Confira 7 dicas para você cuidar do seu carro no verão
- Por: 99 •
- Última atualização: 14/03/2024
Alguns cuidados com carro no verão são vitais para manter o sistema funcionando corretamente. Sem essas preocupações, você pode ter diversas dores de cabeça, seja com o superaquecimento do motor, desgaste dos pneus, danos à pintura, entre outras questões.
Se você é Motorista Parceiro da 99 e quer garantir a melhor experiência para os seus passageiros, ou se simplesmente quer ter uma viagem tranquila nas altas temperaturas, continue lendo este artigo!
A seguir, a 99 revela quais são os principais pontos que você precisa levar em consideração para proteger o carro no verão. Boa leitura!
7 dicas de cuidado com o carro no verão!
Cuidar do carro no verão exige atenção redobrada com diversos fatores, pensando na saúde do motorista, no conforto de todos no automóvel e também para a proteção do seu veículo.
Dessa forma, fique bem atento nos pontos a seguir!
1. Não deixe exposto ao sol
O exterior do automóvel, assim como nossa pele, precisa de cuidados especiais contra os fortes raios solares. Tendo isso em mente, recomenda-se que você evite deixar o veículo exposto diretamente ao sol.
Prefira estacionar o automóvel em ambiente fechado, uma vez que essa prática evita danos à pintura. A propósito, siga essa recomendação à risca, sobretudo entre 10h e 16h. Isto porque, durante esse período, a incidência de raios ultravioleta é mais intensa.
Contudo, engana-se quem pensa que antes desse período ou depois está tudo bem. Na verdade, a luz solar continua presente em outros horários, mesmo que a intensidade seja mais fraca.
Por isso, o ideal é que você sempre priorize locais cobertos e com sombra. Caso contrário, diversos componentes plásticos e de borracha, como os pneus e o painel, podem ter vida útil reduzida, devido ao desgaste.
E, caso não seja possível estacionar em locais fechados, recomenda-se que você tenha sempre à disposição alguns itens de proteção, tais como:
- Capa de carro;
- Películas nos vidros;
- Protetores laminados.
Adicionalmente, lembre-se de encerar o automóvel, pelo menos, uma vez por semestre do ano.
Dessa forma, você mantém a pintura tinindo e reforça a proteção contra os raios solares mais intensos.
Leia também: Protetor solar de carro: maior conforto no calor!
Um dos pontos importantes de cuidado com o carro no verão é ficar atento para não aumentar o desgaste no painel do veículo.
2. Atenção aos pneus
Períodos com altas temperaturas aumentam o desgaste da borracha e alteram a pressão dos pneus.
Essa oscilação, aliás, é até um processo natural. Contudo, lembre-se de verificar, continuamente, se os pneus estão com calibragem indicada pelo manual do proprietário.
Tal preocupação é necessária porque pneus com baixa pressão se desgastam rapidamente e, conforme as condições da pista, aumentam a chance de acidentes do carro no verão.
3. Cuide dos limpadores de para-brisa
Fortes chuvas são bastante frequentes durante o verão. Por isso, é vital manter os limpadores de para-brisas higienizados. Caso contrário, sua visão ficará prejudicada na pista.
Portanto, antes de seguir viagem, lembre-se de verificar se as borrachas estão ressecadas e, caso seja necessário, troque esses acessórios imediatamente, combinado?
Essa troca pode ser feita em casa mesmo, de forma rápida e prática, seguindo esses passos.
4. Cuidado com o sistema de arrefecimento
Essa é uma das principais dicas quando se fala sobre cuidados com o carro no verão. Afinal, o sistema de arrefecimento é responsável por manter os motores funcionando na temperatura adequada.
Para evitar dores de cabeça, faça a adição do líquido do sistema de arrefecimento, caso ele esteja abaixo do indicado pelo manual do proprietário, combinado?
Contudo, o ideal é que esse processo seja feito por um mecânico, pois, assim, você garante que a substituição foi concluída com sucesso.
Além disso, evite colocar água no radiador, dê preferência para o líquido de arrefecimento correto.
