Você já ficou em dúvida de onde guardar seu dinheiro e ter uma lucratividade que vale a pena? Sabia que conhecer quem você é entre os tipos de investidores pode ajudar nessa escolha?
Para decidir onde colocar sua reserva, é importante definir o que espera fazer com esse dinheiro e que retorno deseja ter com ele. Um conjunto de informações como essas vão definir qual é o seu perfil de investidor.
Se você está se perguntando “como saber que tipo de investidor eu sou?”, nós vamos detalhar cada perfil abaixo e como descobrir o seu. Confira!
O que é um perfil de investidor?
Um perfil de investidor representa um grupo de pessoas com interesses comuns na hora de investir. Essa classificação serve para orientar quais os tipos de investimentos financeiros que mais combinam com você.
A definição do seu perfil se baseia nestas informações:
- Objetivos com o dinheiro;
- Familiaridade com os investimentos;
- Idade;
- Formação acadêmica;
- Experiência profissional;
- Renda familiar;
- Quanto já possui investido;
- Em quanto tempo pretende usar o valor das aplicações;
- Nível de disposição para correr riscos.
Imagine, por exemplo, um investidor que mal conhece o mercado financeiro e que deseja aplicar o dinheiro com segurança. Outro já está mais acostumado com essa área e não se importa em perder um pouco para tentar lucrar futuramente.
Você concorda que são perfis completamente opostos? É por isso que cada um vai receber uma orientação para diferentes tipos de investimentos.
Toda instituição financeira que trabalha com aplicações precisa fazer uma avaliação do perfil de investidor. Essa é uma regra da Comissão de Valores Mobiliários (CVM), que é a entidade que define regras e fiscaliza o setor.
A avaliação tem que ser atualizada a cada dois anos, já que o seu perfil pode mudar ao longo do tempo. Por regra também, a instituição financeira só pode oferecer opções que se encaixam no seu perfil.
Quais são os tipos de investidores?
Agora é hora de saber quais são os perfis de investidores, o que cada grupo acha mais importante e quais aplicações geralmente procuram. Confira:
Iniciante
É a pessoa que nunca investiu ou que fez poucas aplicações, mas resgatou em pouco tempo. Esse perfil quer se acostumar com o hábito de guardar dinheiro e conhecer quais os tipos de investimento mais seguros e como funcionam.
A porta de entrada para o investidor iniciante inclui a conta digital, como a da 99Pay, em que o dinheiro guardado vai lucrando diariamente.
Outras aplicações são o Certificado de Depósito Bancário (CDB) e o Tesouro Direto, que são títulos em que as instituições pegam seu dinheiro emprestado e devolvem depois com ganhos.
Conservador
O perfil de investidor conservador já tem mais familiaridade em guardar dinheiro para futuras oportunidades e imprevistos. Como o nome já indica, é alguém que investe com cuidado.
Para evitar perdas, o conservador prefere investimentos que rendem menos por serem mais seguros. Esse perfil de investidor tem uma previsão de ganho com a aplicação. Além disso, as formas de investimento costumam ter alta liquidez, quando é possível se desfazer dela rápido para usar o dinheiro.
As opções do investidor conservador são na renda fixa, que são aplicações que não valorizam e desvalorizam tanto em pouco tempo. Algumas delas são: CDB, Tesouro Direto, fundos de investimento de renda fixa e multimercado, além das Letras de Crédito Imobiliário e do Agronegócio (LCI e LCA).
Moderado
O investidor moderado tem boa parte das aplicações em renda fixa e um pouco em renda variável, que tem uma alteração maior de preços, abrindo espaço para mais ganhos ou prejuízos.
Uma pessoa com esse perfil assume mais riscos, como perder no curto prazo para garantir lucratividade no futuro. Mas, esse risco costuma ter um limite. Quando há qualquer sinal de perda, ele migra para a renda fixa.
Com isso, o investidor moderado acompanha mais o mercado e tem consciência de até quanto está disposto a perder. Por aplicar tanto em renda fixa quanto variável, os tipos de investimento são variados, como:
- CDB;
- Tesouro Direto;
- Fundo de renda fixa ou fundo multimercado;
- Fundo imobiliário;
- Fundo de ações;
- Brazilian Depositary Receipt (BDR), um certificado de depósito negociado no Brasil que representa ações de empresas de outros países;
- Exchange Traded Funds (ETF), que é um fundo de investimento que acompanha algum índice do mercado.
