Tanta gente falando de renda fixa. Será que é uma boa mesmo? Tem quem fale que é um dos investimentos preferidos para quem gosta de manter o dinheiro seguro. Mas será mesmo?
- Como investir em criptomoedas
- O que é a taxa Selic? Como ela influencia sua vida financeira
- Poupança hoje: vale a pena?
Também tem gente que fala que renda fixa é super simples. Bom, isso aí a gente vai ter que mostrar para você se é ou não. Então, bora tirar todas essas dúvidas e entender realmente do que se trata antes de investir. É só rolar o texto e começar a se informar. Boa leitura!
Como funciona a renda fixa
Vamos recapitular a definição de renda fixa antes de responder essa pergunta. A renda fixa é um investimento no qual é possível prever a rentabilidade. Isto é, você sabe o quanto vai ganhar e em quanto tempo. Para isso, esse tipo de investimento é fixado em algum índice do mercado, como a inflação (e nesse caso o investidor vai ganhar conforme a variação do índice), ou em um percentual mensal pré-definido.
Como a renda fixa é fixada, é justamente isso que permite que esse tipo de investimento tenha uma rentabilidade possível de prever. Logo, isso traz mais segurança para quem pretende investir.
Outro ponto importante a ser dito é que os investidores de renda fixa estão protegidos pelo FGC, o Fundo Garantidor de Crédito. Portanto, é uma segurança a mais para quem quer investir em renda fixa. O FGC garante ao investidor o valor máximo de R$ 250.000 por pessoa e instituição financeira associada – caso ocorra algum problema grave com a instituição onde o seu dinheiro está investido.
As vantagens de investir em renda fixa
Então, bora listar algumas vantagens e motivos para te assegurar que renda fixa pode ser um investimento interessante:
- É um investimento protegido pelo FGC, responsável por administrar a proteção aos investidores e até recuperar investimentos em caso de falência de instituições financeiras;
- É possível prever a rentabilidade e estimar o tempo que se quer investir;
- É fácil de investir, já que as negociações são feitas totalmente online;
- Possui liquidez diária, isto é, seu dinheiro rende todo dia;
- Dependendo do tipo de investimento, ele pode ser isento de impostos;
- É acessível. Você não precisa gastar muito para começar a investir.
Investimentos em renda fixa: os mais conhecidos
Conheça agora os principais investimentos em renda fixa. Veja abaixo:
- Tesouro direto: investimento atrelado ao governo;
- CDB: investimento atrelado aos bancos;
- LCI/LCA: atrelados ao crédito imobiliário (LCI) e ao agronegócio (LCA);
- Debêntures: emitidos por empresas públicas e privadas;
- Letras de câmbio: emitidas por financeiras.
Gostou de entender melhor sobre renda fixa? Então, veja abaixo o infográfico “Tudo que você precisa saber sobre: renda fixa e renda variável”.
E não pare a sua educação financeira por aqui. Continue lendo: Educação financeira: como cuidar melhor do seu dinheiro.
A 99 utiliza cookies e tecnologias semelhantes para melhorar a sua experiência, analisar como você interage com o site, melhorar desempenho e personalizar conteúdo. Termos & Condições 99Pay