Educação financeira: Por que entender de finanças é fundamental?
- Por: 99 •
- Última atualização: 17/03/2023
A educação financeira é, cada vez mais, um tópico considerado fundamental para a vida das pessoas. A ponto até de passar a ser tema obrigatório no currículo das escolas desde 2020. A ideia é que, aprendendo desde cedo como funcionam as finanças e os vários aspectos da gestão delas, os jovens se tornem adultos responsáveis com relação ao uso do dinheiro.
- Minha vida financeira: como fazer uma reserva de emergência
- Educação financeira: 5 filmes sobre dinheiro e finanças pra você assistir
- Orçamento: o que é e como fazer o seu
No entanto, nem todo mundo teve a oportunidade de ter aulas sobre finanças, e a realidade da maioria das pessoas é ter de aprender na prática (e às vezes no improviso) como organizar a vida financeira. E vamos combinar: na maioria das vezes essa “gestão” se resume a ter que dar conta de muitas obrigações com pouco dinheiro na mão, não é?
Bem, este texto não substitui um curso sobre educação financeira, mas pode te ajudar a ter uma visão mais ampla sobre a importância das finanças e como elas se encaixam na sua vida. E, ao final, temos uma dica valiosa de como organizar as finanças de forma simplificada. Vamos lá:
Qual a definição de finanças?
Finanças é, basicamente, a gestão do dinheiro. Quer dizer, quando uma pessoa pensa em quanto dinheiro tem, e também nos seus bens, nas dívidas e tudo mais que envolvem seus gastos, está pensando nas suas finanças. O mesmo vale para empresas, governos e outras organizações.
Nesse conceito, entra tudo que se refere ao dinheiro: como ele é gasto, quanto dele é economizado, se está sendo investido e de que forma. Também têm origem nas finanças termos que são bastante usados no dia a dia das pessoas, como financiamento (a organização de um fluxo específico de dinheiro para pagar um bem, como uma casa ou um carro) e sistema financeiro (que é por onde circula o dinheiro no país, por meio da bolsa de valores, compras de variados tipos, empréstimos, etc).
Daí a importância da educação financeira: trata-se de aprender como funcionam as finanças nos variados níveis. Desde o dinheiro de uma pessoa, à possibilidade de pedir empréstimos, usar fundos de investimento, etc. Até o sistema financeiro do país: aprender o que são taxas de juros, como funciona a inflação, e outros temas que às vezes vemos nos jornais e podem soar complicados para muita gente.
Quais são os tipos de finanças?
Essa definição de finanças que demos é bastante ampla e pode se referir a diferentes níveis e tipos de pessoas e organizações. Basicamente, existem três tipos principais de finanças:
- Finanças públicas: se referem aos recursos de governos, seja ele municipal, estadual ou federal. Quer dizer, como eles gerenciam o dinheiro que é arrecadado, entre outras formas, com os nossos impostos;
- Finanças corporativas/empresariais: se referem à gestão do dinheiro das empresas em geral. Se estão endividadas, se possuem dinheiro no caixa, quanto arrecadaram com vendas em determinado período… geralmente, as finanças corporativas são demonstradas por meio dos balanços trimestrais ou anuais;
- Finanças pessoais: se referem ao dinheiro de cada pessoa. Ou seja, como gerenciar o dinheiro de salários, benefícios e possíveis outras fontes de renda. Se vamos investir esse dinheiro, apenas poupá-lo, e, se formos gastá-lo de que forma e em que prazo… tudo isso se refere às finanças pessoais, sobre as quais falaremos um pouco mais.
Por que é importante conhecer sobre finanças no dia a dia?
O conhecimento mais aprofundado sobre o funcionamento das finanças é o que chamamos de educação financeira. O nome e a importância são quase autoexplicativos: assim como qualquer outro assunto que exija preparo, precisamos nos educar sobre tudo que envolve a gestão do dinheiro, certo?
Foi essa percepção que motivou o governo federal a incluir, em 2020, a educação financeira como matéria obrigatória na Base Nacional Comum Curricular (BNCC), referência oficial sobre os temas que devem obrigatoriamente ser abordados ao longo do ensino infantil, fundamental e médio.
A educação financeira foi oficialmente incluída entre os temas da matemática, mas a ideia é que ela seja tratada de forma interdisciplinar. Veja o que diz o texto da BNCC sobre o assunto: “Outro aspecto a ser considerado nessa unidade temática é o estudo de conceitos básicos de economia e finanças, visando à educação financeira dos alunos.
Assim, podem ser discutidos assuntos como taxas de juros, inflação, aplicações financeiras (rentabilidade e liquidez de um investimento) e impostos. Essa unidade temática favorece um estudo interdisciplinar envolvendo as dimensões culturais, sociais, políticas e psicológicas, além da econômica, sobre as questões do consumo, trabalho e dinheiro.”
Ou seja, aprender sobre finanças é importante para entendermos mais sobre impostos, economia de dinheiro e investimentos, por exemplo. Entendendo mais sobre finanças, podemos usar nosso dinheiro de forma mais consciente no curto e no longo prazo, e ter menos dor de cabeça por causa de questões financeiras.
Como a 99Pay ajuda a fazer uma gestão simplificada das finanças?
Hoje, a tecnologia é uma importante aliada na gestão da vida financeira. As carteiras digitais são cada vez mais usadas para que as pessoas possam ter uma visão completa de suas finanças e usar de forma simplificada o seu dinheiro. E a 99Pay é a carteira digital que torna sua vida financeira mais simples e segura. Com ela, você pode:
- Pagar seus boletos e receber cashback por isso;
- Fazer seu dinheiro lucrar 110% do CDI até R$5000. Na 99Pay, seu dinheiro lucra mais do que a poupança;
- Cadastrar seus cartões de débito e crédito para fazer pagamentos usando apenas o celular;
- Comprar mais de 5 tipos de criptomoedas a partir de R$1 e gift cards com cashback;
- Pagar mais facilmente suas corridas com a 99 e ainda ganhar cashback ao pagar com saldo 99Pay;
- E muito mais!
Começar a usar a 99Pay é bastante simples. É só baixar o aplicativo da 99, acessar a aba da 99Pay e fazer um cadastro rápido. Com as dicas deste texto e a 99Pay para te ajudar, temos certeza que sua vida financeira vai se descomplicar!
A 99 utiliza cookies e tecnologias semelhantes para melhorar a sua experiência, analisar como você interage com o site, melhorar desempenho e personalizar conteúdo. Termos & Condições 99Pay