4 dicas de como lidar com a bateria descarregada do carro
- Por: 99 •
- Última atualização: 01/09/2023
A bateria é um dos itens mais importantes do sistema elétrico de um veículo. Seu papel é armazenar energia sob forma química e transmiti-la para vários componentes, entre eles: faróis, aparelho de som, motor de arranque e limpadores de para-brisa, por exemplo. E a bateria descarregada é um dos grandes medos dos motoristas.
Por isso, quando ela falha ou sua vida útil chega ao fim, o funcionamento de um veículo é comprometido, uma vez que você tem dificuldade até de dar partida no motor.
E você, quer evitar de passar por um perrengue com a bateria descarregada? Então, continue lendo este artigo e aprenda mais!
Leia também:
- Manutenção de veículos para aplicativos: quanto dura um pneu?
- Alinhamento e balanceamento: veja tudo sobre a manutenção!
- Saiba o que é aquaplanagem e veja 4 dicas de como evitar!
Qual a função da bateria no carro?
A bateria automotiva tem como função principal armazenar e distribuir energia para os diversos componentes elétricos do veículo, bem como auxiliar na partida do motor.
Entre os componentes que necessitam da bateria, há a iluminação externa e interna, os freios abs, a direção elétrica e o sistema de injeção eletrônica.
Por outro lado, a bateria é recarregada com o auxílio do alternador, que transforma a energia mecânica da rotação do motor em energia elétrica.
O que causa uma bateria descarregada?
Uma bateria fica descarregada por diversos motivos. Alguns deles podem ser: deixar a chave na ignição por um longo período ou esquecer faróis e rádios ligados, por exemplo. Por isso, tenha atenção ao sair do veículo para não ser surpreendido com uma bateria arriada!
A seguir, vamos falar um pouco sobre alguns motivos que fazem a bateria descarregar.
Chave na ignição por um longo período
Suponhamos que você chegou de viagem, desligou o automóvel, porém, não retirou a chave da ignição para que os faróis não se apagassem.
Em seguida, começa a descarregar o porta-mala, organiza tudo e só então lembra que deixou a chave na ignição. A princípio, essa atitude parecia inofensiva ao gasto da bateria, contudo, ela estava sendo consumida durante todo o tempo, mesmo com o motor desligado.
Esquecer faróis ligados deixa a bateria descarregada
Ao deixar o carro ligado a noite inteira, provavelmente, pela manhã, a bateria descarregada será a primeira dor de cabeça do seu dia. Uma bateria automotiva dura em torno de 2 a 3 anos, mas deixar ela acabar pode comprometer essa vida útil.
Para driblar isso, lembre-se de conferir se todos os componentes do seu automóvel estão desligados antes de deixar o carro.
Alguns veículos também contém um dispositivo que aciona quando o condutor deixa os faróis ligados. Neste caso, se o motorista abre a porta do veículo com o farol ainda ligado, o dispositivo emite um aviso sonoro que só para quando desligar os faróis.
Rádio ligado
Esse é mais um erro clássico que faz com que a bateria fique descarregada. Portanto, se você gosta de ouvir música para relaxar durante o trânsito ou quando estiver lavando o veículo, mantenha o veículo ligado enquanto estiver com o rádio tocando.
Isso porque se o carro estiver ligado, o motor estará girando, fornecendo energia mecânica para o alternador. Este, por sua vez, a transforma em energia elétrica e envia para a bateria, que não descarrega.
Falhas com luzes internas
Ao dirigir, crie o hábito de observar aquela luzinha de dentro do porta-luvas ou aquela que fica no banco dos passageiros. Isso porque, qualquer falha com esses componentes, como curto interno ou não estar mais desligando, pode descarregar a bateria.
As luzes internas não ligarem também pode ser um problema simples, como lâmpada queimada. Por isso, o recomendado é que, ao perceber algo de diferente nelas, o condutor leve o veículo em um mecânico especialista em elétrica para que ele detecte o problema e o corrija.
Bateria antiga
A vida útil de uma bateria varia de veículo para veículo e depende da quantidade de quilômetros rodados. Entretanto, estima-se que ela dure, pelo menos, dois anos.
