10 dicas para motoristas de app terem boas corridas
- Por: 99 •
- Última atualização: 01/08/2022
Para se tornar um bom motorista de aplicativo, é preciso muito mais do que um carro e disposição para trabalhar na rua. A cada corrida, você recebe uma avaliação, que é baseada nos seus comportamentos, na sua prudência ao volante e na experiência que oferece ao passageiro.
Nessa atividade, é necessário seguir algumas boas práticas que te ajudam a se destacar no meio e ter sucesso nas suas corridas.
Confira algumas dicas para motoristas inciantes na jornada por aplicativos terem boas corridas.
Leia também:
- Saiba como ser motorista de aplicativo cinco estrelas!
- 7 dicas para ser um bom motorista de aplicativo
- 6 vantagens em trabalhar com aplicativos de transporte
10 dicas para motoristas de app terem boas corridas
O bom convívio e as práticas ideais fazem toda diferença durante e após a sua corrida. Veja só:
1. Mantenha o carro limpo
Sempre mantenha o seu veículo limpo. A primeira impressão que o seu passageiro tem quando entra no carro é sobre o estado dele. Procure higienizar o carro entre uma viagem e outra. Afinal, todo mundo gosta do “cheirinho de carro novo”.
2. Faça a revisão com frequência
Evite passar transtornos em suas viagens, como problemas no motor, nos freios e no sistema elétrico do veículo. Até mesmo um pneu furado, porque estava em más condições, pode ser motivo de estresse para o passageiro.
Por isso, faça a revisão do carro com frequência e tenha garantia de segurança em suas viagens.
3. Avise sobre atrasos e imprevistos
Se atrasar a corrida ou tiver algum imprevisto, avise. Deixar claro à pessoa que solicitou a corrida evita estresses e garante uma jornada tranquila — um simples aviso pode fazer muita diferença na experiência da corrida.
Evite também cancelamentos de corridas. Faça isso quando somente for necessário, e não deixe com que se torne um hábito.
4. Peça ao passageiro para se identificar primeiro
É comum haver enganos na hora de encontrar o passageiro como, por exemplo, pegar alguém errado. Por isso, quando encontrar a pessoa que solicitou a corrida, peça para ela se indentificar primeiro e depois confirme o nome com o que aparece na tela do seu aplicativo.
Essa é uma medida pensada em sua própria segurança também. Assim, evita golpes de pessoas de má fé e transtornos durante o trajeto.
5. Confirme o local do destino
Faça isso assim que iniciar a corrida. Isso evita viagens perdidas. Pergunte também se pode seguir o GPS durante o trajeto percorrido. Dessa forma, a jornada será ainda mais segura e confortável.
Além disso, deixe o GPS do carro em um lugar visível ao passageiro, para evitar conflitos em relação ao caminho.
6. Dirija com segurança
Siga as regras de trânsito e respeite os limites de velocidade. Sabemos dos riscos que há nas ruas e o quanto circular pela cidade pode ser cansativo para o dia a dia do motorista de aplicativo. Por isso, lembre-se também de fazer uma parada e descansar sempre que puder.
Não acelere ou freie bruscamente, mantenha as duas mãos ao volante e sempre esteja atento aos seus arredores. E uma dica muito importante: reforce ao passageiro a obrigação do uso do cinto de segurança no banco traseiro.
7. Atenção ao trajeto
Evite locais em obras ou que são apontados com grandes incidências de acidentes. Isso já garantirá um trajeto mais tranquilo, tanto para o motorista quanto para o passageiro.
A 99 também emite um alerta sobre áreas de risco, pensando na sua própria segurança. Esteja atento ao aviso. Também faça uso do GPS, que indica as melhores rotas e corrige mudanças no caminho automaticamente.
8. Seja gentil com o passageiro
O respeito e a educação fazem parte das boas práticas da 99. Muitas vezes o passageiro está cansado, saindo do trabalho, mas se o motorista o recebe bem, com um sorriso no rosto, com certeza será bem avaliado.
A simpatia e a disponibilidade em servir bem devem estar em primeiro lugar. Dessa maneira, o motorista será sempre lembrado pelo passageiro.
9. Preste atenção ao comportamento do passageiro
Não seja um motorista “falador” e nem “caladão”. Preste atenção ao comportamento da pessoa que você está levando.
Se ela puxar assunto, desenvolva a conversa — evite também temas polêmicos como política e religião —, mas, se ela estiver mais calada, pode começar perguntando se deseja ouvir uma música. Tente essa aproximação mais discreta para quebrar o gelo.
Agora, se ela não quiser conversar, apenas respeite.
10. Deixe o passageiro se sentir à vontade
Disponha no seu veículo alguns acessórios que possam oferecer mais conforto ao passageiro, como álcool em gel, cabos para celulares e carregadores portáteis. Ter alguns mimos também contribuem para uma boa corrida como água e balinhas.
Gostou das dicas?
Agora você já pode oferecer a melhor experiência aos passageiros, ter uma nota alta e colecionar boas corridas.
Para mais dicas como essa, continue acompanhando o blog e siga a 99 nas redes sociais.
Se cuida, vá de 99!
A 99 utiliza cookies e tecnologias semelhantes para melhorar a sua experiência, analisar como você interage com o site, melhorar desempenho e personalizar conteúdo. Política de privacidade