Sensor de estacionamento: saiba de uma vez como escolher
- Por: 99 •
- Última atualização: 19/09/2024
Manobrar o carro na hora de estacionar pode deixar alguns condutores inseguros e preocupados em não danificar seu veículo. E se você é um motorista de aplicativo e precisa lidar com isso todos os dias, fique por aqui e saiba mais sobre o sensor de estacionamento.
Essa tecnologia pode te ajudar muito a perder o medo na hora de estacionar e evitar danos ao seu veículo, por isso, veja tudo sobre sensores de estacionamento, câmera de ré com sensor e como trazer esses benefícios para o seu dia a dia.
Você vai ler sobre:
- Para que serve o sensor de estacionamento?
- Qual é o melhor sensor de estacionamento?
- Qual a diferença entre câmera de ré e sensor de estacionamento?
- Quais os tipos de sensor de estacionamento?
Para que serve o sensor de estacionamento?
O sensor de estacionamento é um dispositivo desenvolvido para facilitar o dia a dia do condutor, pois com ele, as manobras para estacionar em lugares apertados ou locais de difícil acesso ficam mais fáceis.
Além de ajudar os motoristas a ter uma melhor noção dos espaços onde colocam seus veículos, os sensores de estacionamento ajudam a evitar colisões e acidentes com outros carros, assim como arranhões e amassados, evitando também gastos extras, coisa que nenhum motorista quer ter!
Alguns automóveis já vem com estes dispositivos de fábrica, outros precisam de instalação. Existem também opções com ou sem câmera de ré. Então se você ainda não possui esse benefício e quer saber mais, continue conosco.
Qual é o melhor sensor de estacionamento?
É preciso atenção na hora de escolher qual o melhor sensor de estacionamento, para isso, fique atento a detalhes como, o tipo de sinal sonoro, pontos do dispositivo e outros que veremos a seguir, pois embora sejam acessórios comuns, são um investimento considerável e de uso prolongado.
Tipos de sinal sonoro
Na hora de escolher um kit sensor de estacionamento, ajuda bastante prestar atenção no tipo de sinal sonoro que o aparelho emite para identificar a distância. A maioria dá um alerta através de bip, porém, a frequência de toques e intensidade do volume podem fazer a diferença na experiência de manobrar o carro diariamente.
Então escolha uma marca que ofereça o sinal adequado para o seu tipo de direção. Uma boa dica é optar por dispositivos que permitam a desativação do alerta sonoro, especialmente se o seu carro for compartilhado com outras pessoas ou familiares que podem se incomodar com o alerta.
Caso você escolha um sensor com câmera de ré, existe um sinal visual, geralmente numérico que se destaca no visor e muda de cor conforme você se aproxima ou se afasta de algum ponto, ajudando a ter uma melhor noção do espaço onde está fazendo a manobra.
Pontos do sensor de estacionamento
Os sensores de estacionamento à disposição no mercado são de 4 ou 8 pontos que determinam a área de cobertura do dispositivo. A diferença básica entre eles, é que os de 4 pontos geralmente são instalados apenas em uma parte do veículo, traseira ou dianteira, já os sensores de 8 pontos ocupam os dois lados.
Isso determina de que extremidade o condutor receberá os alertas, por isso o de 8 pontos é mais considerado por aqueles que precisam prevenir colisões nas duas extremidades do veículo, mas o importante na hora de escolher, é optar por aquele que atende mais às suas necessidades.
Distância do sensor
Também é importante saber qual a distância que o sensor consegue cobrir, assim, o motorista poderá ter ainda mais controle e segurança na hora de manobrar o veículo.
Os aparelhos podem cobrir diferentes distâncias que vão de 0 a 2,5m. Por isso, na hora de escolher qual a melhor tecnologia para o seu carro, leve em consideração qual a variação de distância que pode te deixar mais confortável na hora de manobrar.
Veja a seguir as principais diferenças entre câmera de ré e sensor de estacionamento.
Instalação do sensor de estacionamento
Você sabia que o local onde o sensor de estacionamento é instalado pode interferir diretamente em seu funcionamento? Isso acontece porque nos para-choques de metal, o material pode causar interferências no sinal.
Esse problema pode fazer com que os motoristas não saibam a distância correta na hora de manobrar e acabem causando acidentes. O que não acontece nos para-choques de plástico.
Por isso, o ideal é verificar as instruções e indicações do fabricante do produto antes da instalação e ver se ele se adequa ao seu veículo.
Diâmetro e cor
Caso você não opte por comprar um veículo já com o equipamento instalado e prefira fazer a instalação depois, prestar atenção no diâmetro e cor do sensor de estacionamento pode ser um diferencial na sua experiência.
Isso porque os aparelhos geralmente variam de 18 a 22mm e apesar da pequena variação de tamanho, ter um destaque de cores diferentes no para-choque do seu carro pode causar incômodo para os motoristas mais zelosos.
Se você deseja algo mais discreto, escolha uma tonalidade de cor que combina com seu veículo. As mais comuns no mercado são preto, branco, prata e vermelho. Existem aqueles que também preferem pintar o sensor, para deixar ainda mais padronizado.
Se você é um deles, fique atento para que a tinta não prejudique no sinal emitido pelo sensor, buscando um local apropriado para realização do serviço, pois com a tinta certa, a qualidade do sensor não será impactada.
Qual a diferença entre câmera de ré e sensor de estacionamento?
Para saber a diferença entre a câmera de ré e o sensor de estacionamento, faremos um comparativo entre os dois dispositivos, veja:
Câmera de ré | Sensor de estacionamento |
Câmera que amplia a visão do motorista sobre toda a área atrás do carro. | Emite alertas sonoros sobre a proximidade de obstáculos e do espaço no local |
Ajuda a ter mais noção de espaço traseiro, evitar obstáculos e faz a projeção do trajeto, auxiliando no alinhamento do veículo na hora de manobrar ou estacionar | Ajuda a evitar colisões durante as manobras por identificação da proximidade |
Geralmente é instalada na parte traseira do veículo, próximo a placa e conectada a um aparelho multimídia dentro do carro. | Instalado no para-choque dos automóveis e conectado a um alarme sonoro que parte de dentro do veículo. |
Como vimos na tabela acima, as duas tecnologias ajudam a melhorar as manobras e evitar pequenos acidentes e colisões com o veículo. Também podem ser usadas em conjunto ou separadamente, dependendo da sua necessidade.
Geralmente a câmera de ré tem um custo mais elevado do que o sensor de estacionamento sonoro. Agora, basta escolher o que é mais conveniente para o seu tipo de direção.
Quais os tipos de sensor de estacionamento?
Existem dois tipos de sensores de estacionamento, os mais comuns, chamados de ultrassonográficos, que servem para todo o tipo de veículo e os eletromagnéticos, não indicados para carros com para-choque de metal.
Os sensores ultrassonográficos são aqueles que aumentam o volume dos alertas à medida que o automóvel se aproxima de algum obstáculo.
Já os sensores eletromagnéticos promovem uma mudança eletromagnética para detectar objetos ou obstáculos próximos ao veículo.
Independente do sensor que você escolher, conheça os benefícios de transformar o seu carro em uma fonte de renda! Seja um motorista de aplicativo parceiro 99 e aproveite as vantagens exclusivas de ganhar dinheiro fazendo corridas com o melhor app de mobilidade urbana do Brasil!
A 99 utiliza cookies e tecnologias semelhantes para melhorar a sua experiência, analisar como você interage com o site, melhorar desempenho e personalizar conteúdo. Política de privacidade