Contudo, saiba que esse limite não é uma regra. Caso o veículo tenha diversos componentes eletrônicos, como central multimídia, painel digital ou sistemas de som, a duração pode ser menor. Ainda, utilizar bastante o veículo e deixar a bateria descarregar contribui para que a vida útil dela diminua.
Tenha em mente também que, ao descarregar, você pode fazer ligação direta para que ela continue funcionando. No entanto, esse procedimento desgasta a bateria ao longo do tempo.
Nesses casos, considere trocar o equipamento para evitar a bateria descarregada.
Quais os sinais da bateria descarregada?
Entre os principais sintomas do carro sem bateria, destacam-se: motor de partida falhando, instabilidade nas luzes do veículo e sistema elétrico ineficaz.
Motor de partida falhando
Ao dar partida no carro, é liberada uma grande quantidade de energia para que o motor de arranque acione o motor do veículo. E, caso a bateria não tenha carga suficiente, o motor de arranque falha e você terá dificuldades para ligar o automóvel.
Instabilidade nas luzes do veículo
Outro sintoma do carro sem bateria é a luz fraca ou inconstante.
Contudo, antes de dar um diagnóstico, verifique se as luzes continuam falhando com o veículo ligado. Nesse contexto, é mais provável que o alternador esteja ruim, visto que a bateria não carrega enquanto o motor funciona.
Em contrapartida, quando essa luz não acende, o problema costuma ser oriundo da própria lanterna ou algum fusível esteja queimado.
Dito isso, lembre-se de verificar a bateria, especialmente quando há falhas contínuas. Afinal, isso é um sinal claro de que o equipamento não tem energia adequada para alimentar todas as luzes do veículo, sendo preciso, então, trocá-la.
Sistema elétrico falhando pode também ser bateria descarregada
Estes são os equipamentos que falham com mais frequência quando a bateria do carro está fraca:
- Vidros elétricos;
- Alarme do carro;
- Rádios;
- Ar-condicionado.
Logo, observe se esses dispositivos funcionam corretamente quando mais de um deles está ligado. Caso contrário, não há energia adequada para atender todos eles.
Sinal de alerta no painel do carro
O painel do carro é um importante aliado do motorista, pois a luz vermelha da bateria indicada nele, quando acesa, normalmente aponta que a situação do carro não está favorável.
Em outras palavras, caso esteja conduzindo o veículo e a luz acender, provavelmente a bateria não está carregando. Num primeiro momento, ela pode até funcionar, entretanto, deve haver falhas no carregamento.
Uma vez que você já sabe quais são as causas e sintomas do carro sem bateria, confira, no próximo tópico, o que fazer para não ficar na mão com esse problema.
Bateria descarregada: 4 dicas para lidar com o problema
Existem diversas formas para recuperar bateria descarregada. A seguir, você confere de maneira prática e didática o passo a passo de cada um destes procedimentos.
Vamos lá!
1- Dar “tranco”
Ao dar o “tranco” em um veículo, você facilita a partida de um motor. Esse processo envolve engatar uma marcha enquanto o automóvel é empurrado para frente.
Embora seja uma técnica útil para bateria descarregada, ela deve ser algo pontual, como em situações em que é preciso chegar em uma oficina especializada para resolver o problema.
Tal estratégia não pode ser contínua porque ela traz diversos prejuízos para o veículo, como problemas na injeção eletrônica e na correia dentada, ou até mesmo sobrecarga de circuitos elétricos.
Isso pois ao dar o tranco, você está forçando o veículo a dar a partida sem estar em condições ideais. Outros problemas podem estar impedindo o carro de ligar, e forçar a partida pode intensificar estas questões.
Porém, em casos pontuais de emergência, siga este passo a passo e aprenda como dar tranco no carro:
- Deixe o veículo em ponto morto;
- Solte o freio de mão;
- Empurre o automóvel com o auxílio de outras pessoas;
- Aponte o veículo para baixo e engate o freio de estacionamento, caso a rua for inclinada;
- Sente-se no veículo, gire a chave e pise na embreagem;
- Use a segunda marcha;
- Solte o freio de mão e deixe o veículo rodar;
- Libere a embreagem e aperte o pedal do acelerador, girando a chave. Faça isso quando o veículo atingir 10 km/h;
- Empurre a embreagem e aperte os freios, após o motor rodar;
- Mantenha o acelerador empurrado até que você tenha certeza que o motor continua funcionando;
- Dirija o automóvel por alguns quilômetros para carregar a bateria;
Por fim, leve o carro ao mecânico mais próximo para que ele investigue se há outros problemas com o veículo.
