Como uma alternativa para quem foi impactado pela crise econômica e a alta constante no valor do combustível, a 99 colocou à disposição de passageiros e motoristas de aplicativo, uma nova modalidade de deslocamento: a 99Moto.
Afinal, uma das principais vantagens das motocicletas está no fato de elas serem econômicas. Em outras palavras, o consumo de combustível é menor – um modelo urbano é capaz de fazer até 50km com um litro de gasolina.
Aliado a isso, está o baixo custo de compra e manutenção de um veículo de duas rodas, o que faz com que novas pessoas tenham a chance de ser motorista de aplicativo da 99 e aproveitar as vantagens de ser autônomo e ter horários flexíveis.
Dito isso, em algumas cidades, o 99Moto não é exclusivo apenas para quem é motociclista, o que caracteriza essa categoria da 99 como multimodal.
Em outras palavras, se você é um(a) motorista parceiro(a) que atende corridas de carro, mas possui uma CNH tipo A e B, também pode ser um motociclista parceiro(a). Basta cadastrar o seu veículo e escolher a opção diretamente no aplicativo.
Ao cadastrar mais de um veículo (moto ou carro), você pode variar a gestão de carteira, correndo com mais opções de categorias da 99 e veículos. Ou seja, são mais possibilidades de corridas e oportunidades de aumentar seus ganhos!
Voltando às vantagens de conduzir uma moto, é importante ressaltar que elas são práticas, ágeis e seguras, quando conduzidas com responsabilidade e de forma defensiva, segundo o site Quatro Rodas.
Como funciona o 99Moto?
Em primeiro lugar, saiba que quando a questão é segurança do(a) motorista, quem escolhe correr com o 99Moto possui os mesmos recursos de quem corre nas demais categorias da 99, tais como:
- Verificação de perfil dos passageiros;
- Assistente de segurança;
- Gravação de áudio;
- Monitoramento;
- Escolha do método de pagamento;
- Alerta sobre área de risco.
Para conferir outros investimentos da 99 para garantir a segurança de motoristas e motociclistas parceiros(as), clique aqui.
Em segundo, como o nome sugere, ao invés de um carro, o(a) condutor(a) utiliza uma motocicleta para atender a chamada e, é claro, possui o limite de um passageiro por viagem.
Além disso, o uso do capacete é obrigatório e a 99 recomenda que o passageiro tenha seu. Ou seja, quem está na direção não é obrigado(a) a andar com uma proteção extra.
99Moto: requisitos
Documentação regularizada, ano de fabricação do veículo e ter mais de 19 anos. Esses são os principais requisitos que você precisa levar em consideração antes de correr com a 99Moto. Além disso, o local de atuação é igualmente importante, uma vez que a categoria multimodal está disponível nas seguintes cidades:
- Recife;
- Aracaju;
- Sobral;
- Teresina;
- Goiânia;
- Feira de Santana;
- Campo de Grande;
- João Pessoa;
- Sorocaba;
- Salvador;
- Rio de Janeiro;
- Brasília;
- Belo Horizonte;
- Florianópolis;
- Cuiabá;
- Belém;
- Aglomeração Urbana de São Luís;
- Fortaleza;
- Vale do Paraíba Fluminense;
- Manaus;
- Ribeirão Preto;
- Santos;
- Itajaí;
- Serrana;
- Maceió;
- Bragança Paulista;
- Uberaba;
- Blumenau;
- Anápolis;
- Campinas;
- Ponta Grossa;
- Jundiaí;
- Lagos;
- Porto Alegre;
- Macaé;
- Joinville.
Se você mora ou pretende atuar como motorista de aplicativo em um desses municípios, basta verificar se o ano de fabricação da sua moto está de acordo com as exigências da categoria da 99.
Para isso, guarde a seguinte informação: todos os modelos com até nove anos de fabricação são aceitos na categoria da 99, exceto Goiânia que exige motocicletas fabricadas a partir de 2012.
Por fim, você precisa de uma CNH na categoria (A), bem como o Certificado de Registro e Licenciamento de Veículo (CRLV).
99Moto: como se cadastrar
Depois de conferir os requisitos para correr no 99Moto, fazer o cadastro é simples e fácil, principalmente se você já possui a documentação digital. No entanto, se esse não é seu caso, é só seguir o passa a passo abaixo:
- Baixe o aplicativo Carteira Digital de Trânsito – CDT para Android ou iOS;
- Faça login ou crie seu cadastro no sistema gov.br;
- Cadastre os seus documentos na plataforma;
- Agora, é só fazer download dos arquivos no smartphone, em formato PDF;
- Pronto! hora de realizar o cadastro na plataforma da 99.
A partir do momento que você envia os documentos e as informações sobre a moto, a análise ocorre em um prazo de até dois dias. E você pode acompanhar o processo na opção “Veículo”, que encontra-se dentro do aplicativo.
E aí, curtiu?
Agora que você ficou por dentro de tudo da nova categoria da 99, que tal se tornar um motociclista parceiro e aumentar seus ganhos? Confira mais informações.
A 99 utiliza cookies e tecnologias semelhantes para melhorar a sua experiência, analisar como você interage com o site, melhorar desempenho e personalizar conteúdo. Política de privacidade