Imagina você vai sair de casa e a moto não liga. Parece desesperador, não é mesmo? Vem com a gente e saiba o que fazer nesses casos!
Praticamente todo motociclista já viveu ou viverá a experiência de querer sair e se frustrar ao perceber que sua moto não liga.
Essa é uma situação muito estressante, mas com algum conhecimento básico em mecânica, é possível entender o possível motivo pelo qual sua moto não pega – o que te ajuda a saber o que fazer nessas horas.
Nesse artigo, mostraremos o que fazer quando a moto não liga e os principais problemas que fazem ela deixar de funcionar. Confira!
O que pode ser quando a moto não liga?
Uma moto não liga por diversos motivos, podendo ser algo na parte elétrica, algo mais grave no motor ou até mesmo a simples falta de combustível!
Apesar de serem tantas possibilidades, existem problemas que fazem o veículo não dar partida que são fáceis de verificar. Em alguns casos, o próprio motociclista pode resolver, ou pelo menos fazer pegar no tranco para levar ao mecânico sem ter que chamar o reboque.
A seguir, separamos os motivos mais comuns pelos quais uma moto não liga. Confira:
Parte elétrica
Uma possibilidade muito comum são problemas na parte elétrica. Em muitos casos, isso ocorre devido a bateria, que pode estar descarregada ou não tem carga suficiente para fornecer energia ao motor de arranque.
É o motor de arranque o responsável por fazer o motor girar, mas sem a energia da bateria, o processo não funciona. Mas como saber se não está ligando por isso?
Uma possibilidade é você acionar a buzina, os faróis e verificar a luz do painel. Se eles estiverem mais fracos que o normal, é muito provável que a bateria esteja com pouca carga.
Com a bateria fraca, não terá faísca para a queima do combustível no motor, ou a faísca será insuficiente, e o veículo não irá ligar apertando o interruptor de partida
Nesse caso, uma possibilidade é fazer ela pegar no tranco – no decorrer do texto, vamos explicar como. Se funcionar, leve a um mecânico para verificar e analisar se o componente realmente perdeu a vida útil ou se ela pode ser recarregada.
Entretanto, nem todos os problemas elétricos da motocicleta estão relacionados à bateria.
Outra possibilidade é que seja um problema no estator, uma peça do alternador responsável por recarregar a bateria enquanto o motor está trabalhando. Se esse componente está com defeito, a bateria, mesmo estando boa, pode descarregar.
Outros problemas elétricos bastante comuns são defeitos no cabo de vela ou na vela de ignição. Se eles estão frouxos ou com mal contato, a corrente elétrica não chega e não gera faísca para ativar o motor.
Com ferramentas adequadas, o próprio motociclista pode trocar as velas de ignição, visto que é um procedimento bastante simples de fazer.
Tem faísca, mas não liga?
Em alguns casos, ela tem faísca (o que significa que está chegando eletricidade à vela de ignição), mas mesmo assim não pega. Nesse ponto, significa que o problema não está na bateria, mas em outros componentes.
Veja, a seguir, as principais possibilidades de problemas quando a moto não liga mesmo com faísca:
Combustível
Muitos motociclistas descartam essa possibilidade, mas às vezes a moto não liga simplesmente por estar sem combustível. Pode acontecer, por exemplo, do painel apontar que está abastecida, mas essa marcação estar errada por um defeito na bóia ou no sensor.
Caso você desconfie desse problema, abra o tanque e tente visualizar, ou balance para sentir se tem líquido no tanque.
Outra alternativa é que tenha sido abastecida com combustível errado ou adulterado. Se você abasteceu recentemente em um posto de gasolina diferente do que está acostumado, considere essa possibilidade.
Outros problemas são os defeitos na bomba de combustível, na mangueira ou filtro muito sujo. Nesses casos, a moto tem gasolina ou etanol, mas as substâncias não estão chegando ao motor.
Carburador
Se você roda com moto carburada, pode ser que não ligue por algum problema nesse componente. Talvez a peça esteja com muita sujeira, impedindo a mistura correta entre o ar e o combustível.
Outra possibilidade é que ele esteja com a regulagem incorreta, acarretando uma mistura muito pobre ou muito rica.
Entretanto, dificilmente uma moto não irá funcionar por problemas no carburador. Como ele é responsável por alimentar o motor, pode acontecer de ser mais difícil dar a partida apenas.
Assim, o problema maior do defeito no carburador acontece enquanto está rodando, pois ela pode engasgar, ter acelerações ou perda de velocidade bruscas, aumentar o consumo de combustível, entre outros danos.
Para evitar esses contratempos, limpe o carburador regularmente e solicite a regulagem ao menor sinal de defeito citado anteriormente.
Motor
Um dos problemas mais preocupantes pelo qual uma moto não liga são os defeitos no motor. Pode acontecer, por exemplo, de estar com baixa compressão, ou seja: com pouca pressão nos cilindros durante o ciclo de combustão.
Quando isso acontece, o motor trabalha abaixo de sua capacidade, levando à perda de potência ou impedindo o funcionamento. É possível verificar a compressão através de um manômetro ou um scanner.
Comparando o valor indicado por esses aparelhos com a medida de compressão descrita no manual, o mecânico identifica se a compressão está baixa ou não.
