Saiba o que é aquaplanagem e veja 4 dicas de como evitar!
- Por: 99 •
- Última atualização: 27/12/2022
Com o dia a dia corrido dos motoristas e com a alta demanda em dias de chuva, o risco de aquaplanagem acaba se tornando mais um fator a ser levado em conta na rotina de segurança de um condutor.
Em dias chuvosos o risco de acidentes aumenta em, aproximadamente, 40%. Dentre os fatores de risco para que ocorra uma colisão, certamente a aquaplanagem é aquela que mais se destaca.
Entre 2017 e 2018, esse foi o motivo de cerca de 5% de todos os acidentes ocorridos em estradas federais no Brasil.
Passar por essa situação, seja nas cidades, seja em estradas, representa um alto risco de acidentes, sobretudo porque o motorista perde, por alguns instantes, o controle sobre a direção do veículo.
Dessa maneira, é bastante importante que o motorista tenha atenção redobrada ao trafegar com qualquer tipo de veículo em momentos de chuva.
Além disso, planejar seus trajetos para evitar pistas de velocidade mais elevada e de riscos de alagamento também é uma das melhores práticas que você deve adotar, dado que a velocidade é um fator que acaba por aumentar o risco de acidentes envolvendo o fenômeno.
Outro ponto bastante importante ligado ao risco de aquaplanar tem a ver com a qualidade da pavimentação do local em que se está trafegando.
Pistas sem manutenção e com inclinações indevidas ou mesmo buracos aumentam a quantidade de água na superfície do asfalto, o que acaba por potencializar o risco de aquaplanar.
Assim, estar atento a esses detalhes vai fazer toda a diferença no momento de trafegar em dias de chuva, diminuindo drasticamente o risco de acidentes de trânsito que colocam a sua segurança em risco e, ainda, podem te tirar do trabalho por muitos dias.
O que é aquaplanagem?
A aquaplanagem é um fenômeno físico que ocorre quando um veículo, qualquer que seja ele, passa em velocidade elevada em água acumulada na pista, dificultando ou impossibilitando o controle da direção e impossibilitando, dessa forma, o acionamento dos freios.
Isso é ocasionado pela perda, ainda que momentânea, do atrito do pneu com o asfalto. A aquaplanagem ocorre quando a lâmina d’água, mesmo que fina, ocupa o espaço entre o pneu e o asfalto. Dessa forma, sem que haja contato, o motorista perde o controle da direção.
Além do nome popular desse fenômeno, a literatura especializada também utiliza “hidroplanagem” como forma de nomenclatura, pois, na prática, é como se o veículo realmente passasse a planar na pista.
Quando a pista está seca, o fenômeno não acontece porque o pneu é um produto devidamente produzido para que haja atrito constante com o solo.
Dessa forma, ele parece grudar no asfalto, fazendo com que o motorista tenha total controle sobre a sua resposta.
Por conta disso, a melhor forma de evitar a hidroplanagem é, sempre, manter os pneus com a manutenção em dia.
Na prática, isso representa fazer a troca do conjunto, bem como o seu remanejamento, conforme se indica no manual do veículo.
Manter um pneu “careca” é uma das formas de potencializar o risco desse tipo de situação, sobretudo porque, quando assim se apresenta, o pneu já está sem os “sulcos” que são projetados para expelir a água tanto do pneu quanto da estrada.
Quando os “sulcos” do pneu já estão danificados pelo tempo de rodagem, eles não só deixam de cumprir essa função como, ainda, acabam por fazer com que a água fique ainda mais acumulada.
Assim, manter em dia a qualidade do seu jogo de pneus é uma das formas mais simples de evitar esse tipo de situação.
O que pode causar a aquaplanagem?
A aquaplanagem é causada pela falta do atrito entre o pneu e o asfalto, o que ocorre quando uma camada de água acaba por ficar entre esses dois elementos, implicando em perda da direção do veículo.
Além disso, a hidroplanagem – outro conceito físico que explica o mesmo fenômeno – está também ligada a outras situações que devem ser sempre pontos de atenção para o motorista.
A primeira dessas outras situações diz respeito, necessariamente, ao tráfego em áreas alagáveis, o que deve ser sempre evitado pelo motorista – o que implica, também, em conhecer o máximo possível a cidade, suas ruas e seus potenciais pontos de risco.
