Investimento para iniciantes: dicas para entrar nesse universo
- Por: 99 •
- Última atualização: 20/04/2023
Até certo tempo atrás, não era muito difícil saber o que fazer com o dinheiro que sobrava no fim do mês. Colocar na poupança e esperar (geralmente por muito tempo) render um valor razoável. Aqueles mais ousados já colocavam dinheiro em ações na Bolsa de Valores, mas as informações a respeito eram poucas e difíceis de obter. Hoje, o caminho de investimento para iniciantes está mais desbravado, felizmente!
- Rendimento poupança x CDI: o que rende mais?
- Vem entender o que são fundos de investimento
- Como investir em criptomoedas pela 99Pay
Atualmente, há muito mais opções para quem quer fazer seu dinheiro crescer. Os investimentos para iniciantes estão facilmente disponíveis, e as possibilidades são várias. O que é ótimo, mas pode trazer várias dúvidas para quem não está habituado. E aí surgem as perguntas: como começar a investir? Quais os melhores investimentos?
Se você está com essas dúvidas, hoje é seu dia de sorte! Pois este texto tem todas as informações necessárias para você começar a investir do zero com segurança e rentabilidade. Vem com a gente.
Que cuidados tomar ao começar a investir?
Antes de saber como começar a investir do zero, é importante estar bem-preparado para analisar as possibilidades. Afinal, é do futuro do nosso dinheiro que estamos falando. Por isso, é importante pesquisar bastante antes de iniciar os investimentos.
“Quando estamos no início de uma jornada investidora, entenda que o momento é de aprendizado. Invista em conhecimento também”, alerta a educadora financeira Teresa Tayra, que consultamos para elaborar este guia.
Segundo Teresa, é necessário observar três pontos principais antes de começar a investir:
- Definir seu objetivo: em primeiro lugar é preciso ter clareza sobre o motivo pelo qual você está investindo. Essa resposta deve estar relacionada com seus objetivos de curto, médio e longo prazo. Dependendo do seu objetivo, há investimentos que vão ser mais ou menos vantajosos;
- Conhecer seu perfil de investidor: em seguida, é importante identificar o seu perfil de investidor: se é mais conservador ou propenso a riscos. Essa avaliação, diz a educadora financeira, ajuda a entender o quanto você está disposto a assumir riscos em seus investimentos;
- Considere sua situação atual: veja como estão suas finanças e quanto dinheiro você está disposto a investir. Dependendo da fase em que você se encontra, pode ser necessário ter uma reserva de emergência maior, ou estar disposto a assumir riscos maiores em seus investimentos, diz Teresa Tayra.
Após avaliar esses fatores, você já deve estar mais certo sobre qual o melhor tipo de investimento para você. Vamos então conhecer um pouco mais sobre os tipos de investimentos existentes.
Qual é o melhor tipo de investimento para iniciantes?
Aqui vai mais um conselho importante sobre investimento para iniciantes: considere buscar a ajuda de um profissional para começar a investir! Lembre-se de que não existe investimento absolutamente sem risco.
Mas vamos lá. Muita gente que está começando a investir prefere iniciar com investimentos de baixo risco, que costumam ser aqueles de renda fixa (com taxas e prazos de ganhos estabelecidos antes de começar a investir). Alguns deles são:
- Certificados de Depósito Bancário (CDB): é um título emitido pelos bancos para captar recursos de investidores. É considerado um investimento de baixo risco e oferece rentabilidade maior do que a poupança, por exemplo;
- Tesouro Direto: o Tesouro Direto permite que pessoas invistam em títulos públicos federais de forma fácil e acessível. Os títulos do tesouro podem ser atrelados à Selic (taxa básica de juros da economia brasileira) ou ao IPCA (índice oficial da inflação), que pode variar mais ao longo do tempo;
- Fundos de renda fixa ou imobiliários: os fundos de renda fixa investem em títulos de dívida públicos e privados. Já os fundos imobiliários investem na construção civil. Nesses casos, é como se você estivesse emprestando dinheiro para um desses fundos investir em seu nome e te repassar parte dos ganhos;
- Letras de crédito: são títulos de renda fixa emitidos por instituições financeiras, com diferentes finalidades. As Letras de Crédito do Agronegócio (LCA) destinam os recursos captados a produtores rurais, enquanto as Letras de Crédito Imobiliário (LCI) financiam empreendimentos imobiliários. Costumam ser de baixo risco, mas estão sujeitas à integridade da instituição financeira em si;
- Carteiras digitais: elas também são um tipo de investimento, já que fazem seu dinheiro render se você o deixar lá, e o risco é quase zero. Na 99Pay, por exemplo, você lucra até 110% do CDI. Vale muito a pena!
