprender como lucrar em cenários diferentes.
A 99 utiliza cookies e tecnologias semelhantes para melhorar a sua experiência, analisar como você interage com o site, melhorar desempenho e personalizar conteúdo. Termos & Condições 99Pay