Tudo o que você precisa saber sobre vistoria cautelar
- Por: 99 •
- Última atualização: 26/08/2022
Basicamente, a vistoria cautelar é uma avaliação do estado geral do veículo, com objetivo de atestar a sua originalidade e identificar quaisquer problemas para a sua venda.
Assim, quem está fazendo a aquisição saberá quais são as condições reais das funcionalidades deste veículo e se não está sendo enganado.
Vale destacar que a vistoria cautelar não pode ser confundida com a prévia – quando há contratação de seguro –, visto que esta é uma forma de as empresas seguradoras possuírem um laudo do veículo para, então, poder oferecer um plano adequado.
Leia também:
- Vistoria veicular: tudo o que você precisa saber sobre o assunto
- Manutenção de carros: 3 principais dicas e gastos!
- Quer trocar de carro? 7 dicas para fazer uma boa compra
O que é verificado na vistoria cautelar?
A vistoria cautelar é um check-up completo do veículo, e a sua procedência investiga até os mínimos detalhes do carro. Tudo isso para garantir que o novo dono não seja lesado na compra.
Entre os itens a serem analisados, estão:
- Numeração de chassi;
- Freios;
- Motor;
- Vidros;
- Alinhamento;
- Câmbio;
- Amortecedores;
- Pintura do carro — se é original ou não;
- Se há adulteração no velocímetro;
- Pneus;
- Placa e autenticidade dos lacres.
Por outro lado, a vistoria cautelar vai além da inspeção. Esse procedimento também investiga a atual situação do carro. Por exemplo, se há algum tipo de pendência ou dívida relacionadas ao veículo que possam causar problemas jurídicos ou financeiros ao futuro comprador.
Quanto custa a vistoria cautelar?
O custo para fazer o laudo cautelar fica em torno de R$250, podendo chegar a até R$500; mas é importante frisar que esse valor varia de acordo com a região e a empresa contratada.
Quem deve arcar com os custos do laudo cautelar é a parte vendedora do carro; mas há possibilidade de acordo com o comprador para a divisão da despesa.
Gostou das dicas?
Viu só como é importante fazer a vistoria cautelar? Pois dessa forma, a compra de um seminovo passa a ser mais tranquila e segura, pois ela garante a prevenção de golpes, prejuízos ao comprador, sem contar que atua para a sua segurança, diminuindo os riscos de acidentes por conta de mau funcionamento de algum mecanismo que poderia facilmente ter sido corrigido.
Tudo isso sem esquecer que, ao ter em mãos o laudo cautelar, o novo proprietário tem o processo de revenda facilitado.
Quer receber mais dicas como essa? Continue acompanhando as publicações do blog e não deixe de seguir a 99 nas redes sociais!
Se cuida, vá de 99!
A 99 utiliza cookies e tecnologias semelhantes para melhorar a sua experiência, analisar como você interage com o site, melhorar desempenho e personalizar conteúdo. Política de privacidade