A CNH vai mudar! O novo modelo da Carteira Nacional de Habilitação (CNH) começa a ser emitido a partir de 1° de junho deste ano. O novo documento poderá ser emitido tanto no formato digital, disponibilizado por meio do aplicativo Carteira Digital de Trânsito, quanto no tradicional, impresso.
A mudança tem o objetivo de alinhar a carteira de motorista brasileira com o padrão internacional, além de acrescentar dispositivos de segurança contra falsificações. Listamos abaixo todas as mudanças que serão feitas no novo documento.
Boa leitura!
Leia também:
- MEI para motorista de aplicativo da 99: saiba tudo!
- Como pagar INSS autônomo? Entenda sua contribuição!
- Legislação de trânsito: pare e veja!
Tenho que trocar minha CNH imediatamente para o novo padrão?
Não haverá necessidade de troca imediata. O novo modelo será emitido inicialmente para quem for renovar a habilitação e para quem tirou a carteira a partir de junho deste ano. Valerá também aos motoristas que requisitarem a segunda via.
O que vai mudar na nova CNH?
Comparando com o modelo atual, a nova CNH ficará bem diferente. Como falamos anteriormente, as mudanças são medidas tomadas contra a falsificação do documento.
Cores e dispositivos de segurança
Sobre os novos dispositivos de segurança, haverá uma tinta especial fluorescente, ou seja, que brilha no escuro, e itens visíveis apenas com luz ultravioleta, além de holograma na parte inferior do documento.
A nova CNH também exibirá uma combinação de verde e amarelo. Na parte superior, uma das alterações mais perceptíveis é a inserção da assinatura logo abaixo da foto – hoje, ela fica depois da dobra.
Categorias serão destacadas
As mudanças mais significativas se concentram na parte inferior: haverá um quadro com silhuetas de veículos, acompanhados do código da respectiva categoria – as categorias para as quais cada motorista está habilitado serão marcadas nesse quadro.
Abaixo dessa tabela, estará o quadro de observações, que informa eventuais restrições médicas e se o condutor exerce atividade remunerada.
CNH Provisória
Popularmente conhecida como CNH Provisória, o documento é emitido para motoristas com Permissão para Dirigir, uma autorização temporária a iniciantes. O novo padrão também se estende a esse grupo, que na nova carteira será indificado pela letra”P” no lado superior direito do documento – donos de CNH definitiva terão no documento a letra “D”. Também haverá, como atualmente, o campo ACC (Autorização para Conduzir Ciclomotor).
QR Code
Introduzido em 2017, o QR Code será mantido no verso da CNH, dando acesso, via aplicativo, a todas as informações relacionadas ao condutor. Vale destacar que, mesmo com alteração no documento, não muda a respectiva validade, que passou a vigorar no ano passado: dez anos para motoristas com idade inferior a 50 anos; cinco para cidadãos com 50 a 69 anos; e três para condutores com 70 anos ou mais.
Gostou das mudanças?
Essas foram as principais novidades da nova CNH, que começa a ser emitida a partir de junho de 2022. Gostou das mudanças?
Continue acompanhando o nosso blog e siga a 99 nas redes sociais.
Se cuida, vai de 99!
A 99 utiliza cookies e tecnologias semelhantes para melhorar a sua experiência, analisar como você interage com o site, melhorar desempenho e personalizar conteúdo. Política de privacidade