Detector de radar automotivo: o uso é permitido no Brasil?
- Por: 99 •
- Última atualização: 26/07/2023
As multas por excesso de velocidade são comuns em diversas localidades do país e muitos motoristas buscam maneiras de evitá-las. Uma das ferramentas que alguns utilizam para driblar os radares é o detector de radar automotivo.
Mesmo que o Código de Trânsito Brasileiro identifique, no artigo 230, inciso III, o detector de radar automotivo como proibido, é importante destacar que hoje existem equipamentos e aplicativos que guiam e orientam motoristas sobre os radares.
Dessa forma, surge a dúvida sobre a legalidade dos aplicativos de trânsito, já que, embora não interfiram diretamente no sinal emitido pelo radar, eles podem dar aquela ajudinha no momento de conter a velocidade.
Se você quer saber mais sobre esse tema e descobrir se o uso de detectores de radar automotivos é proibido ou não, continue lendo este post.
Leia também:
- Saiba como recorrer a uma multa — 99
- Como consultar multas no Detran? — 99
- 10 dicas de aplicativos para motoristas — 99
O que é um detector de radar?
Um detector de radar é um dispositivo eletrônico que detecta a presença de radares de velocidade utilizados pela polícia para monitorar o trânsito e identificar motoristas que estejam dirigindo acima do limite permitido.
Ele funciona através da detecção de ondas de rádio emitidas pelos radares de velocidade e, quando um radar é detectado, é emitido um sinal sonoro ou visual para alertar o motorista, permitindo que ele reduza a velocidade e evite ser multado.
Existem diversos tipos de detectores de radar disponíveis no mercado, com diferentes níveis de sensibilidade e precisão. No entanto, é importante destacar que o uso de detector de radar é proibido em muitos países, incluindo o Brasil.
A utilização desses dispositivos é considerada uma infração de trânsito e pode resultar em multa e perda de pontos na carteira de habilitação.
Entretanto, além desse tipo de dispositivo, hoje é comum que aplicativos de trânsito, como GPS, também tenham detectores de radares, sem que interfiram diretamente na produção do sinal de rádio do equipamento.
Em relação aos aplicativos de trânsito, não há uma regulamentação explícita a respeito da utilização ou mesmo da gravidade relacionada ao uso.
É permitido usar detector de radar?
Como já mencionamos, não é permitido o uso de aplicativos ou ferramentas que tenham a função exclusiva de detectar radar, entretanto, não há uma regulamentação específica sobre o uso de aplicativos com essa finalidade.
Na prática, muitos motoristas utilizam aplicativos de navegação e trânsito que incluem informações sobre a localização de radares de velocidade, mas sem que seja, exclusivamente, um detector de radar.
Esses aplicativos funcionam através do compartilhamento de informações em tempo real entre os usuários, que alertam, uns aos outros, sobre a presença de radares de velocidade, acidentes e outros obstáculos na via.
No entanto, é importante destacar que o uso desses aplicativos pode ser considerado ilegal em alguns casos, dependendo do modo como as informações são compartilhadas, sobretudo quando indicam blitz.
Se o aplicativo em questão tiver como finalidade exclusiva a detecção de radares de velocidade, seu uso pode ser considerado uma infração de trânsito, sujeita à multa e perda de pontos na carteira de habilitação.
Além disso, mesmo que o uso de aplicativos de navegação e trânsito não seja considerado ilegal, é importante ressaltar que a segurança no trânsito deve ser a principal prioridade de todos os motoristas.
O respeito aos limites de velocidade e às leis de trânsito é fundamental para garantir a segurança de todos os usuários da via e reduzir o número de acidentes no trânsito.
Bloqueador de radar é permitido?
O bloqueador de radar, também conhecido como jammer, é um dispositivo eletrônico que interfere nas ondas de rádio emitidas pelos radares de velocidade utilizados pela polícia para monitorar o trânsito.
Diferente de um detector de radar, seu objetivo é impedir que o radar detecte a velocidade do veículo e, consequentemente, evitar a aplicação de multas por excesso de velocidade.
Mesmo que seja óbvio para muitos motoristas, temos que reforçar que o uso de bloqueador de radar é proibido no Brasil e em muitos outros países, sendo considerado uma infração grave, sujeita à multa e apreensão do veículo.
A proibição do uso de bloqueador de radar deve-se ao fato de que o dispositivo pode colocar em risco a segurança no trânsito!
Ao impedir que os radares de velocidade funcionem corretamente, os bloqueadores podem incentivar o comportamento imprudente de motoristas que desrespeitam os limites de velocidade, aumentando o risco de acidentes.