Arrojado
O investidor arrojado, também conhecido como “investidor agressivo”, aceita correr mais riscos do que os demais tipos de investidores. Ele pode ter uma parte do dinheiro aplicada na renda fixa, mas a maioria está distribuída em aplicações em renda variável.
Esse perfil conhece o sobe e desce das ações e pode lucrar com pequenas variações no curto prazo ou acompanhar o movimento de alta ou de baixa ao longo dos anos. Apesar dos investimentos na renda variável serem mais imprevisíveis, alguns podem apresentar mais riscos do que outros.
É por isso que o investidor arrojado precisa diversificar ainda mais suas aplicações para minimizar o risco de perder dinheiro. Quem tem esse perfil costuma recorrer a profissionais para indicarem os melhores investimentos ou simplesmente tomar decisões por conta própria.
Além da experiência, o investidor precisa conhecer o mercado, acompanhar a economia e notícias que podem influenciar o preço e a lucratividade dos ativos. Os tipos de investimento podem ser variados, como:
- Criptomoedas;
- Tesouro Selic;
- CDB;
- Fundo imobiliário;
- Fundo de renda fixa;
- BDR;
- ETF;
- Ações;
- Operações com opções;
- Contrato futuro;
- Fundo de ações nacionais e internacionais.
Como saber meu perfil de investidor?
Talvez você já tenha uma ideia com qual dos tipos de investidores acima você se identifica. Leve em consideração esses pontos:
- Quais são seus objetivos para os próximos meses e anos?
- Quanto precisa para realizar cada um deles?
- Quanto pode poupar por mês para eles?
- Em quanto tempo pretende realizar cada objetivo?
- Qual seu conhecimento sobre investimentos, como custos, quando pode resgatar e riscos?
- Como se sente se um investimento se desvalorizar e o tempo que poderá levar para recuperar essa perda?
- Quanto você aceita deixar de ganhar para tentar lucrar mais daqui a alguns meses ou anos?
- Por quanto tempo consegue manter esse dinheiro investido?
Você pode descobrir seu perfil de investidor na hora de fazer uma aplicação. Como dissemos antes, as instituições financeiras precisam saber essa informação para indicarem apenas as opções que se encaixam no seu perfil.
Lembre-se que esse conhecimento ajuda a investir com mais segurança e manter o dinheiro aplicado pelo tempo necessário. Tudo isso está diretamente ligado com a sua organização financeira, para continuar poupando e investindo ao longo do tempo.
Qual o melhor perfil de investidor para quem está começando?
Agora que você entendeu como saber seu perfil de investidor, é hora de saber qual o mais indicado para quem quer começar a investir! Como o nome já indica, o perfil iniciante é a porta de entrada para você se acostumar a guardar dinheiro todos os meses.
Ver a lucratividade em uma conta digital ou ao aplicar em um CDB, por exemplo, traz um estímulo para poupar ainda mais.
Contudo, tão importante quanto guardar, é saber como usar esse dinheiro. Para isso, é importante traçar objetivos de curto, médio e longo prazo.
Ao juntar dinheiro antes de realizar o objetivo, você consegue negociar preços na compra à vista. Além disso, você pode se planejar melhor para que uma despesa não atrapalhe seu orçamento do mês nem tenha que se endividar no cartão de crédito.
Na conta 99Pay, para investimentos de até R$ 5000,00, o seu dinheiro lucra muito mais do que a poupança.
A lucratividade acontece diariamente e não só em dias da semana e em horário comercial. Usando a 99Pay, você ainda consegue descontos e promoções e recebe dinheiro de volta em alguns pagamentos.
Gostou desse conteúdo? Aproveite para conhecer em detalhes os tipos de investimentos para iniciantes!
A 99 utiliza cookies e tecnologias semelhantes para melhorar a sua experiência, analisar como você interage com o site, melhorar desempenho e personalizar conteúdo. Termos & Condições 99Pay