A partir de agora, você terá acesso a um guia completo, que ensina todos os passos de como fazer baliza. Além disso, separamos algumas dicas para que deixe esse processo ainda mais fácil.
Para facilitar, listamos quais são os erros que você não pode cometer ao aprender como fazer baliza e as consequências que isso pode trazer, inclusive, na adição de pontos a sua CNH.
Ficou curioso? Então, continue a leitura e confira este guia que a 99 preparou não só para os Motoristas Parceiros, mas para todas as pessoas que desejam perder o medo em relação a tão temida baliza. Vamos lá!
Como fazer baliza: o passo a passo
Fazer baliza é mais fácil do que parece. Basta alinhar o carro, ajustar o volante e entrar na vaga. Em seguida, ajuste o volante novamente e verifique no retrovisor se o seu veículo está estacionado corretamente.
A princípio, pode até parecer difícil e desafiador falando rápido desse jeito, contudo, a prática leva à perfeição. Vamos entender um pouco mais sobre cada passo?
Alinhando o carro
Primeiro, acione a seta, pois, assim, outros motoristas têm conhecimento que você vai parar o veículo.
O próximo passo é alinhar o retrovisor do seu automóvel com o retrovisor do carro que estiver na vaga em frente a que pretende parar, de maneira paralela.
Ajustando o volante
Com o carro alinhado, engate a ré e vire todo o volante para o lado da vaga que pretende parar o seu veículo. Isto é:
- Se o seu objetivo é colocar o carro em uma vaga do lado esquerdo da pista, basta virar o volante para a esquerda;
- Se pretende deixar o carro à direita, recomenda-se que você vire para a direita.
Entre na vaga
Agora, chegou um dos momentos mais complicados, especialmente para os motoristas inexperientes. Se você faz parte desse time, antes de mais nada, tenha calma.
Em seguida, movimente o veículo. Esse processo, contudo, deve ser feito com a ré acionada e com o volante apontado para o lado que pretende estacionar, ok?
Prossiga com o movimento até que você enxergue, pelo retrovisor, o farol dianteiro do automóvel estacionado atrás.
Reajuste o volante
Até aqui tudo em ordem?
Então, após encontrar o farol dianteiro do carro que está parado atrás da sua vaga, você deve virar o volante por completo. Faça isso para o sentido contrário e entre na vaga em marcha ré.
Finalize a baliza
Por último, fique atento aos retrovisores e faça os ajustes básicos. Assim, garante que o seu automóvel está corretamente alinhado na vaga.
De maneira geral, recomenda-se que você pare o carro a uma distância de aproximadamente 30 centímetros dos veículos dianteiro e traseiro. Dessa forma, eles têm mais facilidade para sair de suas respectivas vagas.
Dicas para os motoristas!
Algumas dicas deixam a execução da baliza mais fácil. São elas: mantenha a calma, escolha a vaga certa, pratique bastante e não tenha pressa para perder o medo em relação ao processo de aprendizado.
Seguindo elas, você vai aprender com mais facilidade e tranquilidade, podendo perder o medo e receio.
Mantenha calma
Embora tenha aprendido como fazer baliza, é normal sentir um frio na barriga só de pensar nesse tipo de situação, não é mesmo? Entretanto, o mais importante é manter a calma.
Se possível, procure respirar fundo e concentre-se em todas as dicas que foram repassadas neste artigo.
Outra orientação é aplicar a meditação de um minuto, que pode ser feita de maneira prática e fácil.
Escolha a vaga certa
Para algumas pessoas, o processo sobre como fazer baliza é tão claro que logo querem sair de casa e colocar os comandos em ação.
Essa empolgação é bastante legal, especialmente se conseguiu absorver o passo a passo ensinado pela 99.
Porém, como se trata de um aprendizado novo, evite, especialmente no início, escolher vagas com espaços menores.
Ou seja, opte por locais com mais espaço e, à medida que for aumentando a confiança, fique à vontade para mudar de nível, ok?
Pratique bastante
O clássico todo mundo já conhece: A prática leva a perfeição. E, claro, com o volante não poderia ser nada diferente. Quanto mais balizas você fizer, mais estará familiarizado e com mais tranquilidade irá entrar na vaga.
Para isso, separe um período do seu dia para fazer testes, seja em espaços mais tranquilos ou aqueles considerados mais desafiadores.
Se você está começando, o ideal é que vá para locais com menos movimento e procure por vagas maiores. Assim, conseguirá treinar sem pressão alguma.
Não tenha pressa para perder o medo
Mesmo com o passo a passo sobre como fazer baliza, algumas pessoas podem ter medo de seguir com esse processo. Primeiro, fique tranquilo e não se culpe por isso.
A nossa dica é dar um tempo a si mesmo e avançar no seu próprio ritmo. Como vimos acima, inicie o processo por desafios menos complicados e, aos poucos, aumente.
Confie e, em breve, aprender como fazer baliza não será mais um bicho de sete cabeças em sua rotina no trânsito.
Quais são os erros que não posso cometer ao fazer baliza?
Não basta aprender como fazer baliza e sair treinando por aí. É preciso, antes de mais nada, ter atenção com o Art. 181 do Código de Trânsito Brasileiro (CTB), que destaca os cuidados em relação ao estacionamento e o que fazer para não tomar multas.
A propósito, o código diz que: “estacionar veículos nas esquinas e a menos de cinco metros do bordo do alinhamento da via transversal” é considerado infração média, tendo multa como penalidade e remoção do veículo.
Outro cuidado, segundo a lei, é em relação ao afastamento da guia da calçada (meio-fio), que deve ser de “cinqüenta centímetros a um metro”.
Também é preciso destacar que você não deve fazer a baliza e estacionar seu carro nas seguintes situações: “na pista de rolamento das estradas, das rodovias, das vias de trânsito rápido e das vias dotadas de acostamento”.
Afinal, trata-se de uma infração gravíssima, com multa e remoção.
O CTB diz ainda que não se pode estacionar carros “junto ou sobre hidrantes de incêndio, registro de água ou tampas de poços de visita de galerias subterrâneas, desde que devidamente identificados, conforme especificação do CONTRAN.”
Em caso de descumprimento, você pode ser penalizado com multa e remoção do automóvel.
Veja mais infrações que devem ser evitadas
De acordo com o CTB, o motorista também não deve estacionar:
- X “impedindo a movimentação de outro veículo”;
- XI “ao lado de outro veículo em fila dupla”
- XII “na área de cruzamento de vias, prejudicando a circulação de veículos e pedestres”
- XIII “onde houver sinalização horizontal delimitadora de ponto de embarque ou desembarque de passageiros de transporte coletivo ou, na inexistência desta sinalização, no intervalo compreendido entre dez metros antes e depois do marco do ponto”.
Agora que já sabe como fazer baliza e quais são os erros que não pode cometer, fique tranquilo. Comece a praticar agora mesmo e, aos poucos, terá mais confiança nas ruas e estradas do país.
E para você que ficou interessado em saber mais sobre as multas e infrações, temos um conteúdo especial que fala sobre como entrar com recurso de multa. Confira e saiba o que é preciso!
A 99 utiliza cookies e tecnologias semelhantes para melhorar a sua experiência, analisar como você interage com o site, melhorar desempenho e personalizar conteúdo. Política de privacidade