Além disso, o uso de bloqueador de radar também pode interferir na comunicação de outros dispositivos eletrônicos presentes no veículo, como GPS, sistemas de comunicação e de assistência ao motorista, comprometendo a segurança do condutor e passageiros.
Qual a infração por usar dispositivo antirradar?
O uso de dispositivo antirradar, como bloqueadores ou jammers, é uma infração de trânsito no Brasil e pode ser considerado uma conduta grave, conforme o artigo 230, inciso XII do Código de Trânsito Brasileiro.
O dispositivo antirradar é proibido para uso em veículos automotores, e quem for flagrado utilizando-o pode receber uma multa gravíssima, no valor de R$ 293,47 e perder 7 pontos na carteira de habilitação do condutor.
Além da multa, é sempre bom reforçar que é fundamental que todos os motoristas respeitem as leis de trânsito e não utilizem equipamentos ou dispositivos que possam colocar em risco a segurança no trânsito, incluindo, entre esses equipamentos, o detector de radar.
Como não ser pego no radar?
A melhor maneira de não ser pego em um radar de velocidade é respeitando os limites de velocidade indicados na via, sem depender de um detector de radar ou dispositivo antirradar.
Além disso, é importante prestar atenção nas sinalizações de trânsito, como placas e semáforos, e adaptar a velocidade do veículo conforme as condições da via, como a presença de pedestres, curvas ou condições climáticas adversas.
Caso tenha dúvidas sobre a velocidade permitida na via, é possível verificar essa informação através das placas de sinalização ou de aplicativos de trânsito que informam sobre as condições da via, incluindo a velocidade permitida.
Vale destacar que os radares de velocidade são equipamentos de segurança viária, que visam garantir a segurança de todos os usuários da via, reduzindo a ocorrência de acidentes causados pelo excesso de velocidade.
Por isso, o uso de detector de radar pode ser considerado antiético!
O uso de dispositivos antirradar, como bloqueadores e detectores de radar, é proibido por lei e pode acarretar infrações de trânsito gravíssimas, e o melhor caminho é sempre respeitar os limites de velocidade indicados na via.
E, por isso, separamos algumas dicas que podem te ajudar a ter uma postura ainda mais segura no trânsito e, ainda, evitar multas!
Mantenha a velocidade no limite permitido
Manter a velocidade nos limites permitidos é uma das principais formas de evitar ser pego em um radar de trânsito e, para identificar qual a velocidade máxima permitida, é necessário prestar plena e total atenção em placas de sinalização.
O respeito ao limite de velocidade, além de evitar que seja necessário o uso de equipamentos ilegais, como detector de radar, também garante a segurança de todos os usuários da via, reduzindo o risco de acidentes causados pelo excesso de velocidade.
Atenção às sinalizações de velocidade
Estar atento às sinalizações de velocidade é fundamental para evitar multas de trânsito. Essas sinalizações são responsáveis por informar aos condutores qual é a velocidade máxima permitida em determinada via ou trecho, indicando também possíveis limitações ou restrições.
Para ajudar na conscientização dos condutores, é que existem os radares e outros dispositivos que monitoram a velocidade nas vias, importantes para garantir que as sinalizações de velocidade sejam respeitadas, ajudando a prevenir acidentes e garantindo a segurança no trânsito.
Use aplicativos de controle de velocidade
Os aplicativos de controle de velocidade são ferramentas que podem ajudar os motoristas a evitar multas de trânsito.
Esses aplicativos usam tecnologia GPS para monitorar a velocidade do veículo em tempo real e alertar o motorista quando ele está excedendo a velocidade máxima permitida na via.
Existem diversos aplicativos disponíveis no mercado que oferecem essa funcionalidade, como o Waze, um aplicativo de navegação que também alerta o motorista sobre a velocidade máxima permitida na via e emite um aviso sonoro caso ele esteja excedendo o limite.
Outro exemplo é o TomTom Navigation, um aplicativo dedicado exclusivamente ao monitoramento do trânsito, que mostra a velocidade atual do veículo, alerta o motorista caso ele esteja acima do limite em vias controladas por radares e, ainda, é um dos mais precisos ao calcular o tempo de chegada até um ponto.
Usar aplicativos de controle de velocidade pode ser uma maneira eficaz de evitar multas de trânsito, principalmente para aqueles que estão em viagens ou locais desconhecidos, onde as sinalizações podem ser confusas ou de difícil visualização.
No entanto, é importante lembrar que esses aplicativos não substituem a atenção do motorista e a observação das sinalizações de trânsito.

Use estratégias de direção defensiva.
A direção defensiva é uma técnica de condução cujo objetivo é prevenir acidentes e evitar situações de risco no trânsito.
