Kit GNV: Entenda as diferenças e saiba como escolher o seu
- Por: 99 •
- Última atualização: 23/04/2024
O GNV — Gás Natural Veicular – é usado como uma alternativa para substituir combustíveis tradicionais, sendo menos poluente, mais sustentável, econômico e rentável. Por isso, é uma excelente alternativa para você que deseja economizar com combustível.
O uso do kit GNV trouxe inúmeros benefícios para os donos de veículos e para os motoristas de aplicativo. Mas você sabe como escolher o seu e quais as diferenças entre as opções no mercado?
Continue conosco e saiba tudo o que você precisa sobre as diferenças entre as gerações disponíveis e como escolher a melhor para o seu carro e para o seu bolso. Confira a seguir!
Você vai ler sobre:
- Para que serve o GNV?
- Gerações de GNV, entenda a diferença entre elas.
- Custo benefício entre os kits GNV
- Qual kit GNV escolher para o meu carro?
Para que serve o GNV?
Por ser um combustível gasoso, o GNV é usado como uma opção eficaz e sustentável de combustível veicular. De acordo com a Comgás, a maior distribuidora de gás natural encanado da América Latina, sua queima emite menos gases poluentes do que a gasolina, o etanol e até mesmo o diesel.
Os carros tradicionais utilizam biocombustíveis e só podem usar o GNV mediante a instalação de uma central eletrônica que injeta o gás natural no motor do veículo. Embora os custos dessa conversão sejam preocupantes para alguns motoristas, alguns veículos vêm de fábrica preparados para receber o kit GNV, como: Chevrolet Astra Multipower, Ford Ranger, Fiat Siena Tetrafuel, Volkswagen Santana, Toyota Etios e outros, que não são mais encontrados em montadoras e atualmente são vendidos apenas por proprietários.
Mas se você quiser saber mais e tirar dúvidas sobre o uso e instalação do kit gás, comece lendo nosso artigo: GNV para motoristas de aplicativo, vale a pena? Nele, te contamos tudo o que precisa para fazer a sua escolha com segurança.
Entenda a diferença entre as gerações de GNV
Antes de escolher o seu Kit gás, entenda as diferenças entre as gerações de GNV.
O gás natural de 3ª e 5ª geração são os mais comuns, porém já existem no mercado opções de instalação de kit gás até a 6ª geração, que ainda está indisponível no Brasil. A seguir, vamos te explicar as principais diferenças entre cada uma delas, além das vantagens e desvantagens para o motorista de aplicativo.
3ª geração: este é o kit gás GNV mais comum e utilizado em veículos que possuem sistema de injeção eletrônica com mistura feita pelo módulo de controle e execução ligada a dois atuadores eletromecânicos. Possui a regulagem manual alta do volume de gás na mangueira e um redutor de 3 etapas, capaz de regular em lenta (baixa).
4ª geração: possui um “motor-de-passo”, as quais são ajustados de forma automática na central de gerenciador de fluxo, que funciona fazendo a leitura e simulação de sonda lambda. Assim como a geração 3, possui um redutor de 3 etapas, capaz de regular em lenta (baixa).
5ª e 6ª geração: ambos recorrem a um redutor de 2 etapas, ou compressão positiva, onde uma central de injeção envia o gás com pressão positiva através da perfuração de injetores, que geralmente são colocados na entrada de cada cilindro. O kit gás GNV de 6ª geração ainda não está disponível no Brasil.
Custo benefício entre os kits GNV
Além de entender as diferenças básicas entre as gerações do kit GNV, considerar o custo-benefício entre eles pode pesar muito na sua escolha. Por isso, mostraremos a seguir uma comparação entre os kits mais usados por carros com GNV no Brasil, os de 3ª e 5ª geração:
O kit gás de 3ª geração possui um simulador de injetores e funciona através do ajuste manual do volume de gás na tubulação do veículo. Na marcha lenta, esse ajuste é feito usando uma caixa de câmbio de três marchas trespassada de GNV para combustível (ou vice-versa).
