Tipos de carros: como escolher o tipo ideal para apps?
- Por: 99 •
- Última atualização: 18/10/2023
Existem diversos tipos de carros no mercado, mas você sabe a diferença entre eles? Vem com a gente e descubra!
Para rodar como motorista de aplicativo, conhecer o que são e as características dos diversos tipos de carros é fundamental. Afinal, cada modelo de automóvel atende a uma certa necessidade, e um carro adequado para passeio pode não ser o ideal para alguém que atua como motorista de app, por exemplo.
Se você está indeciso sobre qual o melhor carro para essa atividade, veja nossas dicas de como escolher o modelo ideal. Confira!
Quais os tipos de carros que existem?
Existem dezenas de modelos de carros no mercado, sendo os tipos mais populares os hatch, sedan e SUVs.
Resumidamente, os hatch são mais compactos e econômicos, enquanto os sedãs são maiores e têm porta-malas mais espaçosos. Já as SUVs, possuem mais potência e flexibilidade para rodar em estradas de asfalto e de terra.
Entretanto, isso é apenas o básico: há diversos outros tipos de carros e particularidades entre cada um deles. Confira agora quais são as características!
Hatch
Também chamados de hatchback, os automóveis hatch são conhecidos por terem duas divisões: a cabine dos passageiros e o compartimento do motor.
Nesses carros, o porta-malas não possui um espaço separado da cabine. Dessa forma, os vidros traseiros fazem parte da tampa do bagageiro.
Um carro hatch costuma ser mais compacto e econômico. Em geral, os motores encontrados podem ser menos potentes e o volume do porta-malas é menor.
Sedan
Ao contrário do hatch, o sedan possui um porta-malas separado, que não dá para acessar através da cabine dos passageiros. Isso faz o sedan ser um carro maior, mais confortável e, geralmente, conta com versões de motores mais potentes.
Assim, essa é uma escolha muito comum de quem busca carros espaçosos para viajar e acomodar toda a família.
SUV (Veículo Utilitário Esportivo)
Essa é uma categoria de carros destinada a quem procura potência e versatilidade para trafegar na cidade e em estradas de terra.
Isso porque os SUVs são potentes, robustos e com carroceria alta. Alguns modelos possuem tração nas 4 rodas, algo fundamental para encarar terrenos acidentados. Além disso, alguns SUVs possuem capacidade de transportar até 7 pessoas.
No entanto, os SUV possuem a desvantagem de serem menos econômicos (no preço e no consumo de combustível) em relação a um sedan ou hatch.
Picapes
Também chamadas de pick-ups ou caminhonetes, esse é um dos tipos de carros comumente utilizados para o transporte de carga. Com uma ampla caçamba traseira, a picape é ideal para transportar materiais.
No entanto, também existem modelos de cabine dupla, que acomoda até seis pessoas, com caçamba reduzida. Nesses casos, ela se torna mais flexível para rodar na cidade com a família e encarar viagens em estradas de terra.
Peruas
As peruas podem ser compreendidas como uma espécie de hatch, mas com o comprimento de um sedan. Esse carro, portanto, não possui um compartimento de carga separado, mas por ser alongado, peruas são carros espaçosos comparáveis a um sedan.
Entretanto, esse é um dos tipos de carros que não são mais fabricados no Brasil. O último modelo de carro dessa categoria foi o Fiat Weekend, que parou de ser produzido em 2020.
Cupê
Existem tipos de carros que se definem pelo design, e é justamente esse o caso do cupê. Esse modelo de automóvel se diferencia pelo desenho inclinado do teto na parte traseira, dando a esse veículo um estilo único.
Antigamente, a estética cupê era aplicada apenas aos esportivos, mas hoje em dia também pode ser vista em sedans e SUVs.
Minivan
O nome minivan é autoexplicativo: trata-se de um veículo com aspecto muito semelhante às vans, porém em tamanho reduzido.
Outra diferença em relação às vans tradicionais é que essas são destinadas ao transporte de passageiros, enquanto as minivans são carros espaçosos para uso particular.
Assim como as peruas, essa é uma categoria de carros em desuso, sendo que há apenas dois modelos fabricados atualmente no Brasil: o Chevrolet Spin e o Kia Carnival.
Esportivo
Veículos esportivos são conhecidos pela alta potência, desempenho e beleza do design. Esses tipos de carros são imponentes e se destacam pela ótima experiência proporcionada ao motorista em termos de conforto e velocidade em estradas.
Os automóveis esportivos por muito tempo foram símbolo de riqueza e status. No entanto, o preço desses carros se baratearam com o tempo, e, hoje em dia, há modelos com valores comparáveis a de um sedan ou hatch.
Como escolher o carro ideal para ser motorista de aplicativo?
Mostramos alguns dos tipos de veículos que existem no mercado. São carros que atendem a diferentes usos, necessidades e gostos pessoais de cada. No entanto, para quem é motorista de aplicativo, a escolha do carro precisa ser feita com bastante cuidado.
Não basta o automóvel apenas atender as preferências do motorista: é necessário que o carro seja espaçoso, confortável e confiável para rodar e fazer uma renda extra.
Nesse sentido, os tipos de veículos sedan e hatch são os mais indicados.
Em geral, os carros hatch são mais econômicos, ajudando nos custos mensais. Já o sedan, traz um conforto extra para o motorista e para o passageiro devido ao espaço maior disponível.