2- Tente recarregar a bateria do carro
Se você estiver em casa, solucionar o problema da bateria descarregada é mais fácil do que parece, desde que você tenha um carregador de bateria, que pode ser adquirido em diversas lojas especializadas em manutenção de carros.
No entanto, o recomendado é sempre procurar um profissional especializado para fazer esse serviço, evitando realizar você mesmo em casa. Assim, você garante a sua segurança e a manutenção correta.
No entanto, se já tiver experiência com o procedimento e tiver o equipamento, você pode fazer o carregamento da bateria com estas dicas:
- Desligue os cabos da bateria e confira o nível do líquido;
- Pegue o cabo vermelho do carregador e conecte ao terminal positivo, enquanto o cabo preto deve ir para o terminal negativo;
- Ligue o carregador na tomada apenas quando os cabos estiverem conectados na bateria.
- Confira os níveis dela durante o carregamento. Ela pode ser usada quando o amperímetro estabilizar entre 1A e 2A, durante o período de uma hora;
- Remova os cabos do carregador após retirá-los da tomada;
- Conecte os cabos novamente e gire a chave.
3- Fazer “chupeta no carro” para a bateria descarregada
Tradicionalmente conhecido como “chupeta”, este procedimento foca em “ressuscitar” uma bateria descarregada.
Porém, antes de começar o processo, lembre-se de conferir se todos os itens eletrônicos, como faróis e rádios estão desligados.
Além disso, é preciso recorrer a um automóvel que funcione corretamente e ao cabo de ligação direta para fazer a chupeta. Na ausência do cabo, verifique se algum conhecido pode emprestar para você ou adquira esse item em lojas de peças de automóveis.
Agora que você tem tudo preparado, aprenda como fazer chupeta no carro.
Como fazer chupeta no carro?
Fazer chupeta no carro é um procedimento que envolve várias etapas. São elas:
- Desligue os dois carros;
- Abra os capôs;
- Localize a bateria;
- Inicie pelo cabo preto negativo (-). Conecte o mesmo polo negativo da bateria de cada automóvel;
- Ligue o cabo vermelho ao polo positivo (+) de cada bateria;
- Dê a partida no veículo que está com a bateria carregada;
- Aguarde e tente ligar o automóvel com a bateria ruim;
- Espere alguns minutos e remova o cabo, caso o carro volte a funcionar.
4- Substituir a bateria do carro
Com o passar do tempo, a bateria perde parte de sua capacidade, sobretudo em virtude da sua sulfatação, que é a cristalização natural do seu ácido interno. Essa queda é tão acentuada que ela não terá capacidade de dar partida no seu veículo.
Nesse contexto, acredita-se que a substituição da bateria é a melhor escolha para resolver esse problema.
Fique atento: ao fazer qualquer um dos procedimentos acima, lembre-se de ligar o pisca-alerta e, na sequência, colocar o triângulo a pelo menos 30 metros de distância, que corresponde a cerca de 30 passos largos da traseira do automóvel.
Essas são as medidas de segurança definidas pelo Código de Trânsito Brasileiro (CTB).
Preço de bateria do carro
E, caso você esteja se perguntando qual é o preço da bateria do carro, saiba que ele varia de acordo com cada modelo e estabelecimento. Ela pode ser vendida em alguns lugares por R$200 e chegar até R$500 em outros.
Então, antes de adquirir essa peça para o seu veículo, pesquise o modelo correto para o seu carro, o preço da bateria e até o valor de frete, se for o caso.
E aí, curtiu?
Esperamos que, até aqui, você tenha entendido mais sobre bateria descarregada e esteja mais preparado para lidar com esse problema. Contudo, existem outras falhas no veículo que podem prejudicar a performance dele nas ruas e estradas.
Por isso, leia nosso guia e aprenda tudo sobre manutenção de carros. Afinal, se você evita gastos emergenciais, a sua renda será sempre maior. Pense nisso!
A 99 utiliza cookies e tecnologias semelhantes para melhorar a sua experiência, analisar como você interage com o site, melhorar desempenho e personalizar conteúdo. Política de privacidade