Por isso, o gás de 3ª geração oferece menor custo de instalação e maiores benefícios na manutenção, um procedimento que necessita ser feito com certa frequência, que vai depender do modelo do carro, ano de fabricação e motor, pois o kit costuma perder a potência entre os intervalos de troca da instalação.
Já o kit de 5ª geração, é recomendado para os veículos mais avançados, pois sua estrutura é uma central de injeção computadorizada do gás, com bicos pressurizados e encaminhados mediante uma rampa que os liga a cada cilindro múltiplo do motor.
O produto também usa um redutor de pressão positiva (ou de dois estágios), associados a uma central eletrônica de injeção que encaminha o gás pelos dos injetores por meio de pressão positiva. Geralmente, os bicos injetores são perfurados na entrada dos cilindros.
Por isso, o kit GNV de 5ª geração é mais avançado, mais caro e indicado para veículos mais modernos ou com a parte mecânica mais frágil, tornando-se eficiente para cobrir possíveis falhas na ignição do carro.
Geração | Tipo de Injeção | Vantagens | Veículos Compatíveis | Recomendado para |
3ª Geração | Eletrônica Sequencial | Melhor economia de GNV (equivalente à gasolina), menor emissão de poluentes que a 2ª geração, bom desempenho | Injeção eletrônica multiponto (fabricados entre 2006 e 2013) | Carros com injeção eletrônica multiponto (comum) |
4ª Geração | Eletrônica Direta | Ótimo desempenho e economia de GNV (5% a 10% menor que a gasolina), menor emissão de poluentes que as gerações anteriores, tecnologia moderna | Carros com injeção eletrônica direta (fabricados após 2013) | Carros modernos com injeção eletrônica direta (comum) |
5ª Geração | Eletrônica Direta com Emulador de Sonda Lambda | Ótimo desempenho, economia de GNV (equivalente à gasolina), menor emissão de poluentes que as gerações anteriores, tecnologia de ponta | Carros com injeção eletrônica direta e flexíveis (fabricados após 2016) | Carros modernos com injeção eletrônica direta e flexíveis (menos comum) |
6ª Geração | Injeção Direta com Controle Individual de Cilindro | Excelente desempenho e economia de GNV (equivalente ou superior à gasolina), menor emissão de poluentes, tecnologia de ponta | Carros com injeção eletrônica direta e flexíveis (fabricados após 2020) | Carros modernos com injeção eletrônica direta e flexíveis (novos) |
Qual kit GNV escolher para o meu carro?
Se você deseja ganhar mais como motorista de aplicativo, economizar combustível é uma boa solução e o GNV pode ser muito útil neste aspecto. Para entender melhor esses gastos e auxiliar na sua decisão, aprenda a calcular o consumo de combustível no seu carro e faça um comparativo entre despesas.
O kit GNV de 3ª geração já se provou eficiente para quase 80% dos veículos em que é utilizado como combustível, tanto em funcionamento quanto em economia de instalação. Considerando o ano de fabricação, tipo de carro e funcionamento do motor, é muito mais relevante escolher um local confiável para fazer a conversão na hora da escolha.
Como vimos acima, se o seu veículo é mais moderno, o ideal é investir no kit gás de 5ª geração. Vale destacar que ele possui processamentos e tecnologia mais avançados, fazendo com que o seu veículo funcione no ato da injeção do gás.
Agora que já sabe de tudo isso, chega de perder tempo, venha fazer parte da nossa comunidade! Acesse e comece a ganhar dinheiro como motorista de aplicativo 99.
Gostou dessa matéria? Então continue navegando no Blog 99 e fique por dentro dos assuntos mais importantes para o dia a dia de um motorista de app.
A 99 utiliza cookies e tecnologias semelhantes para melhorar a sua experiência, analisar como você interage com o site, melhorar desempenho e personalizar conteúdo. Política de privacidade