A seguir, vamos entrar em mais detalhes sobre como escolher um carro para rodar como motorista de aplicativo:
Considere o valor e o meio de aquisição do carro
O preço do automóvel e a forma de pagar esse bem são aspectos extremamente importantes de avaliar. Nesse ponto, é fundamental planejar e realizar cálculos considerando o seu orçamento e sua expectativa de rendimentos como motorista de aplicativo.
Se o seu orçamento não for muito alto, a compra de um carro usado pode ser uma alternativa. Caso faça a escolha, a dica é dar preferência aos seminovos entre dois ou três anos de idade.
A vantagem de comprar esses tipos de carros é o preço mais barato em relação a um 0km e a confiabilidade da mecânica – se o veículo estiver com as manutenções programadas em dia e no período de garantia da montadora.
Outra alternativa é escolher opções de aquisição alternativas ao financiamento, como o consórcio e o aluguel de veículos:
Consórcio
O consórcio é um tipo de compra bastante econômica, visto que o consorciado não paga juros bancários do financiamento.
No consórcio, são pagas parcelas mensais à administradora durante um prazo determinado e o proprietário recebe uma carta de crédito após ser contemplado pelo sorteio ou dar um lance.
A desvantagem do consórcio, entretanto, é que o proprietário não adquire o veículo na hora, podendo levar anos até ser contemplado. Mas para quem já possui um veículo e deseja comprar um carro melhor, o consórcio é uma boa alternativa para trocar de automóvel gastando menos.
Aluguel
Outra possibilidade para motoristas de aplicativo é rodar com um veículo alugado. A vantagem desses tipos de carros é que o motorista tem muito menos preocupações.
Não é necessário, por exemplo, lidar com documentação, revisão, seguro, etc, que ficam a cargo da locadora. Além disso, quem roda com carros alugados não precisa se preocupar com a depreciação do próprio veículo, que é maior em veículos de aplicativo.
Por fim, o valor mensal do aluguel do carro costuma ser bem menor em relação ao financiamento e o motorista fica com o veículo no tempo que desejar.
Já a desvantagem do aluguel é o motorista pagar mensalmente pelo uso de um bem que não é seu – ao contrário do financiamento ou consórcio, em que o dono pode vender o veículo posteriormente e reaver parte do investimento.
Tipo de manutenção
Avaliar o custo e tipos de manutenção também é muito importante na hora de escolher um carro. Em geral, os hatchs de pequeno porte são mais econômicos nesse sentido.
A dica é, caso você opte por um usado ou seminovo, escolher um veículo que permanece sendo fabricado. Se a montadora do veículo tiver fábrica no Brasil, melhor ainda. Isso porque terá maior variedade de peças disponíveis, o que deixa a manutenção mais em conta.
Caso ele não esteja mais sendo produzido, fica mais difícil conseguir peças de reposição novas e originais, o que encarece a manutenção.
Consumo de combustível
Esse é outro ponto que merece muita atenção na hora de avaliar os tipos de carros para motorista de aplicativo. Afinal, para aumentar o rendimento nas corridas, automóveis com baixo consumo fazem toda a diferença.
Dessa forma, pode valer a pena investir em um modelo de carro um pouco mais caro, se o gasto com combustível for significativamente menor. Uma dica é você fazer o cálculo de consumo de combustível de seu carro, para ter uma base.
Nesse sentido, carro flex é uma ótima alternativa, pois oferece possibilidades caso o preço de algum combustível esteja muito alto.
Além disso, você também pode, no dia dia, adotar atitudes na direção que ajudam a economizar combustível, por exemplo:
- Manter os pneus sempre calibrados corretamente;
- Evitar o uso desnecessário do ar condicionado;
- Não forçar na arrancada e na troca de marchas;
- Manter a injeção eletrônica em bom funcionamento.
Qual categoria da 99 fará parte
Para rodar como motorista parceiro 99, é necessário que o modelo de carro escolhido cumpra os requisitos de cada categoria.
Na 99pop, a mais popular, basta o automóvel:
- Ter 4 portas;
- Ar condicionado;
- Mais espaço interno;
- Não ser antigo (cada cidade tem o próprio limite de fabricação do automóvel)
Já para as categorias da 99Taxi é necessário, também, que o veículo esteja licenciado para essa atividade (placa vermelha) no Detran do respectivo estado.
Em relação ao 99Plus, o motorista parceiro precisa verificar a relação dos veículos habilitados a participar em sua cidade.
Valor de revenda
Todos os tipos de carros sofrem com a depreciação, que é a queda do preço de revenda ao longo dos anos.
No entanto, essa taxa varia entre cada modelo de carro e também muda de acordo com o cuidado que o motorista tem com o seu veículo.
Dessa forma, escolha tipos de carros com menor depreciação e mantenha o automóvel em bom estado de conservação para conseguir um bom valor de revenda.
Seja um Motorista Parceiro
Agora que você conhece os melhores tipos de carro para motorista de aplicativo, que tal aproveitar a oportunidade para fazer uma renda extra como Motorista Parceiro 99?
Na 99, Motoristas Parceiros têm inúmeras vantagens, como facilidade no cadastro, flexibilidade e desconto em vários serviços, incluindo o aluguel de carros.
Aproveite e descubra, também, alguns modelos ideais de carros para taxistas que você pode utilizar para rodar como Motorista Parceiro 99.
A 99 utiliza cookies e tecnologias semelhantes para melhorar a sua experiência, analisar como você interage com o site, melhorar desempenho e personalizar conteúdo. Política de privacidade