4 atitudes inadequadas de passageiros(as) que o(a) motorista parceiro(a) pode reportar
- Por: 99 •
- Última atualização: 21/10/2022
Sabe aquele velho ditado “não faça com os outros o que não gostaria que fizessem com você”? Ele é a base do Guia de Comunidade 99 e está presente na hora em que criamos nossas políticas e iniciativas , tanto para o passageiro, quanto para quem dirige.
Nos preocupamos igualmente com motoristas parceiros(as) e passageiros(as). Por isso, em nosso aplicativo todos podem oferecer e receber avaliações após uma viagem com a 99. Essas avaliações nos ajudam, por exemplo, a mapear, educar e até mesmo banir passageiros(as) e motoristas parceiros(as) com comportamento inadequado.
E aí, você sabia disso?
Reunimos abaixo alguns exemplos de comportamentos inadequados e que podem até mesmo gerar o bloqueio do(a) passageiro(a) da plataforma.
Passageiro não pagou pela corrida
Na 99, motorista de app parceiro conta com a Proteção Anticalote, um conjunto de iniciativas da 99 para diminuir casos em que o pagamento não é realizado no final da corrida. Veja, abaixo, as principais novidades:
- Troco facilitado: em corridas em dinheiro, você pode dar o troco para o(a) passageiro(a) direto pelo aplicativo da 99.
- Alteração do método de pagamento: a partir de agora, a 99 permite que o passageiro ou passageira altere o método de pagamento, tanto enquanto espera por você, quanto durante a viagem.
Agora, se o passageiro ou passageira não pagar pela viagem depois da viagem ter sido realizada, siga o passo a passo abaixo:
- No aplicativo de motorista, clique em “Outro valor”;
- Digite R$0,00 e envie;
- Feito isso, a sua solicitação será analisada pela 99;
- Após aprovada, o dinheiro cai na sua carteira em menos de um minuto.
Importante! A regra de reembolsar apenas 5 em cada 100 corridas caiu, mas o valor limite de reembolso continua R$50,00.
Passageiro atrasou na hora do embarque
Atrasos costumam ocorrer. É por isso que, quando o(a) passageiro(a) não está no ponto de embarque ou atrasa mais do que é permitido, você pode se comunicar com o ele(a) pelo chat e, depois do tempo permitido de espera, você pode cancelar a corrida e reportar e/ou avaliar o passageiro à 99.
Novamente, vale lembrar que ninguém está livre de eventuais atrasos, mas quando esse comportamento é constante, a sua avaliação pode ajudar a 99 a identificar esses usuários e educá-los quanto à importância da pontualidade.
Passageiro sujou o carro
O café é bem-vindo numa manhã agitada, mas para manter o veículo do motorista sempre limpo, o passageiro não pode levá-lo consigo. Por isso, quem deixar seu carro sujo pode ser reportado para a 99 por comportamento inadequado, viu?
O mesmo vale para os usuários com calçados sujos ou para quem decidir consumir alimentos e bebidas que produzem farelos durante a viagem, todos esses são motivos que devem ser comunicados ao aplicativo.
Se um passageiro ou passageira for reportado por mais de um motorista parceiro, a 99 pode gerar um Alerta de Bloqueio temporário ou definitivo para esse usuário, de maneira que não poderá fazer novos chamados de corrida.
Passageiro danificou meu carro
Alguns podem não ser fãs do “bom dia” ou da conversa sobre o clima da cidade dentro do carro, mas não é aceitável que um passageiro ou passageira danifique o veículo utilizado.
Atitudes como bater a porta com muita força, puxar demais o cinto ou até tentar abrir o vidro de maneira brusca podem trazer danos ao motorista parceiro(a) que preza por manter o carro sempre em dia.
Sempre sentimos muito por alguma situação que foge do padrão. Por isso, se você passar por uma situação em que o(a) passageiro(a) danifique o seu carro, encorajamos que você faça uma avaliação sincera sobre o passageiro. Só assim a 99 vai conseguir identificar o usuário para tomar as medidas cabíveis dentro da plataforma.
E esse é outro comportamento inadequado que gera Alerta de Bloqueio temporário ou definitivo do passageiro.
Como funciona o Alerta de Bloqueio 99
Se um passageiro apresentar mau comportamento recorrente, o Alerta de Bloqueio entra em campo. Como?
Com uma avaliação completa e que comprove o comportamento negativo, a 99 entra em contato com o passageiro sobre o episódio. Ou seja, mostramos ao passageiro, através de textos e conteúdos, que a atitude dele ou dela não é aceitável.
Feito isso, pedimos a contribuição e atenção desse(a) passageiro(a) para que aquilo não se repita. Mas, não se preocupe que você, enquanto motorista parceiro ou parceira, não é identificado(a) e nem atrelado(a) ao ocorrido.
Agora, se depois de receber as notificações, o passageiro continuar demonstrando mau comportamento, a 99 pode aplicar um bloqueio temporário ou definitivo, segundo os Termos e Condições da 99.
Além dos exemplos de comportamento inadequados que apresentamos aqui, outras experiências negativas também valem avaliações dos motoristas como:
- Falta de respeito;
- Tentou levar mais de 4 passageiros na viagem;
- Recusou usar o cinto de segurança.
A 99 entende que, para uma boa viagem, a experiência tem que ser positiva para os dois lados, motorista de app e passageiro(a). Por isso, conta com a 99 para sentir mais segurança e conforto no seu dia a dia.
A 99 utiliza cookies e tecnologias semelhantes para melhorar a sua experiência, analisar como você interage com o site, melhorar desempenho e personalizar conteúdo. Política de privacidade