3 motivos para usar cinto de segurança no banco de trás
- Por: 99 •
- Última atualização: 19/07/2022
Muitas pessoas ainda não têm o costume de usar o cinto de segurança no banco de trás. Em 2019, a PNS (Pesquisa Nacional de Saúde) em parceria com o IBGE (Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística) divulgou um estudo que aponta que pouco mais da metade dos brasileiros maiores de 18 anos (54,6%) afirmam usar sempre o cinto de segurança do carro.
No texto a seguir, vamos falar sobre a importância do uso do cinto de segurança, principalmente no banco de trás.
Boa leitura!
Leia também:
- Recursos para motoristas de app terem mais segurança no trânsito
- Direção defensiva: saiba como dirigir com segurança
- Como instalar câmera de segurança no carro?
Você sabia que é dever do condutor do veículo cobrar o uso do cinto de segurança de todos os ocupantes do carro? Como motorista de aplicativo, é muito importante que você conscientize os passageiros para o uso do cinto, principalmente no banco de trás.
Quer saber por quê? Nós damos três motivos:
1. Está na lei!
A lei nº 9.503 (CTB – Código de Trânsito Brasileiro) de 23 de setembro de 1997, no artigo 65, diz que é obrigatório o uso do cinto de segurança para condutor e passageiros em todas as vias do território nacional, salvo em situações regulamentadas pelo CONTRAN.
Aliás, até quem leva os animais de estimação nos bancos traseiros deve fazê-lo sob essas premissas, ou usando cinto de segurança próprio para Pets ou fixando a caixa de transporte ao cinto de segurança.
2. Dá multa!
A multa é grave! O motorista ou passageiro que for flagrado não fazendo uso do cinto de segurança é autuado com multa no valor de R$ 195,23 e cinco pontos na carteira.
A pena fica ainda maior no caso de crianças transportadas sem cumprimento às normas de segurança estabelecidas. Nesses casos, a infração é gravíssima, com multa do cinto de segurança é de R$ 293,47 e sete pontos na CNH.
3. Reduz o risco de morte!
O risco de morte em colisões reduz em torno de 50% quando o cinto de segurança é utilizado. Há outras estatísticas que também merecem destaque:
- Caso seja arremessada para fora do carro, a chance da pessoa sobreviver é de uma em cinco;
- Em uma batida a 50 km/h, uma pessoa de 70 kg sofre uma força de 2.450 kg e não conseguirá se segurar sozinha. É como cair de uma altura de 10 metros;
- O cinto de segurança é capaz de reduzir em até 40% o risco de traumatismo craniano, responsável por metade dos óbitos em acidentes automobilísticos.
- O acessório também consegue evitar até 100% das lesões do quadril, 60% da coluna vertebral, 56% da cabeça, 45% do tórax e 40% do abdômen.
Como orientar passageiros sobre o uso do cinto de segurança?
Quem trabalha como motorista de aplicativo deve ter atenção em especial em relação ao uso de cinto de segurança no banco traseiro. Como vimos nos dados citados anteriormente, muitas pessoas ainda não têm o hábito de, ao entrar no carro, já colocar o equipamento. Cabe ao condutor exigir.
Confira as três dicas a seguir de como orientar os passageiros a usarem o cinto, mesmo em viagens curtas, e oferecer uma experiência tranquila.
Peça com gentileza
É lei, mas ainda assim algumas pessoas podem se negar a usar o cinto. Ser gentil, abordar o assunto de forma clara e dar argumentos sobre a importância do uso do equipamento pode fazer com que seu passageiro entenda que esse é um ato moral do cidadão.
Reforce o aviso
Automaticamente, a 99 emite um comunicado aos passageiros, antes do início da corrida, sobre a obrigatoriedade do uso do cinto de segurança. Você pode reforçar esse aviso com uma mensagem amigável ao passageiro pelo chat. Por exemplo: “Ao embarcar, por favor, utilize o cinto de segurança”.
Espalhe a palavra
Fale sobre a importância do uso do equipamento com outros motoristas de aplicativo. Tratar sobre o assunto e orientar seus colegas de trabalho faz com que essa atitude seja normalizada cada vez mais rápido na sociedade e salvar vidas.
Segurança é com a 99!
Você sabia que a 99 possui mais de 50 recursos de segurança para os motoristas e passageiros da plataforma?
Então confere mais conteúdos como esse no blog e continue acompanhando a 99 pelas redes sociais.
Se cuida, vai de 99!
A 99 utiliza cookies e tecnologias semelhantes para melhorar a sua experiência, analisar como você interage com o site, melhorar desempenho e personalizar conteúdo. Política de privacidade