Carro elétrico: saiba tudo sobre o automóvel do futuro
- Por: 99 •
- Última atualização: 03/09/2024
A necessidade por um estilo de vida prático e eficiente, mas que ao mesmo tempo ajude a preservar o meio ambiente está fazendo com que a indústria automobilística revolucione sua forma de produzir. Assim, surgiu a nova tendência da mobilidade nos últimos anos, o carro elétrico.
Este modelo de automóvel veio para ficar e chegou no mercado como uma solução aos motores movidos a combustão, tanto, que a partir de 2030, vários países na Europa já divulgaram a restrição aos veículos comuns, adotando aos poucos os carros elétricos, até a proibição total dos movidos a combustível fóssil.
Pensando nisso, vamos te contar tudo sobre essa novidade que está revolucionando o mercado. Veja agora as principais informações, além de as vantagens e desvantagens de adquirir carros elétricos no Brasil.
Você vai ler sobre:
- O que falar sobre carro elétrico?
- Como funciona o sistema de um carro elétrico?
- Quanto tempo dura a bateria de um carro elétrico?
- Quais são as desvantagens dos carros elétricos?
- Carros elétricos para motoristas parceiros 99
O que falar sobre carro elétrico?
Não é novidade o quanto os gases poluentes emitidos pela indústria automotiva tem prejudicado o meio ambiente e a saúde das pessoas em todo o mundo. Por isso, o surgimento do carro elétrico significa uma verdadeira revolução de paradigma no setor automobilístico.
Erguendo a bandeira da sustentabilidade e eficiência energética, os veículos elétricos ainda somam modernidade, praticidade e economia à equação, tornando-se muito mais atrativos do que os modelos tradicionais, não é atoa que tem impactado até mesmo o mercado brasileiro.
Veja agora algumas características que fazem dos veículos elétricos a escolha certa para o futuro da mobilidade:
Sustentabilidade
Uma das principais razões para o surgimento dos carros movidos a energia limpa é a necessidade de preservação ambiental, uma vez que eles são elaborados para evitar a emissão de gases poluentes desde o processo de fabricação, afinal, a indústria automotiva é uma das que mais polui o meio ambiente.
Segundo um estudo sobre mobilidade elétrica, promovido pela Faculdade de Economia Universidade do Porto, o uso de combustíveis fósseis como a gasolina, são responsáveis por 74% da emissão de gases poluentes no mundo.
Enquanto os motores movidos a propulsão elétrica são capazes de reduzir em até 30% a geração de CO₂ desde a produção, uma vez que é nessa fase onde as grandes fábricas de carros produzem a maior quantidade de gás carbônico. Além disso, não há produção de fumaça em toda vida útil do veículo.
Pensando nisso, os carros elétricos vêm com a proposta de já saírem de fábrica com componentes recicláveis e tecnologias que garantem a sustentabilidade, tornando-se uma opção favorável à preservação do meio ambiente e qualidade da mobilidade urbana.
O carro elétrico poupa o condutor dos custos com gasolina e promete gasto mínimo de energia.
Mais eficiência energética
A eficiência energética dos modelos movidos a eletricidade faz parte da tecnologia que complementa a sustentabilidade e atende ainda mais diretamente a demanda de consumo dos condutores.
Indústrias apontam que os modelos oferecem rendimento de quase 90%, enquanto os automóveis tradicionais entregam em torno de 40% de rendimento. Sendo assim, os carros elétricos consomem menos energia percorrendo a mesma distância que um modelo comum.
Tudo isso aliado ao uso da energia elétrica no lugar dos combustíveis fósseis, representa uma economia significativa para o bolso do consumidor, especialmente se comparando
E para quem pensa que o abastecimento é um obstáculo, vale saber que com o crescimento da produção de veículos elétricos, tem crescido também a implementação e acesso a outras fontes de energia renováveis além da eletricidade, como a eólica e solar, que podem tornar esse modelo de automóvel ainda mais sustentável.
Além disso, os modelos também prometem gasto mínimo de energia, com custos que podem variar de 150 Kwh a 750 Kwh, ou seja: mais ou menos R$ 200 por mês, dependendo da região em que o condutor reside.
