Taxa Selic hoje: como ela pode afetar o seu dia a dia?
- Por: 99 •
- Última atualização: 20/04/2023
Todo mundo já teve que lidar com juros na vida. Geralmente, sabemos que, quanto maiores eles forem em uma compra a prazo ou em uma dívida, mais vamos pagar no valor total, certo? Mas você sabe como a taxa Selic hoje, ou seja, o valor da taxa básica de juros da economia, afeta os juros que você paga aos bancos?
- O que é a taxa Selic? Como ela influencia sua vida financeira
- Poupança hoje: vale a pena?
- 99Pay: entenda como uma conta digital ajuda sua vida financeira
Para começar, vamos entender melhor por que os juros às vezes estão mais baixos e, às vezes, mais altos. E também entender como isso afeta a nossa vida de forma mais ampla. Toda essa oscilação nos juros que a gente paga tem a ver com a taxa Selic.
Por isso, ao entender o funcionamento da taxa Selic, podemos planejar melhor nossos gastos e investimentos. Pois é. E agora vamos te explicar como usar a taxa Selic hoje a seu favor.
O que é a taxa Selic?
A taxa Selic é a taxa básica de juros da economia brasileira. Ela é definida pelo Banco Central, e serve como referência para a definição das taxas de juros praticadas no mercado, em financiamentos, investimentos e empréstimos, por exemplo. Nossos investimentos, de forma geral, também rendem mais quando a taxa Selic está elevada.
A taxa Selic é usada pelo Banco Central como uma das principais ferramentas para controlar a inflação e manter a estabilidade da economia. O raciocínio é que, se os juros aumentam, as pessoas tendem a guardar e investir mais dinheiro, gastando menos em produtos e serviços. Isso, por consequência, contribui para a diminuição dos preços médios. Já quando a taxa Selic cai, os investimentos tornam-se menos vantajosos, e as pessoas tendem a gastar mais, aquecendo a economia.
Ou seja, a taxa Selic definida pelo Banco Central pode indicar tendências de alta ou baixa nos preços, e se investimentos são menos ou mais vantajosos. Só por isso já deu para ter uma ideia de como ela afeta nosso dia a dia, né? Mas siga com a gente que tem mais.
O que acontece quando a taxa Selic cai?
A taxa Selic hoje está em um patamar considerado elevado: 13,75% ao ano. É a maior taxa desde novembro de 2016. Isso porque nos últimos anos a inflação brasileira esteve acima da meta estipulada pelo Banco Central. Por isso, a instituição decidiu aumentar a taxa Selic como instrumento para diminuir os preços médios (conforme explicamos logo acima).
Mas e se a taxa Selic cair? Isso teria alguns efeitos importantes para o seu bolso. Veja:
- Empréstimos: A taxa Selic é usada como referência para as taxas de juros de operações como financiamentos imobiliários e empréstimos pessoais. Se a taxa Selic cair, as taxas de empréstimo tendem a cair também, o que pode tornar mais barato para as pessoas obter crédito;
- Investimentos: A taxa Selic também influencia os investimentos de renda fixa, como títulos públicos e CDBs. Quando a taxa Selic cai, os rendimentos desses investimentos caem também, tornando-os menos vantajosos (e incentivando as pessoas a tirar o dinheiro deles e usar no consumo);
- Inflação: Conforme falamos, a taxa Selic é usada pelo Banco Central para controlar a inflação. Quando a taxa Selic cai, geralmente é porque a economia precisa de um impulso no consumo, e isso quer dizer que a demanda por produtos e serviços está baixa, e os preços não estão altos.
Em resumo, a taxa Selic pode ter um impacto significativo em vários aspectos da vida!
Inclusive, com a taxa Selic alta, já vimos que investir é uma boa ideia. Talvez seja o momento para você aproveitar os benefícios da 99Pay, a conta digital onde seu dinheiro lucra até 110% do CDI. Que tal começar? Clique aqui para baixar o app da 99, e comece a a usar a 99Pay.
Como calcular a taxa Selic ao mês
A taxa Selic é definida pelo Banco Central sempre no percentual anual. Mas é possível saber qual a taxa básica de juros mensal.
Fazer a conta na mão é complicado e exige entender fórmulas de juros compostos. Muito mais fácil é usar a Calculadora do Cidadão, disponibilizada pelo Banco Central em seu site.
Ali, você pode inserir um valor base e saber qual seria sua valorização pela taxa Selic ao longo de determinado período de tempo – um mês, por exemplo. Basta seguir os seguintes passos:
- Após clicar no link acima, clique na opção “Correção de valores”
- Escolha a opção “Selic”
- Preencha as datas inicial e final para o período que deseja calcular
- Insira o valor a ser corrigido
- Clique em “Corrigir valor”
- Pronto: você terá o valor corrigido, e também a variação percentual dele (na linha “valor percentual correspondente”) no período definido
Como acompanhar a histórico da taxa selic?
Se você precisa conferir valores antigos da Selic, o Banco Central também disponibiliza uma forma bastante simples.
No site do BC é possível acompanhar todos os valores da taxa Selic definidos pelo Banco Central desde 1996. E também se pode saber a taxa acumulada para cada período entre as reuniões do BC, o que dá uma ideia dos juros básicos a cada período de 45 dias (intervalo entre cada reunião que define a taxa de Selic).
Com todas essas informações em mãos, você pode entender não só qual a taxa Selic hoje, ou seja, a taxa de juros atual da economia brasileira, mas também sua trajetória no passado recente, se ela tende a subir ou descer. Isso pode te ajudar a direcionar decisões de investimentos e ter uma ideia do rumo da inflação no futuro próximo. Afinal, a expectativa é que, com a taxa Selic hoje alta como está agora, o aumento dos preços desacelere.
Com tudo isso, já deu para ter uma boa ideia do efeito da taxa Selic hoje na sua vida, certo? Então vamos para a próxima dica: leia nosso texto sobre o CDI, conheça o rendimento dessa aplicação e comece a investir hoje mesmo!
A 99 utiliza cookies e tecnologias semelhantes para melhorar a sua experiência, analisar como você interage com o site, melhorar desempenho e personalizar conteúdo. Termos & Condições 99Pay