Mas há também aqueles que, mesmo ainda começando a investir, preferem os investimentos de alto risco, que quase sempre são aqueles de renda variável (quando não há garantia de qual será o rendimento, nem do prazo em que ele virá). Os principais são:
- Bolsa de valores: investir em ações pode ser uma opção interessante para quem busca maior rentabilidade no longo prazo. No entanto, é importante lembrar que ações são voláteis, e seu valor pode cair de forma totalmente inesperada.
- Fundos de investimento em ações: também é um investimento em ações de empresas, mas por meio de um fundo que faz essas operações em seu nome. Nesse caso, você está confiando em especialistas, mas não tem controle sobre em qual ação seu dinheiro vai parar;
- Criptomoedas: esses ativos estão cada vez mais populares, e podem oferecer rentabilidade bem alta. Mas o risco também é grande. Por isso, recomendamos ler o nosso guia sobre como começar a investir em criptomoedas antes de tomar uma decisão em relação a elas.
Qual é o melhor investimento para iniciantes com pouco dinheiro?
Sabe aquele papo de que para investir é preciso ter muito dinheiro disponível? Balela! Existem investimentos para iniciantes disponíveis para praticamente qualquer valor.
“A verdade é que, mesmo com pouco dinheiro, é possível começar a investir e construir um futuro financeiro sólido. Com valores menores que R$ 50, é possível escolher entre investimentos de baixo ou alto risco, de acordo com o seu perfil e objetivos financeiros”, diz Teresa Tayra.
Praticamente em todos os investimentos para iniciantes, é possível investir com pouco dinheiro. É o caso do Tesouro Direto, CDBs e Bolsa de Valores, por exemplo.
E também funciona assim nas carteiras digitais. Na 99Pay, com qualquer valor você começa a lucrar rapidinho, e valores até R$ 5000 lucram 110% do CDI! Ou seja, uma ótima opção mesmo para quem investe valores menores. Clique aqui para baixar o app da 99 e começar agora mesmo a 99Pay.
Além disso, na 99Pay você também pode acessar outras formas de investimento. Por lá é possível investir em criptomoedas, por exemplo.
Como começar a investir?
Já definiu seu perfil, estudou as possibilidades e vai começar a investir? Então é hora de partir para a ação.
Você tem duas opções principais para começar: investir por meio de um banco ou diretamente com uma corretora. A principal diferença é que os bancos já podem oferecer um direcionamento para certos tipos de investimento, que talvez sejam mais seguros. Mas eles também tendem a cobrar taxas que reduzem o retorno financeiro para o investidor.
“Para decidir onde investir e qual corretora escolher, é importante levar em consideração a taxa de administração, o suporte ao cliente, a variedade de produtos oferecidos e a facilidade de uso da plataforma”, lembra a educadora financeira Teresa Tayra.
Gostou das dicas? Então temos uma última para você. Para entender melhor sobre investimentos para iniciantes, faça o curso gratuito da 99Pay em parceria com a startup Barkus. Ele foi pensado para ensinar pessoas de forma didática e descomplicada como cuidar do próprio dinheiro e tem dicas certeiras sobre investimento para iniciantes.
A 99 utiliza cookies e tecnologias semelhantes para melhorar a sua experiência, analisar como você interage com o site, melhorar desempenho e personalizar conteúdo. Termos & Condições 99Pay