Menos manutenção
O fato de possuírem menos peças mecânicas e dispersarem as trocas de óleo, correias e filtros, os automóveis movidos a energia limpa tem os custos de manutenção mais simples e baratos.
Ou seja: carros elétricos gastam menos tempo e dinheiro com manutenção, revisão e consertos, mais um custo benefício significativo para o consumidor em relação aos veículos movidos a combustível, especialmente para os motoristas de aplicativo, que utilizam o carro diariamente.
Painéis solares são uma opção econômica e sustentável para o abastecimento dos carros elétricos.
Menor custo por quilômetro percorrido
Aliado a economia com combustível, o carro elétrico tem a vantagem de economizar nos custos por quilômetro rodado, uma vantagem muito usada para justificar o valor desse tipo de veículo no mercado, assunto que veremos mais adiante.
A longo prazo essa economia também torna a aquisição do bem mais vantajosa em relação aos carros tradicionais, fazendo com que o investimento inicial tenha retorno prolongado, tornando os veículos elétricos opções ainda mais atraentes para o consumidor.
Imposto reduzido
E para incentivar a compra do carro elétrico no Brasil, os interessados contam com a vantagem de ter o imposto reduzido em comparação aos veículos tradicionais. O incentivo ocorre em quase todas as capitais brasileiras.
Confira nosso artigo sobre as vantagens e desvantagens dos carros elétricos, saiba em detalhes quais os estados promovem esses incentivos fiscais e qual a porcentagem de imposto cobrada em cada um deles.
Com a adoção de tecnologia sustentável na mobilidade urbana e a redução da carga tributária, o governo pretende estimular o mercado a se movimentar a favor da compra dos modelos elétricos.
Além de sustentável, o sistema de um veículo elétrico também é mais econômico. Veja por que:
Menos ruídos
Além dos benefícios na redução da poluição ao meio ambiente, os carros elétricos também contribuem para evitar a poluição sonora. Isso acontece porque, sem a necessidade de queimar combustível, o motor e o escape são silenciosos.
Essa vantagem proporciona menos ruídos e maior sensação de bem estar e conforto acústico, tanto para motoristas e passageiros, quanto para a mobilidade urbana de forma geral.
Contudo, para evitar que pessoas com alguma deficiência sofram acidentes, montadoras na União Europeia foram obrigadas a criar um barulho artificial nos veículos. O som ainda é menor que o feito pelos carros tradicionais, garantindo uma acústica mais agradável.
Como funciona o sistema de um carro elétrico?
O sistema de um carro elétrico funciona através de quatro componentes: inversor, bateria, motor de indução e sistema de recuperação de energia. Movido a energia limpa, o modelo armazena eletricidade para que o veículo possa rodar. Veja como cada um se desenvolve:
Sistema de um carro elétrico | |||
Inversor | Bateria | Motor de indução | Sistema de recuperação |
Atua na conversão da corrente elétrica alternada do carregador em corrente contínua para ser conduzida a bateria | Recarregável, armazena energia elétrica para que o veículo funcione | Acionado pela eletricidade da bateria, aciona os mecanismos do motor para que o carro se mova | Aproveita melhor a energia do motor, evitando atritos, garantindo mais leveza e melhor aceleração e condução |
O uso da energia limpa nos veículos elétricos ainda proporciona mais durabilidade do motor, evita ruídos e o melhor, é sustentável, pois não gera gases poluentes no meio ambiente.
Vale destacar que o sistema de recuperação de energia é uma das grandes vantagens econômicas em relação aos modelos tradicionais, pois durante a frenagem, o carro elétrico não sofre desperdício em forma de calor, em vez disso, a energia volta para bateria em forma de eletricidade.
Os motores elétricos também são mais leves e com isso tem a partida mais rápida em relação aos carros convencionais, isso porque a rotação máxima é mais elevada e ao acelerar, o motor liga de imediato. Outra vantagem é que a energia de frenagem é convertida em energia elétrica e fica armazenada na bateria do veículo.
Quanto tempo dura a bateria de um carro elétrico?