5. Revise o ar-condicionado
Entre as principais dicas para cuidar do ar-condicionado, destacam-se:
- Teste o sistema antes de sair de casa;
- Faça a manutenção de acordo com o manual do proprietário;
- Cheque o ar-condicionado semestralmente ou a cada 10 mil km rodados;
- Mantenha a higiene do ar-condicionado em dia;
- Proteja o painel dos raios solares.
Ter esse cuidado com o carro no verão é ainda mais importante porque, de acordo com o Climatempo, essa estação em 2023/2024 terá como cenário comum pancadas de chuva, temperaturas elevadas e alta umidade.
6. Cuidado com o transporte de pets
Para os pais de Pets, atenção: proteja o banco do veículo para impedir danos provocados pela urina do bichinho, que é ácida e costuma correr o material.
Além disso, capriche na higienização do carro no verão, pois os pelos dos Pets são mais complicados de serem removidos, além de aumentar a probabilidade de alergias respiratórias.
E, claro, siga as recomendações de proteção do Código de Trânsito Brasileiro (CTB). Assim, você garante não só a sua proteção, mas também dos outros ocupantes do veículo e, sobretudo do seu melhor amigo.
Sempre importante ressaltar: se for sair do carro, não deixe seu bichinho sozinho no veículo. O calor faz muito mal pra ele, fazendo ele passar mal.
7. Redobre a atenção com as baterias
Pouca gente sabe, mas as reações químicas que ocorrem no interior das baterias do veículo também sentem um forte desgaste com as altas temperaturas.
No calor extremo, as reações internas podem ocorrer de forma diferente, alterando intensamente o funcionamento das baterias. O sistema elétrico é o que acaba sendo o mais afetado, podendo levar, inclusive, a um incêndio e explosão.
Para evitar esses cenários com o carro no verão, a manutenção preventiva é a estratégia mais eficaz, uma vez que ela mantém os terminais da bateria higienizados.
Além disso, identifica e evita corrosões ou qualquer outro problema comum neste dispositivo.
Quando pensamos em cuidar do carro no verão, um dos pontos essenciais de se atentar é estacionar no sol. Essa ação pode desgastar o veículo e ser desconfortável para o motorista.
Por que redobrar a atenção no verão?
Os cuidados com o carro no verão influenciam diretamente no conforto do motorista e dos outros ocupantes do veículo. Além disso, aumentam a segurança na pista, pois evitam problemas mecânicos com o motor e a bateria do automóvel.
Ao mesmo tempo, protegem o desgaste de peças e pintura, o que afetariam o preço e qualidade do automóvel.
Conforto
O conforto é um dos grandes pontos afetados pelo calor quando falamos no ambiente automotivo.
Deixar o carro fora da sombra esquenta os bancos e o volante, e torna a experiência de dirigir desagradável quando se retorna ao veículo. Além disso, o volante em alta temperatura pode causar algumas lesões nas mãos
Por outro lado, o condutor também é bastante afetado. Além do desconforto ao dirigir, pode ocorrer uma desidratação com maior facilidade caso não esteja atento. Por isso, se você ficar muito tempo ao volante durante o dia, se certifique de ter uma garrafa de água.
Segurança
Não é só você: o carro no verão também precisa de hidratação. Se os níveis dos líquidos de arrefecimento e óleo estiverem baixos, a chance de superaquecimento é maior, prejudicando a segurança na pista.
Nesse contexto, lembre-se sempre de conferir os níveis de óleo do motor, bem como o líquido de arrefecimento. Isso deve ser feito com o motor frio, ok?
Desgaste
Como vimos acima, os raios UV afetam a pintura do seu carro no verão. Use ceras protetoras para impedir esse desgaste. Alguns produtos, além de proteger, conferem função reparadora.
Os pneus também sofrem um desgaste maior, o que também pode gerar maiores gastos ao motorista.
Gostou das nossas dicas? Então, siga as nossas orientações. Assim, você evita problemas no trânsito e pode aproveitar as altas temperaturas com mais segurança e conforto. E confira o blog da 99 para aprender ainda mais!
A 99 utiliza cookies e tecnologias semelhantes para melhorar a sua experiência, analisar como você interage com o site, melhorar desempenho e personalizar conteúdo. Política de privacidade