O que é e quais as vantagens da roda de liga leve?
- Por: 99 •
- Última atualização: 04/07/2024
Foi-se o tempo em que a roda de liga leve era considerada apenas um artigo de luxo para veículos. Hoje, entende-se que ela influencia na aceleração, na frenagem e até na economia de combustível.
Outra vantagem desse modelo é que ele tem uma resistência natural à corrosão em comparação com as rodas de aço, o que aumenta a vida útil desta peça. Parece interessante?
Se você quer obter esses benefícios em seu carro, continue lendo este artigo. Trouxemos um guia completo, que explica o conceito e uma avaliação com os prós e contras deste item.
Assim, você terá informações suficientes para decidir se a roda de liga leve é uma boa opção para o seu veículo. Vamos lá?
O que é a roda de liga leve?
As rodas de liga leve possuem presença de alumínio e silício na sua composição. Tais elementos proporcionam mais resistência e leveza para as rodas, o que melhora a performance dos carros.
Ademais, elas podem tornar os veículos mais estilosos visualmente, já que há vários modelos e estilos desse tipo no mercado – o que permite a personalização do automóvel conforme as preferências do proprietário.
E é justamente por isso que elas se destacam, pois elas deixam o automóvel com um visual mais arrojado. Essa característica faz com que o carro se diferencie em comparação com os veículos que ainda têm os modelos de rodas tradicionais.
Diferença para as rodas tradicionais
As principais diferenças entre a roda de liga leve e os outros modelos é em relação à estética, composição e ao preço do investimento.
O mercado automotivo oferece uma variedade de rodas desse modelo, desde estilos clássicos até opções mais esportivas e contemporâneas. Isso permite que você escolha um design que reflete sua personalidade e gosto.
Diferente das rodas fabricadas com aço, as rodas de liga leve são compostas de materiais menos pesados, como alumínio, ferro e silício. Além disso, você pode encontrar vários tipos de cores e acabamentos, tais como: rodas polidas, cromadas, pintadas e acetinadas. Ou seja, você tem alta probabilidade de escolher um estilo que combine com o seu perfil e com as características do seu veículo.
Já em relação ao preço, tenha em mente que o investimento varia de acordo com o tipo de roda que você pretende colocar em seu carro. Porém, o valor pode chegar a ser 10x maior nos modelos de liga leve.
Apesar da estética e do preço serem os aspectos que mais chamam atenção do motorista, ainda traz outros benefícios para o seu veículo. Mas, isso é assunto para o próximo tópico. Acompanhe!
A roda de liga leve é um dos diferentes modelos e materiais que podem valorizar seu veículo pela estética.
Vantagens da roda de liga leve
A roda de liga leve é capaz de deixar o veículo menos pesado, valoriza o automóvel para revenda e aumenta a vida útil de vários componentes do carro, como o sistema de suspensão, a frenagem e os amortecedores. Ao mesmo tempo, reduz o consumo de combustível. Vamos ver!
Mais leves
Esse tipo de roda reduz o peso do veículo que não está sustentado sobre as molas e amortecedores. Na prática, você obtém mais leveza e estabilidade no trânsito. Isso porque, em média, uma roda de liga leve pesa 15% a menos do que uma roda convencional.
Quem tem o hábito de dirigir diariamente sabe que, com um peso inferior, o sistema de suspensão precisa fazer menos força para completar manobras, o que também contribui para a frenagem e a aceleração.
Entretanto, lembre-se que a roda de liga leve não exclui os principais cuidados para se manter a estabilidade do veículo, tais como: balanceamento e alinhamento dos pneus, revisão contínua do disco e da pastilha dos freios.
Valorização do carro
Carros com rodas de liga leve tendem a ter preço de revenda maior, uma vez que esse item personaliza o veículo, além de, como já mencionado, tornarem o automóvel mais leve – o que pode ser considerado uma melhoria.
Contudo, existem alguns fatores que podem prejudicar a troca do componente, como a aplicação do seguro. Por exemplo: caso o automóvel tenha uma cobertura, verifique se não há nenhuma cláusula que impeça alterações no carro antes de comprar a roda nova.
Maior vida útil dos componentes
Essa é outra vantagem da roda de liga leve em relação aos demais modelos, uma vez que ela não corre o risco de sofrer com oxidação. O seu peso evita que o sistema de suspensão, a frenagem e os amortecedores sofram tanto desgaste naturalmente.
Menor consumo de combustível
Com o carro mais leve, naturalmente, o veículo faz um esforço menor para se movimentar. Com isso, o consumo do combustível tende a ser inferior, o que traz um baita alívio para o seu planejamento financeiro.
Mais resistentes
Agora, vamos falar sobre a parte mecânica do veículo, que também ganha benefícios importantes com a instalação do componente. A resistência geral dos dois é praticamente a mesma, mas elas possuem outras diferenças importantes em seu componente.
Isso porque, por exemplo, o alumínio da roda de liga leve esquenta menos que o aço da roda convencional. Com a diferença, os componentes ao redor também esquentam menos e tem uma durabilidade maior, necessitando de menos reparos e trocas.
Com o menor aquecimento, a roda de liga leve pode fazer com que o carro precise de menos manutenções no sistema de freio.
Vale a pena colocar no seu veículo?
A escolha de investir em rodas de liga leve para o seu veículo é uma decisão que envolve a análise de diversos fatores. Apesar de não ser um item obrigatório para o carro, elas agregam valor estético e funcional ao automóvel, principalmente se você busca por algo mais moderno e sofisticado.
Como vimos acima, trata-se de um investimento que oferece uma ampla variedade de designs, tamanhos, acabamentos e cores. Logo, se você é um motorista que busca por peças para personalizar o seu veículo, a roda de liga leve é uma ótima opção para você.
Quem também pode se beneficiar da troca são os proprietários de automóveis que pretendem vender o seu veículo no futuro. Afinal, a roda torna o carro mais atraente para potenciais compradores.
Entretanto, caso você não se encaixe em nenhum desses perfis, você pode considerar investir em uma roda de liga leve para melhorar a aceleração, a frenagem e a economia de combustível. Mas fique atento para ver se compensa!
Lembre-se de avaliar o custo para o seu bolso. Neste momento, inclua não só a aquisição do modelo em si, mas também a instalação e os possíveis gastos adicionais, como pneus novos.
Independentemente da escolha entre rodas de liga leve ou outro modelo, é crucial que proprietários de veículos saibam como trocar pneus de carro. A propósito, a Resolução Contran Nº558/80 aponta, no Art.4, que:
“Fica proibida a circulação de veículo automotor equipado com pneu cujo desgaste da banda de rodagem tenha atingido os indicadores ou cuja profundidade remanescente da banda de rodagem seja inferior a 1,6 mm”.
Em outras palavras, isso significa que você deve trocar não só o pneu furado, mas também em mau estado.
E, caso não saiba como fazer esse processo, relaxa! Leia nosso guia e aprenda de uma vez por todas os segredos para trocar pneu do carro corretamente!
A 99 utiliza cookies e tecnologias semelhantes para melhorar a sua experiência, analisar como você interage com o site, melhorar desempenho e personalizar conteúdo. Política de privacidade