Bateu aquela vontade de conseguir uma renda extra e você lembrou que talvez tenha direito ao PIS? Para saber se você tem direito ao benefício, você tem que estar por dentro de quais são os requisitos a serem preenchidos. O tempo de trabalho formal, a renda e o tipo de empresa para a qual você trabalhou fazem toda a diferença neste momento. Além disso, o PIS tem como base o ano anterior. Ou seja, em 2024 você vai receber conforme atuou em 2023.
Vale lembrar que o Programa de Integração Social é um benefício destinado a trabalhadores que estão no regime CLT (Consolidação das Leis Trabalhistas) há pelo menos 5 anos, mas não estão trabalhando no momento. Ou seja, se você começou a trabalhar de carteira assinada recentemente ou atua como PJ (Pessoa Jurídica), ou MEI (Microempreendedor Individual), você não tem direito ao benefício. Entretanto, essas não são as únicas regras que devem ser seguidas.
Você vai ler sobre:
- Como saber se tenho direito ao PIS?
- Quem não tem direito a pegar o PIS?
- Como saber se tenho direito ao PIS 2024 pelo CPF?
- Calendário PIS 2024: saiba quando você recebe
- Como posso receber o PIS? Confira as opções!
Vamos conferir quem tem e quem não tem direito ao abono salarial, quais são as datas de pagamentos e o valor do benefício, que é proporcional ao salário do trabalhador enquanto ele estava trabalhando, até atingir o salário mínimo em vigor. Atualmente, o salário base é de R$ 1.412. Aproveite para multiplicar essa grana e evitar prejuízos financeiros.
Como saber se tenho direito ao PIS?
O PIS (Programa de Integração Social) é um benefício que pode colocar uma graninha extra no seu bolso, desde que você atenda alguns critérios estabelecidos. A seguir você encontra os principais requisitos para garantir esse direito.
Cadastro no PIS/PASEP: Você precisa estar cadastrado(a) no PIS/PASEP há, pelo menos, cinco anos. Se você começou a trabalhar de carteira assinada em 2020, por exemplo, não terá direito ao PIS em 2024. Mas calma, sua hora vai chegar!
Renda mensal: O PIS é destinado a trabalhadores que receberam em média até dois salários mínimos por mês no ano-base. Ou seja, se em 2023 você recebeu um salário acima disso, provavelmente não terá direito ao benefício neste ano.
Vínculo Empregatício: Você deve ter trabalhado com carteira assinada por, pelo menos, 30 dias no ano-base (que, no caso do PIS 2024, seria o ano de 2023). Esses 30 dias podem ser consecutivos ou não, mas têm que estar registrados.
Informações corretas: As empresas onde você trabalhou precisam ter informado corretamente seus dados na RAIS (Relação Anual de Informações Sociais). Qualquer erro nesta etapa pode deixar você de fora da lista dos beneficiários. Não deixe de conferir o processo!
Trabalhador do Setor Privado: O PIS é voltado para trabalhadores do setor privado! Se você trabalha no setor público, terá direito ao PASEP.
Leia também: O que é FGTS? Saiba tudo sobre o Benefício do Trabalhador!
Quem não tem direito ao PIS?
Agora que você já sabe os critérios para ter direito ao PIS, vamos ver quem fica de fora dessa:
Servidores Públicos: Como mencionamos antes, servidores públicos não recebem o PIS, mas sim o PASEP, que é um programa semelhante, porém destinado aos trabalhadores do setor público.
Renda Acima do Limite: Se você recebeu mais de dois salários mínimos por mês no ano-base, infelizmente, não terá direito ao PIS.
Trabalhadores Domésticos: Trabalhadores domésticos, mesmo que com carteira assinada, não têm direito ao PIS, já que as contribuições são feitas de outra forma.
Menos de 30 Dias Trabalhados: Se você trabalhou por menos de 30 dias no ano-base, também não terá direito ao benefício.
Empregados Rurais e Autônomos: Trabalhadores rurais, autônomos e avulsos, mesmo que contribuam com a Previdência, não têm direito ao PIS. O programa é destinado exclusivamente aos trabalhadores formais do setor privado.
Leia também: Tudo o que você precisa saber sobre Portabilidade de Salário
Como saber se tenho direito ao PIS 2024 pelo CPF?
