Pessoas com deficiência auditiva encontram oportunidade de renda na tecnologia e mobilidade

Pessoas com deficiência auditiva encontram oportunidade de renda na tecnologia e mobilidade

20% dos motoristas surdos parceiros da 99 estão no Rio de Janeiro, o 2º maior percentual entre as capitais analisadas; empresa oferece atendimento em libras nas Casas99 e identificação no veículo.

Setembro de 2019 – Respeito à inclusão e à diversidade são valores fundamentais para a 99, empresa de transporte por aplicativo que integra a global DiDi Chuxing. O aplicativo tem sido uma oportunidade acessível de geração e complemento de renda, também, para as pessoas com deficiência auditiva. Levantamento da empresa aponta que 20% dos motoristas surdos que são parceiros da empresa estão no Rio de Janeiro, o 2o maior percentual entre as capitais analisadas. Belo Horizonte lidera com 23%.

Para promover a inclusão, a 99 criou identificações personalizadas que estão dentro e fora dos carros destes motoristas. Eles receberam adesivos internos, cabide de retrovisor e encosto de cabeça com as frases “Motorista Deficiente Auditivo. Sinalize para conversar comigo” e “Converse comigo por mensagem”. 

O objetivo desta ação realizada nas principais cidades do país é facilitar a comunicação entre o passageiro e o condutor e surgiu após a empresa identificar o comportamento de alguns passageiros que não sabiam que o condutor era uma pessoa surda. O IBGE estima que existam mais de 10 milhões de pessoas surdas no país.

“Começamos a perceber que as pessoas falavam, tentavam interagir com o motorista e, por não obter resposta, faziam uma avaliação negativa da corrida ou mesmo se sentiam pouco acolhidas. E, claramente, não queremos proporcionar uma experiência ruim para o passageiro e muito menos para o motorista. A 99 tem em seus valores viver e respeitar a diversidade, por isso adotamos esta nova política e tem dado bons resultados”, explica Pedro Gomes, gerente regional da 99 para o Rio de Janeiro, Norte e Nordeste.

Além da sinalização, a empresa implementou atendimento em Libras em seu centro de atendimento aos motoristas, conhecido por Casa 99. No espaço os condutores podem tirar dúvidas sobre a plataforma, fazer o cadastro para serem parceiros da empresa ou mesmo ter um ponto de apoio para um café ou descanso. 

Sobre a 99

A 99, empresa brasileira de tecnologia que conecta passageiros e motoristas através de seu aplicativo, faz parte da companhia global Didi Chuxing (“DiDi”). O aplicativo conecta mais de 600 mil motoristas a 18 milhões de passageiros em mais de 1.600 cidades no Brasil. Como uma das maiores provedoras de mobilidade do país, a startup oferece cinco tipos de serviços na sua plataforma: 99Pop, categoria de carros particulares presente em mais de 40 regiões metropolitanas e grandes cidades; 99Taxi, categoria que cobre todo o país; 99Top, serviço de táxis de luxo oferecido em São Paulo; 99Compartilha, serviço de corridas compartilhadas disponível em Belo Horizonte MG); e o 99Comfort,  que reúne comodidade de carros novos e espaçosos a um preço acessível.