Saiba se vale a pena usar amortecedor recondicionado
- Por: 99 •
- Última atualização: 07/09/2023
O amortecedor recondicionado é seguro de ser utilizado? Conheça agora as vantagens e desvantagens da peça para o veículo.
Rodar com um amortecedor em bom estado é fundamental para a segurança do motorista. Mas quando esse componente dá algum problema, muitos condutores buscam a solução comprando um amortecedor recondicionado.
No entanto, é importante ter bastante cuidado e avaliar se vale a pena usar um amortecedor recondicionado, se vale mais a pena adquirir um remanufaturado ou se o melhor é utilizar um amortecedor novo.
Por isso, se você quer saber se o amortecedor recondicionado é bom, acompanhe este artigo até o final. Falaremos sobre as diferenças entre amortecedor recondicionado e remanufaturado, os prós e contras e muito mais!
O que é amortecedor recondicionado?
Um amortecedor recondicionado é aquele que foi submetido a um reparo para voltar ao funcionamento. Geralmente, é injetado uma carga de gás no amortecedor para a haste voltar a ter pressão, fazendo o componente recuperar suas funções.
Em alguns casos, o recondicionamento de amortecedor também inclui a pintura, a troca do óleo e substituição de algumas peças simples. No entanto, o amortecedor recondicionado, por definição, não tem todos os seus componentes abertos e analisados.
O recondicionamento não é realizado por fabricantes de carros ou por oficinas reconhecidas. Portanto, pode não ser a opção mais segura para o seu veículo.
Dessa forma, o recondicionamento do amortecedor faz o produto voltar a funcionar, mas não garante que a peça esteja necessariamente em bom estado.
Qual a diferença entre amortecedor recondicionado e remanufaturado?
De maneira simplificada, a diferença entre um amortecedor remanufaturado e um recondicionado é a forma como é feito o reparo do componente.
Na remanufatura, todos os componentes são desmontados e analisados para que haja a troca das peças em mau estado, enquanto que o recondicionamento de amortecedor faz o produto voltar a funcionar, mas sem necessariamente trocar as peças.
Dessa forma, um amortecedor remanufaturado é submetido a um reparo mais completo em relação ao recondicionado.
Nesse processo de recuperação de amortecedores, são verificadas as condições da haste, anéis, vedadores, óleo lubrificante, entre outros elementos. Em tese, o componente funciona como se fosse novo, pois todas as peças foram verificadas e, quando necessário, reparadas.
Já o amortecedor recondicionado teve uma revisão parcial, o que o faz ser menos confiável em relação a um amortecedor remanufaturado.
Se o amortecedor foi aberto (remanufaturado), o reparo tende a ser mais seguro, mas se foi realizada apenas a pressurização ou troca de óleo (recondicionado), a durabilidade do produto provavelmente será menor.
Quanto tempo dura o amortecedor recondicionado?
É difícil mensurar quanto tempo dura um amortecedor recondicionado. Geralmente, os vendedores dão entre 3 a 6 meses de garantia, mas o componente pode durar menos ou mais que isso.
Como os itens internos do amortecedor não foram verificados, pode ser que a pressurização resolva por um longo período, mas também pode acontecer de a peça ter problema em outros componentes.
Por conta do processo não ser uma manutenção completa e também por não ser realizado de forma oficial por fabricantes, não é um uso indicado pelas seguradoras, por exemplo.
E quanto tempo dura o amortecedor remanufaturado?
A princípio, um amortecedor remanufaturado pode durar o mesmo tempo que um amortecedor novo: em torno de 40 a 50 mil quilômetros, dependendo da marca.
O tempo de garantia de um amortecedor remanufaturado depende muito da loja, sendo bastante comum a oferta de garantia de 1 a 2 anos. Se a garantia for menos que isso, desconfie, pois é provável que o produto vendido como remanufaturado tenha sido apenas recondicionado.
Algumas montadoras, inclusive, estão entrando no ramo de remanufatura de alguns componentes, não só os amortecedores. Dessa forma, eles vendem um item em boa qualidade com menor preço e garantia de fábrica. Uma delas é a HPE, por exemplo, que produz para a Mitsubishi.
Quais as vantagens do amortecedor recondicionado?
Para saber se o amortecedor recondicionado é uma boa opção, vale a pena observarmos as vantagens e desvantagens em comprar a peça nessas condições.
Sem dúvida, a principal vantagem de um amortecedor recondicionado é o preço. Afinal, o componente recondicionado custa, em geral, metade do valor de um amortecedor de carro em estado novo.
Por exemplo: para o HB20, o amortecedor remanufaturado é encontrado por R$350 o par, enquanto que o recondicionado sai por R$190 o par.
Assim, você economiza dinheiro e adquire um produto que, pelo menos por um tempo, poderá funcionar corretamente.
Dessa forma, para uma direção segura, é sempre importante observar os sinais de que o amortecedor está com problema. Vazamentos próximo às rodas, solavancos em lombadas e dificuldades de estabilizar o carro nas curvas são os principais sinais de que é hora de trocar ou recuperar os amortecedores.
Nunca é demais lembrar, também, que a manutenção do carro precisa ser feita com frequência, ainda mais para motoristas de aplicativos. O que está em jogo, afinal, é a segurança e conforto do condutor e passageiros.
E quais as desvantagens da peça?
Embora seja uma maneira de economizar, recondicionar o amortecedor também tem suas desvantagens. A principal delas é de que não há garantia de quanto tempo a peça permanecerá funcionando.
Como o componente não foi aberto, as peças internas podem ter muitos desgastes e apenas a pressurização pode não ser suficiente para o amortecedor funcionar bem por muito tempo.
Esse desgaste interno pode fazer com que a peça pare de funcionar corretamente em pouco tempo, o que leva a danos aos componentes da suspensão e direção do veículo.
Além disso, o motorista pode ter dificuldades em encontrar uma mecânica de confiança, seja para recondicionar ou remanufaturar amortecedores. Se os procedimentos não forem feitos da maneira correta, não apenas a durabilidade da peça, mas a própria segurança do motorista pode ser comprometida.
Afinal, vale a pena usar amortecedor recondicionado?
Infelizmente, não é recomendado o uso de amortecedor recondicionado. Como o reparo desse procedimento não é realizado em oficinas reconhecidas pelas fabricantes e não há garantia sobre o funcionamento da peça após o processo, não há como saber se o componente recuperado terá longa durabilidade ou até efetividade no funcionamento do carro.
Dessa forma, recondicionar o amortecedor pode ser uma opção barata, mas que, no futuro, pode gerar mais gastos. A razão é que o custo de comprar repetidos amortecedores recondicionados pode ser maior que o de um componente novo.
Assim, se você deseja a recuperação de amortecedores do seu carro, prefira um amortecedor remanufaturado ou uma peça nova.
Se você é um Motorista Parceiro 99, pode aproveitar nossas parcerias para comprar produtos automotivos ou solicitar serviços de manutenção com desconto.
As parcerias da 99 também oferecem condições especiais para seguro veicular, lava-car e muito mais.
Para saber mais sobre manutenção veicular, acesse outros conteúdos do blog da 99. Temos um artigo especial sobre tempo de duração de pneu e outros materiais para te auxiliar a ter as melhores experiências como Motorista Parceiro 99!
A 99 utiliza cookies e tecnologias semelhantes para melhorar a sua experiência, analisar como você interage com o site, melhorar desempenho e personalizar conteúdo. Política de privacidade