Carro adaptado para pessoas com mobilidade reduzida: conheça!
- Por: 99 •
- Última atualização: 23/08/2023
O carro ainda é uma das formas mais eficientes e confortáveis de transporte no Brasil e, para as pessoas com mobilidade reduzida não é diferente. Por esse motivo, ter um carro adaptado pode ser um diferencial na sua rotina e no conforto dos passageiros.
Diferentemente de um carro convencional, que requer o transporte da cadeira de rodas no porta mala, o carro adaptado pode transportar o passageiro com mobilidade reduzida e/ou que usa cadeira de rodas com muito mais segurança, conforto e praticidade.
Além disso, o carro adaptado também conta com assentos que proporcionam maior conforto para passageiros com mobilidade reduzida, prestando um serviço de qualidade para cada um deles.
Continue a leitura e conheça mais sobre o transporte e o carro adaptado!
O que são veículos adaptados?
Os carros adaptados são veículos com estrutura modificada para o transporte de pessoas com deficiência. É possível encontrar adaptações tanto para o transporte de passageiros, quanto para motoristas e as modificações podem ser personalizadas.
Hoje em dia é possível comprar carros adaptados de fábrica, mas também pode ser feita a adaptação de um veículo após a compra. Alguns modelos específicos podem facilitar ainda mais a realização do processo de adequação, que deve ser feito por um profissional especializado.
Essas modificações estruturais feitas no veículo adaptado podem incluir a instalação de rampas de acesso ou elevadores, sistema de transmissão automático, pedais especiais, cintos de segurança adaptados, entre outras, que são realizadas conforme as necessidades do motorista ou possíveis passageiros.
O principal objetivo de um carro adaptado é transportar pessoas com deficiência de forma mais segura e prática.
Quais carros podem ser adaptados?
Qualquer carro pode ser adaptado para uma pessoa com deficiência (PCD). Modelos adaptados de fábrica possuem garantia de qualidade da montadora, enquanto adaptações pós-compra devem ser realizadas por profissionais qualificados e confiáveis.
Já o modelo ideal para adaptação varia de acordo com as necessidades individuais, como espaço de transporte de cadeira de rodas, por exemplo.
Quanto custa adaptar um carro?
Antes de adaptar um carro, é necessário avaliar as necessidades de cada caso. O custo para adaptar um carro no Brasil varia entre R$ 200 a R$20.000, dependendo do tipo de modificação que o carro precisa.
Existem as modificações mais simples, como troca de pedais, bancos ou instalação de câmbio automático, que geralmente são mais baratas. Já as adaptações mais complexas, como instalação de equipamentos ou troca de teto, por exemplo, tendem a ser mais caras.
Já os carros adaptados 0km já vêm modificados de fábrica e possuem isenção de impostos, sendo a opção mais viável no geral.
Quais os tipos de adaptações para o carro?
Existem diferentes tipos de adaptações nos carros, que variam de acordo com as necessidades de cada pessoa com deficiência. Alguns exemplos comuns de adaptações incluem:
- Controles manuais de acelerador e freio;
- Volantes adaptados para facilitar a utilização;
- Banco giratório removível para facilitar a entrada e saída do carro;
- Bancos adaptados para melhor suporte e conforto;
- Elevadores ou rampas de acesso, facilitando a entrada e saída do carro para pessoas que usam cadeiras de rodas.
As possibilidades de adaptações são muitas e devem ser avaliadas de acordo com a necessidade de cada um. No caso dos carros adaptados para motoristas de aplicativo, o ideal é que exista a adaptação para necessidades mais gerais.
Nesse caso, podemos listar as 4 principais adaptações para atender pessoas com mobilidade reduzida:
Sistema de travamento de cadeiras de rodas
O sistema de travamento de cadeira de rodas é um dos equipamentos de segurança mais importantes no transporte adaptado para pessoas que utilizam o equipamento.