As fabricantes dos carros elétricos estimam que a bateria desses modelos pode ter uma vida útil de 15 a 20 anos, pois elas já são projetadas para durar mais do que as baterias convencionais
Um estudo feito com cerca de 15 mil carros elétricos pela Recurrent Energy, especialista em baterias, concluiu que apenas 1,5% deles necessitam da troca de baterias (sem contar eventuais recalls).
Isso ocorre porque a degradação da bateria não é linear, como acontece com os veículos convencionais. Após uma queda inicial, a bateria tem a capacidade de se estabilizar por longos períodos, tanto que as substituições acabam ocorrendo dentro do prazo de garantia (cerca de 100.000 milhas ou 160.000 mk).
Porém, vale ressaltar que os veículos elétricos ainda são considerados novidade no mercado e por isso, ainda não existem dados conclusivos sobre a vida útil de suas baterias, todos os estudos ainda são baseados em evidências, que sugerem mais essa vantagem para quem deseja adquirir um modelo movido a eletricidade.
Quais são as desvantagens dos carros elétricos?
Apesar da crescente popularização dos modelos movidos a energia, ainda existem alguns pontos negativos para boa parte dos consumidores brasileiros, entre eles, o preço, longas horas de abastecimento, poucos modelos e outros, veja:
O preço
A principal desvantagem do carro elétrico ainda é o preço, pois o valor de mercado ainda é considerado alto, se comparado aos automóveis tradicionais, embora existam garantias de que a economia que ele proporciona a longo prazo, supera o investimento inicial.
Segundo informações da Federação Nacional da Distribuição de Veículos Automotores (Fenabrave), o BYD Dolphin foi o veículo elétrico mais vendido do Brasil em 2023, com valor inicial de R$ 149.000,00.
O BYD Dolphin vendeu mais de 6 mil unidades no Brasil em 2023, segundo a Fenabrave. Imagem: divulgação BYD.
Já a Associação Brasileira do Veículo Elétrico (ABVE), aponta que foram vendidos 19.310 carros elétricos durante o ano de 2023 e esse número representa um crescimento de mais 128% em relação ao ano anterior.
Recarga do veículo
Outro ponto negativo é o longo período até a recarga completa do veículo, o que pode chegar a até 8h, é outra desvantagem que espanta a boa parte dos consumidores. A necessidade de recargas e a pouca quantidade de pontos também se torna um empecilho que diminui consideravelmente o poder de autonomia do veículo elétrico.
O preço e a falta de autonomia de recarga ainda são desvantagens dos modelos elétricos.
Modelos de carros elétricos
E apesar da fabricação e venda de veículos elétricos ter crescido significativamente no Brasil, como reflexo da crescente preocupação ambiental e incentivos, os modelos disponíveis ainda são reduzidos, o que torna a compra menos atraente para a maioria dos consumidores.
Aproveite e confira nossa matéria especial sobre os melhores modelos de carros elétricos em 2024 e conheça em detalhes mais sobre o fascinante universo desses veículos que representam o futuro da indústria automotiva no Brasil e no mundo!
Carros elétricos para motoristas parceiros 99
A 99 está sempre investindo em melhorar a maneira como as pessoas vivem a mobilidade urbana, por isso, abraçamos a tecnologia dos carros elétricos e geramos a oportunidade dos motoristas parceiros poderem fazer suas corridas com o modelo de veículo do futuro!
Fazendo corridas com um carro elétrico, o motorista 99Plus tem a chance de conquistar até 40% mais ganhos, maiores chances de receber gorjetas e ainda fica livre dos rodízios em São Paulo.
Conheça todas as vantagens de dirigir um carro elétrico com a parceria do 99App e faturar mais em suas corridas!
E agora que você já sabe tudo sobre esse modelo de automóvel, continue por dentro de tudo o que acontece no universo automobilístico, aqui no 99Blog! Aproveite para conhecer as vantagens de ganhar dinheiro como um motorista de aplicativo parceiro 99.
A 99 utiliza cookies e tecnologias semelhantes para melhorar a sua experiência, analisar como você interage com o site, melhorar desempenho e personalizar conteúdo. Política de privacidade