Ao aplicar as estratégias da direção defensiva, o motorista pode reduzir a probabilidade de cometer infrações de trânsito e, consequentemente, receber menos multas.
Uma das principais estratégias da direção defensiva é a antecipação. Isso significa que o motorista deve estar sempre atento ao ambiente ao seu redor, observando as sinalizações, a movimentação dos outros veículos e as condições da pista.
Com essa antecipação, o motorista pode tomar decisões mais seguras e evitar situações de risco, como ultrapassagens em locais proibidos ou frenagens bruscas.
Outra estratégia importante é a prudência. O motorista deve sempre respeitar as sinalizações de trânsito, como as placas de velocidade máxima, e adaptar a sua condução às condições da pista e ao fluxo de veículos.
Isso significa, por exemplo, reduzir a velocidade em trechos com neblina ou chuva forte, ou em vias com muitos pedestres e ciclistas.
Além disso, é fundamental manter uma distância segura em relação aos outros veículos e evitar manobras arriscadas, como mudanças bruscas de faixa ou ultrapassagens em locais proibidos.
Quer saber mais como essa técnica pode fazer com que o trânsito seja mais seguro? Veja o conteúdo completo sobre direção defensiva.
Privacy Overview
Cookie | Duration | Description |
---|---|---|
__hssrc | session | This cookie is set by Hubspot whenever it changes the session cookie. The __hssrc cookie set to 1 indicates that the user has restarted the browser, and if the cookie does not exist, it is assumed to be a new session. |
AWSALBCORS | 7 days | This cookie is managed by Amazon Web Services and is used for load balancing. |
cookielawinfo-checkbox-advertisement | 1 year | Set by the GDPR Cookie Consent plugin, this cookie is used to record the user consent for the cookies in the "Advertisement" category . |
cookielawinfo-checkbox-analytics | 11 months | This cookie is set by GDPR Cookie Consent plugin. The cookie is used to store the user consent for the cookies in the category "Analytics". |
cookielawinfo-checkbox-functional | 11 months | The cookie is set by GDPR cookie consent to record the user consent for the cookies in the category "Functional". |
cookielawinfo-checkbox-necessary | 11 months | This cookie is set by GDPR Cookie Consent plugin. The cookies is used to store the user consent for the cookies in the category "Necessary". |
cookielawinfo-checkbox-others | 11 months | This cookie is set by GDPR Cookie Consent plugin. The cookie is used to store the user consent for the cookies in the category "Other. |
cookielawinfo-checkbox-performance | 11 months | This cookie is set by GDPR Cookie Consent plugin. The cookie is used to store the user consent for the cookies in the category "Performance". |
CookieLawInfoConsent | 1 year | Records the default button state of the corresponding category & the status of CCPA. It works only in coordination with the primary cookie. |
viewed_cookie_policy | 11 months | The cookie is set by the GDPR Cookie Consent plugin and is used to store whether or not user has consented to the use of cookies. It does not store any personal data. |
Cookie | Duration | Description |
---|---|---|
__cf_bm | 30 minutes | This cookie, set by Cloudflare, is used to support Cloudflare Bot Management. |
__hssc | 30 minutes | HubSpot sets this cookie to keep track of sessions and to determine if HubSpot should increment the session number and timestamps in the __hstc cookie. |
bcookie | 2 years | LinkedIn sets this cookie from LinkedIn share buttons and ad tags to recognize browser ID. |
bscookie | 2 years | LinkedIn sets this cookie to store performed actions on the website. |
lang | session | LinkedIn sets this cookie to remember a user's language setting. |
language | 1 year | This cookie is used to store the language preference of the user. |
lidc | 1 day | LinkedIn sets the lidc cookie to facilitate data center selection. |
sp_landing | 1 day | The sp_landing is set by Spotify to implement audio content from Spotify on the website and also registers information on user interaction related to the audio content. |
sp_t | 1 year | The sp_t cookie is set by Spotify to implement audio content from Spotify on the website and also registers information on user interaction related to the audio content. |
UserMatchHistory | 1 month | LinkedIn sets this cookie for LinkedIn Ads ID syncing. |
Cookie | Duration | Description |
---|---|---|
_gat | 1 minute | This cookie is installed by Google Universal Analytics to restrain request rate and thus limit the collection of data on high traffic sites. |
AWSALB | 7 days | AWSALB is an application load balancer cookie set by Amazon Web Services to map the session to the target. |
Cookie | Duration | Description |
---|---|---|
__hstc | 5 months 27 days | This is the main cookie set by Hubspot, for tracking visitors. It contains the domain, initial timestamp (first visit), last timestamp (last visit), current timestamp (this visit), and session number (increments for each subsequent session). |
_ga | 2 years | The _ga cookie, installed by Google Analytics, calculates visitor, session and campaign data and also keeps track of site usage for the site's analytics report. The cookie stores information anonymously and assigns a randomly generated number to recognize unique visitors. |