Descobrir se você realmente tem direito ao PIS 2024 é muito simples! Existem várias formas de você tirar essa dúvida. A seguir, confira as opções e escolha a mais conveniente para você.
Acesse o Site ou App do Caixa Trabalhador: A Caixa Econômica Federal disponibiliza uma ferramenta para você consultar se tem direito ao PIS diretamente pelo site ou pelo app “Caixa Trabalhador”. Basta ter o número do seu CPF!
Consulta pelo Meu INSS: Você também pode consultar o PIS pelo portal ou app “Meu INSS”. Após fazer o login, procure a opção de consulta ao Abono Salarial. Lá, você poderá verificar se está na lista dos beneficiários.
Telefone: Outra opção é ligar para o telefone 0800 726 0207 e fazer a consulta! Basta informar o seu CPF e seguir as orientações que aparecerem na tela.
Agências da Caixa: Se preferir, vá até uma agência da Caixa Econômica Federal e faça a consulta de forma presencial. Não esqueça de levar um documento de identificação e o CPF.
Com essas opções, fica fácil descobrir se você está entre os sortudos que vão receber o PIS em 2024, não é mesmo?
Leia também: Saiba como funciona a conta-salário
Calendário PIS 2024: Saiba quando você recebe
Agora que você já sabe como verificar se tem direito ao PIS, chegou a hora de conferir quando o dinheiro vai cair na conta. Os pagamentos do PIS costumam ser organizados de acordo com o mês de nascimento do trabalhador. Confira abaixo um exemplo de como foi o calendário em anos anteriores:
- Aniversário em janeiro: recebe a partir de 15 de fevereiro
- Aniversário em fevereiro: recebe a partir de 15 de março
- Aniversário em março: recebe a partir de 15 de abril
- Aniversário em abril: recebe a partir de 15 de abril
- Aniversário em maio: recebe a partir de 15 de maio
- Aniversário em junho: recebe a partir de 15 de maio
- Aniversário em julho: recebe a partir de 17 de junho
- Aniversário em agosto: recebe a partir de 17 de junho
- Aniversário em setembro: recebe a partir de 15 de julho
- Aniversário em outubro: recebe a partir de 15 de julho
- Aniversário em novembro: recebe a partir de 15 de agosto
- Aniversário em dezembro: recebe a partir de 15 de agosto
O calendário oficial do PIS 2024 foi divulgado pela Caixa Econômica Federal no início do ano. Não deixe de conferir no site oficial a data de pagamento do benefício e evitar perder o prazo.
Leia também: Quanto investir para ganhar R$6 mil na aposentadoria?
Como posso receber o PIS? Confira as opções!
Se você verificou e viu que tem direito ao PIS, agora é só aguardar o pagamento! O valor pode ser recebido de algumas maneiras:
Crédito em Conta: Se você tem conta na Caixa Econômica Federal, a quantia pode ser creditada diretamente na sua conta.
Caixa Tem: Quem tem conta digital no Caixa Tem também pode receber o PIS por lá.
Cartão Cidadão: Se você tem o Cartão Cidadão, tem a opção de sacar o valor em qualquer caixa eletrônico da Caixa, em casas lotéricas ou nos correspondentes Caixa Aqui.
Agências da Caixa: Sem conta na Caixa ou Cartão Cidadão? Sem problemas! Basta ir a uma agência da Caixa com um documento de identificação e fazer o saque.
Agora você está por dentro de quem tem direito, como consultar e quando esperar pelo pagamento do PIS. Basta ficar de olho no calendário e aproveitar o benefício para se organizar financeiramente. Não esqueça que o PIS é uma ajuda importante para quem trabalha duro o ano inteiro. Não deixe de conferir se você está na lista dos beneficiários!
Caso surja alguma dúvida ou alteração, fique tranquilo(a) que a 99Pay estará aqui para informar. Enquanto isso, compartilhe essa informação com os amigos que também podem ter direito ao PIS 2024. Estamos com você o tempo todo! Acesse o app 99, clique em 99Pay e finalize seu cadastro. Você já tem! É só usar.
A 99 utiliza cookies e tecnologias semelhantes para melhorar a sua experiência, analisar como você interage com o site, melhorar desempenho e personalizar conteúdo. Termos & Condições 99Pay