Assim como o cinto de segurança, o sistema de travamento de cadeira evita que o equipamento fique solto durante o transporte, evitando acidentes. A trava serve tanto para cadeira de rodas convencional, como para cadeiras motorizadas e scooters.
É importante que esse sistema seja seguro e confiável, protegendo as pessoas com durante as viagens. Existem diferentes tipos de sistemas de travamento disponíveis no mercado que são homologados e avaliados por instituições de segurança para garantir a qualidade e a eficácia.
Rampa portátil ou placa de transferência
Uma rampa portátil ou uma placa de transferência pode ser uma boa opção para facilitar o acesso de pessoas com deficiência ao interior de um veículo, sem a necessidade de fazer adaptações permanentes no carro.
As placas de transferência geralmente são feitas de alumínio e podem suportar o peso de cadeiras de rodas e scooters de mobilidade.
Já as rampas portáteis, são feitas geralmente de alumínio ou fibra de vidro e podem ser desmontadas e guardadas no carro quando não estão em uso.
Bancos giratórios
Os bancos giratórios são bancos adaptados para facilitar a entrada e saída de pessoas com deficiência do veículo e pode ser instalado tanto no lugar dos motoristas, como nos assentos reservados para o passageiro.
Os bancos giratórios são projetados para girar 90 graus ou mais para fora do carro, o que facilita a entrada e saída do veículo com mais autonomia.
Algumas opções de bancos giratórios também incluem recursos adicionais, como suporte lombar ajustável e controle remoto de inclinação.
Uso de carros espaçosos
Mesmo com a possibilidade de adaptar qualquer tipo de veículo, utilizar um carro adaptado de modelo maior pode oferecer mais conforto na hora do transporte de passageiros.
Com mais espaço, fica ainda mais fácil instalar os recursos necessários para a segurança do passageiro, sem comprometer o conforto e a autonomia dos outros ocupantes.
É permitido fazer adaptações no carro?
Sim, é permitido fazer adaptações no carro, desde que as modificações sejam feitas de acordo com as leis e regulamentos estabelecidos.
No Brasil, o Conselho Nacional de Trânsito (CONTRAN) estabelece regras para modificações de veículos, como adaptações para pessoas com mobilidade reduzida e alterações de tamanho das rodas.
A lei estabelece algumas exigências para adaptar um carro para o transporte de pessoas com deficiência, incluindo:
- Obter a Permissão Especial para Dirigir (PED), que é uma autorização para dirigir veículos adaptados fornecida pelo Departamento de Trânsito (Detran);
- Seguir as normas técnicas estabelecidas pela Associação Brasileira de Normas Técnicas (ABNT), como a ABNT NBR 9050, que define as regras de acessibilidade para pessoas com deficiência;
- Realizar as adaptações por profissionais capacitados;
Tenho um carro adaptado, em qual categoria da 99 posso dirigir?
A 99 não tem uma categoria específica que oferece corridas com carros adaptados para pessoas com deficiência, no entanto, é possível solicitar um veículo adaptado para pessoas que usam cadeira de rodas ao optar por corridas de táxi no app.
Para pedir o carro adaptado, basta definir o destino da viagem e, em seguida, selecionar a categoria 99Táxi, 99Táxi Top (Apenas em São Paulo) ou Táxi Comum. Depois, clicar no botão “opções de corrida” e escolher “carro acessível”.
Já para quem pretende se tornar um Motorista Parceiro 99 utilizando um carro adaptado, a única restrição é para veículos que possuem menos de quatro assentos livres para passageiros. Se não for o caso do seu automóvel com adaptações, basta checar em qual categoria o seu veículo é aceito e se cadastrar!
Sabendo que é possível ter o carro adaptado, seja qual for o tipo de necessidade, você pode conferir nosso conteúdo que fala mais sobre a CNH PCD! Clique e fique por dentro de tudo sobre o assunto.
A 99 utiliza cookies e tecnologias semelhantes para melhorar a sua experiência, analisar como você interage com o site, melhorar desempenho e personalizar conteúdo. Política de privacidade