_ga_53CTF3L67M | 2 years | This cookie is installed by Google Analytics. |
_ga_MTXT8HSYLZ | 2 years | This cookie is installed by Google Analytics. |
_gat_gtag_UA_217930907_1 | 1 minute | Set by Google to distinguish users. |
_gat_gtag_UA_32120185_1 | 1 minute | Set by Google to distinguish users. |
_gat_UA-172664676-1 | 1 minute | A variation of the _gat cookie set by Google Analytics and Google Tag Manager to allow website owners to track visitor behaviour and measure site performance. The pattern element in the name contains the unique identity number of the account or website it relates to. |
_gat_UA-32120185-1 | 1 minute | A variation of the _gat cookie set by Google Analytics and Google Tag Manager to allow website owners to track visitor behaviour and measure site performance. The pattern element in the name contains the unique identity number of the account or website it relates to. |
_gcl_au | 3 months | Provided by Google Tag Manager to experiment advertisement efficiency of websites using their services. |
_gid | 1 day | Installed by Google Analytics, _gid cookie stores information on how visitors use a website, while also creating an analytics report of the website's performance. Some of the data that are collected include the number of visitors, their source, and the pages they visit anonymously. |
_hjAbsoluteSessionInProgress | 30 minutes | Hotjar sets this cookie to detect the first pageview session of a user. This is a True/False flag set by the cookie. |
_hjFirstSeen | 30 minutes | Hotjar sets this cookie to identify a new user’s first session. It stores a true/false value, indicating whether it was the first time Hotjar saw this user. |
_hjIncludedInPageviewSample | 2 minutes | Hotjar sets this cookie to know whether a user is included in the data sampling defined by the site's pageview limit. |
_hjIncludedInSessionSample | 2 minutes | Hotjar sets this cookie to know whether a user is included in the data sampling defined by the site's daily session limit. |
_hjTLDTest | session | To determine the most generic cookie path that has to be used instead of the page hostname, Hotjar sets the _hjTLDTest cookie to store different URL substring alternatives until it fails. |
CONSENT | 2 years | YouTube sets this cookie via embedded youtube-videos and registers anonymous statistical data. |
hubspotutk | 5 months 27 days | HubSpot sets this cookie to keep track of the visitors to the website. This cookie is passed to HubSpot on form submission and used when deduplicating contacts. |
Cookie | Duration | Description |
---|---|---|
_fbp | 3 months | This cookie is set by Facebook to display advertisements when either on Facebook or on a digital platform powered by Facebook advertising, after visiting the website. |
fr | 3 months | Facebook sets this cookie to show relevant advertisements to users by tracking user behaviour across the web, on sites that have Facebook pixel or Facebook social plugin. |
test_cookie | 15 minutes | The test_cookie is set by doubleclick.net and is used to determine if the user's browser supports cookies. |
VISITOR_INFO1_LIVE | 5 months 27 days | A cookie set by YouTube to measure bandwidth that determines whether the user gets the new or old player interface. |
YSC | session | YSC cookie is set by Youtube and is used to track the views of embedded videos on Youtube pages. |
yt-remote-connected-devices | never | YouTube sets this cookie to store the video preferences of the user using embedded YouTube video. |
yt-remote-device-id | never | YouTube sets this cookie to store the video preferences of the user using embedded YouTube video. |
yt.innertube::nextId | never | This cookie, set by YouTube, registers a unique ID to store data on what videos from YouTube the user has seen. |
yt.innertube::requests | never | This cookie, set by YouTube, registers a unique ID to store data on what videos from YouTube the user has seen. |
Cookie | Duration | Description |
---|---|---|
_dyn_id.8712 | 2 years | No description |
_dyn_ses.8712 | 30 minutes | No description |
_hjSession_1940799 | 30 minutes | No description |
_hjSession_2830836 | 30 minutes | No description |
_hjSessionUser_1940799 | 1 year | No description |
_hjSessionUser_2830836 | 1 year | No description |
A3 | 1 year | No description |
adBlock | 1 year | No description |
afilio-uuid | 1 month | No description |
AnalyticsSyncHistory | 1 month | No description |
fp | 1 year | No description available. |
lastUrl | 1 year | No description available. |
lastVisit | 1 year | No description |
li_gc | 2 years | No description |
loglevel | never | No description available. |
platform | 1 year | No description available. |
screenResolution | 1 year | No description available. |
timezone | 1 year | No description available. |