Existem inúmeras causas para a baixa compressão, como desgaste do conjunto cilindro, pistão e anéis, falha de vedação na junta do cabeçote, cabeçote trincado, entre outros.
Pode acontecer, ainda, do motor não funcionar corretamente devido a problemas no bico injetor, que fornece combustível. Em algumas situações, a limpeza já é suficiente, mas dependendo do estado da peça, pode ser necessário realizar a troca.
A falta de óleo lubrificante e avarias em componentes mecânicos, como o virabrequim, também podem ser motivos para um motor não ligar.
Para evitar esse problema, é muito importante manter a troca de óleo em dia e ficar atento aos possíveis sinais. Se ele aquece frequentemente, emite barulhos estranhos, fumaça preta ou tem vazamentos, procure uma oficina o quanto antes.
Lembrando que o motor é o componente mais caro de uma moto, mas se o defeito for identificado e corrigido logo no início, é possível consertá-lo antes de fundir.
O que fazer com a moto quando não dá partida?
Por mais que o motociclista seja cuidadoso e tenha uma ótima moto, pode acontecer a qualquer momento de você virar a chave, apertar o botão de ignição e simplesmente não funcionar
Nessas horas, o primeiro passo é manter a calma e procurar alguma solução ao problema. Dessa forma, se sua moto não liga, considere as seguintes possibilidades que abordaremos a seguir.
Acionar um mecânico
A abordagem mais segura e recomendada quando a moto não liga é acionar um mecânico de confiança. Essa é a atitude mais recomendada pela própria segurança, principalmente se estiver na rua.
Afinal, tentar resolver o problema, ainda mais se tiver pouco conhecimento em mecânica e sem as ferramentas adequadas, pode ser bastante arriscado. Além disso, isso evita que você rode com possíveis defeitos que podem se agravar se você tentar fazer funcionar por conta própria.
Com a avaliação de um mecânico, é mais prático identificar o problema e resolvê-lo de uma maneira segura.
Dependendo de onde você esteja, é possível empurrar até uma mecânica. Mas se isso não for possível, você pode solicitar que o profissional vá até você ou chamar o guincho para levar até a mecânica.
Pode dar tranco na moto?
Outra solução quando a moto não liga é tentar fazer o veículo pegar no tranco.
Esse método faz a moto funcionar sem a necessidade do sistema elétrico estar operando 100%. Assim, ela vai ligar se o problema for na bateria ou outro componente do sistema
No entanto, realizar o procedimento pode trazer alguns riscos, que iremos mencionar a seguir:
Problemas que o tranco pode gerar
Dependendo de onde você esteja, dar o tranco pode ser um problema para sua própria segurança. Se for em vias muito movimentadas ou no sentido de uma subida, o risco de acidentes ou de não funcionar não compensa a tentativa.
Além disso, pode desencadear defeitos mecânicos, principalmente se for um veículo de injeção eletrônica. A sobrecarga do motor pode queimar certos componentes da injeção eletrônica e te dar bastante prejuízo.
Outra questão é que, caso tenha algum problema no motor, o tranco pode fazer as peças desse componente se desgastarem ainda mais.
Em que momento é seguro?
Apesar dos riscos, também existem momentos em que fazer pegar no tranco é seguro quando a moto não liga.
Se você estiver em um local com pouco movimento de carros e em uma pista com leve descida, o procedimento se torna mais seguro.
A recomendação, no entanto, é levar ao mecânico imediatamente após fazer o veículo pegar. Isso porque, como mencionamos, pode estar com algum defeito que se agrava se não for verificado logo.
Passo a passo de como dar tranco em moto
Se você não sabe, veja um passo a passo de como dar tranco em moto quando ela não liga:
- Deixe a moto com a chave virada e em ponto morto;
- Posicione em uma ladeira ou peça para alguém empurrar em um terreno plano;
- Segure a embreagem, acione a 2ª marcha e mantenha nessa posição até o veículo atingir cerca de 10 km/h;
- Solte a embreagem bruscamente e acelere – se o tranco funcionar, a moto vai ligar nessa hora;
- Com a moto ligada, vá a um mecânico próximo para verificar a mecânica do veículo.
Se a moto não ligar com o tranco, não insista, pois o procedimento pode danificar o veículo.
Levar em um especialista
Se você conseguir identificar a causa de quando sua moto não liga, você pode levar direto a uma oficina especializada em determinado componente ou sistema.
Existem, por exemplo, eletricistas de motocicletas, mecânicas especializadas em injeção eletrônica, retíficas de motores, etc.
Mas a verdade é que a melhor maneira de agir quando a moto não liga é prevenindo possíveis problemas. Para isso, é fundamental fazer regularmente a revisão dos itens essenciais em sua moto.
Dessa forma, há menos chances da moto te deixar na mão quando você for rodar a lazer ou como Motociclista Parceiro 99.
Gostou deste material? Acesse outros conteúdos da 99blog e fique por dentro das melhores dicas para motoristas e motociclistas de aplicativo!
A 99 utiliza cookies e tecnologias semelhantes para melhorar a sua experiência, analisar como você interage com o site, melhorar desempenho e personalizar conteúdo. Política de privacidade