Quando a chuva começa, a demanda pelas corridas no aplicativo sempre tende a aumentar. Isso não implica, no entanto, em correr riscos a fim de suprir as necessidades do público do app e, sim, seguir com calma e confiante tanto na direção quanto em seu veículo.
Dessa forma, sempre que começa a chover, é fundamental que ao aceitar uma corrida você observe de maneira bastante atenta a sugestão de caminho feita pelo mapa e busque identificar quais são os pontos em que há maior acúmulo de água.
Sempre que for possível, inclusive, solicite orientações ao seu passageiro, que certamente terá maior conhecimento a respeito das vias, sobretudo se ele estiver em deslocamento de casa para o trabalho ou vice-versa.
Além de evitar pontos de alagamento ou mesmo acúmulo de água, outro fator que está diretamente ligado ao risco de hidroplanar é a qualidade dos pneus.
Isso porque o fenômeno da aquaplanagem pode ser provocado também pela ausência de atrito entre os seus pneus, ou mesmo por apenas um deles, com o pavimento, causado, necessariamente, pelo acúmulo de água.
O que fazer quando o veículo aquaplanar?
A hidroplanagem pode causar acidentes de alto potencial de gravidade, sobretudo porque o motorista perde, por alguns instantes, o controle do veículo.
No entanto, um conjunto de ações pode impedir que um acidente muito mais grave ocorra.
A primeira ação a ser tomada quando se identifica a aquaplanagem é a retirada imediata do pé do acelerado. Como o veículo não está mais sob seu controle, tirar o pé do acelerador irá minimizar o risco potencial de agravar a situação.
Uma reação que muitos motoristas podem listar como sequencial à retirada do pé do acelerador é acionar rapidamente o freio. No entanto, quando ocorre a aquaplanagem, o veículo já está sem contato entre o pneu e o solo.
Assim, como há bastante água entre o pneu e o asfalto, a frenagem brusca poderá fazer com que o veículo apenas derrape ainda mais. Portanto, a reação imediata ao momento em que você perde o controle do carro não deve ser, jamais, a de frear.
No entanto, caso o veículo possua freios do tipo ABS – que não são travados de forma completa e instantânea – é possível frear com mais força, mantendo a alavanca acionada até que se retome o controle total do carro.
Tão logo seja identificada a perda de controle do veículo, o motorista deve, então, manter as rodas do carro mais retas quanto for possível, segurando firme o volante do veículo.
Quando os pneus conseguirem retomar o contato com o solo, o motorista irá sentir o volante novamente mais pesado.
Nesse momento, o ideal é girar o volante de um lado para o outro de forma suave e gentil, verificando se já é possível sentir a aderência dos pneus com o solo.
4 dicas de como evitar a aquaplanagem
Agora que você já sabe tudo sobre o que é e o que fazer em caso de aquaplanagem, é necessário saber como evitar que esse fenômeno ocorra com seu carro.
Como a ocorrência de aquaplanagem é agravada quando o motorista está em alta velocidade, é fundamental que as leis de trânsito sejam devidamente respeitadas, sobretudo aquelas que determinam a velocidade ideal na pista de tráfego.
As pistas são projetadas para o escoamento correto da água, mas isso pode ser impedido de acontecer por inúmeros fatores, como má conservação das vias, presença de entulhos bloqueando bueiros e, sobretudo, alagamentos, que impedem a correta visualização da pista.
Dessa forma, ainda que seja fundamental estar atento às demandas dos seus clientes, é necessário ter atenção redobrada à pista, bem como conhecer os caminhos que serão feitos, evitando pontos em que os alagamentos são mais comuns – ou mesmo o acúmulo de água.
Isso porque, tendo atenção a esses pontos que mencionamos, será possível prestar mais do que um atendimento cinco estrelas: será possível estar atento o tempo todo às questões de segurança no trânsito, tornando possível que sua viagem se dê em completa tranquilidade.
Além disso, é fundamental também manter uma distância segura de outros veículos, que, conforme se recomenda, deve ser de pelo menos três segundos. Isso vai fazer com que, em qualquer situação de risco, você tenha tempo de reagir, evitando uma colisão.
Quer saber mais sobre o que ter sempre em dia para evitar a aquaplanagem? Fique atento às nossas quatro dicas fundamentais:
Faça a revisão periódica do seu carro
Ter as revisões do seu carro em dia pode te alertar para diferentes situações que podem causar aquaplanagem ou, em caso de hidroplanagem, tornar mais complicado retomar o controle do veículo.
As revisões sempre devem verificar a qualidade de pastilhas de freio e ou sistemas de frenagem, como no caso do ABS, que são fundamentais para que você possa evitar uma colisão em caso de outro veículo aquaplanar, por exemplo.
Esse tipo de equipamento também faz com que você possa retomar rapidamente o controle do seu carro, tornando possível continuar a viagem de forma segura para todos.
Além dos freios, a revisão periódica também verifica o correto alinhamento e balanceamento do seu carro, o que é mais do que essencial para que o veículo tenha plenas condições de resposta em caso de hidroplanagem.
Por fim, por meio da manutenção periódica e preventiva, é possível verificar a qualidade dos seus pneus, atuando rapidamente em caso de necessidade de troca ou remanejo.
Mantenha seus pneus em dia
A qualidade dos pneus é determinante para uma direção segura e, quando os sulcos do equipamento estão íntegros, acabam por atuar evitando que haja acúmulo de água entre o solo e o pneu em si, “jogando” água para fora da pista.
No entanto, quando os pneus estão “carecas”, como se costuma falar, essa solução acaba por não se apresentar de forma adequada, impedindo que os sulcos despejem água.
Existe uma solução bastante simples para verificar a qualidade dos seus pneus, no entanto, e, para colocá-la em prática é necessário, apenas, que você tenha uma moeda de um real em seu bolso.
Para saber se os sulcos dos seus pneus ainda são funcionais, analise a borda amarela que envolve toda a sua moeda. Essa borda tem cerca de 1,6 mm, o que é a mesma profundidade que, de acordo com a regra de trânsito vigente, o sulco do pneu deve ter.
Assim, se você posicionar a moeda dentro de um sulco e a borda amarela desaparecer por completo, tudo está certo com seus pneus. No entanto, se a borda amarela permanecer visível, é urgente a troca dos equipamentos do seu carro.
Verifique a calibragem ideal para seus pneus
Manter seus pneus com a calibragem ideal também é uma maneira de evitar a aquaplanagem, sobretudo por conta da superfície de aderência para a qual o pneu em si foi projetado para ter.
Dessa forma, se o pneu apresentar maior resistência, perderá aderência, enquanto, se apresentar menor resistência, terá uma maior superfície de contato com a água, aumentando o risco de aquaplanar.
No manual do seu veículo constam as informações relacionadas à calibragem ideal dos pneus, bem como qual o pneu mais acertado para o carro em si.
Vale sempre ter essas informações em mãos no momento de fazer também a manutenção periódica do seu carro, possibilitando que o profissional possa adequá-lo da forma que determina a própria empresa fabricante.
Não corra em dias chuvosos
Nós sabemos que você sempre deseja manter um padrão de atendimento exemplar para o passageiro, fazendo com que ele chegue rapidamente ao seu destino.
Além disso, sabemos também que quanto mais rápido você finaliza uma corrida, mais rápido pode pegar outra e, dessa forma, bater a sua meta diária.
No entanto, apesar desses fatores, a pressa nunca foi boa amiga do trânsito e, tampouco o é em dias chuvosos.
Dessa maneira, em dias de chuva é fundamental que a sua atenção às determinações de velocidade das pistas em que trafegar seja mais do que redobrada, pois é justamente o excesso de velocidade o que mais expõe o motorista à aquaplanagem.
Além de aumentar a chance de aquaplanar, a alta velocidade diminui seu tempo de resposta para a situação, podendo aumentar, dessa forma, a chance de um acidente ocorrer.
Nós, da 99, contribuímos com um trânsito mais seguro e, por conta disso, oferecemos vantagens para os motoristas parceiros.
Um deles é mais do que fundamental para contribuir com a segurança no trânsito e com a tranquilidade do seu bolso.
Todos os nossos motoristas parceiros recebem descontos para fazerem as manutenções preventivas em seus carros, contribuindo, dessa maneira, com um trânsito mais seguro para todos.
Quer saber mais sobre todas as nossas parcerias? Acesse o Somos 99 e conheça as vantagens de ser um motorista parceiro. E, claro, se você ainda não atua com a 99, vem se cadastrar!
A 99 utiliza cookies e tecnologias semelhantes para melhorar a sua experiência, analisar como você interage com o site, melhorar desempenho e personalizar conteúdo. Política de privacidade