Pode apostar: qualquer conselho bem dado vai dizer que, quando sobra um dinheirinho em nossa conta, o melhor é não deixá-lo parado, mas fazê-lo render. E, afinal, há várias formas seguras de fazer isso. Então, não tem por que deixar o dinheiro congelado quando é possível obter um rendimento com ele, certo?
- Como confiar no mercado de criptomoedas. Vem conferir!
- O que é a taxa Selic? Como ela influencia sua vida financeira
- Poupança hoje: vale a pena?
Mas também é verdade que muita gente fica em dúvida sobre qual é o melhor modo de fazer o dinheiro render, combinando o valor dos ganhos com a segurança do investimento. E uma dessas dúvidas envolve dois dos modos mais populares de rendimento: a poupança e o CDI. Afinal, qual vale mais a pena?
Se essa é a sua dúvida, você está na página correta! Vamos explicar como funcionam esses investimentos e como você pode fazer seu rendimento crescer com base neles.
Qual é a diferença entre CDI e poupança?
Antes de tudo, vamos entender o que são poupança e CDI, para depois entender as diferenças entre ambos com relação ao rendimento:
- Poupança: é o mais antigo recurso dos brasileiros para fazer o dinheiro render. Trata-se de uma conta bancária em que o dinheiro fica guardado e ganhando valor com o tempo. Geralmente, ela é aberta junto da própria conta corrente nos bancos, e cada um fica à vontade para colocar nela o dinheiro que não pretende gastar em breve;
- CDI: é a sigla para Certificados de Depósitos Interbancários, títulos emitidos pelos bancos para captar recursos junto a outros bancos. Ou seja, não é oferecido às pessoas físicas. Mas, como os juros desses empréstimos costumam refletir as taxas médias usadas no mercado, o CDI acabou virando referência para outros investimentos. Por isso, costuma-se dizer que um investimento rende certa porcentagem do CDI: isso quer dizer se ele rende mais oo menos que essa taxa praticada nas operações entre os bancos.
Assim, a principal diferença entre poupança e CDI é que a primeira é um investimento em si, encontrado em qualquer banco, enquanto o segundo é uma referência para investimentos diversos, que são cada vez mais populares por também serem simples e seguros de se realizar.
Vale lembrar que existem outros investimentos de renda fixa que também são considerados seguros. Um exemplo é o CDB (Certificado de Depósito Bancário) – títulos semelhantes ao CDI, mas estes sim são concedidos diretamente a pessoas físicas, e geralmente possuem rentabilidade fixada na hora da compra. Outro exemplo é o Tesouro Direto, que são títulos do próprio governo brasileiro. Geralmente seu rendimento está atrelado à Selic ou ao índice oficial da inflação, que é o IPCA.
Qual é o rendimento da poupança e do CDI hoje?
Hoje, a poupança rende 6,17% ao ano, seguindo a regra de que seu rendimento é de 0,5% ao mês mais a TR (Taxa de Referência) quando a taxa básica de juros (Selic) está acima de 8,5%. Como a Selic está em 13,75% e o Banco Central não dá indicações de que essa taxa será reduzida no futuro próximo, é muito provável que esse rendimento da poupança também não mude.
E qual é o valor do CDI hoje? O valor das taxas do CDI é mais dinâmico que o da poupança, mas sempre está mais ou menos próximo da taxa básica de juros. Atualmente, em fevereiro de 2023, o CDI é de 12,83% ao ano.
Ou seja, o CDI vale mais que o dobro da poupança. Só por essa informação já dá para ter uma noção de qual investimento é mais vantajoso atualmente, certo?
Se você quer saber mais detalhes sobre o CDI, temos um texto bem detalhado sobre ele.
Rendimento: conta 99Pay é melhor que a poupança?
Podemos dizer com certeza: a conta digital da 99Pay é bem mais vantajosa que a poupança, e também mais lucrativa que outros investimentos que usam o CDI como referência. Veja só o porquê:
Hoje, são muitos os bancos, carteiras e contas digitais que oferecem investimentos seguros cuja referência é o CDI. A maioria oferece um rendimento de 100% do CDI. E isso, como vimos, já é bem mais que a poupança. Mas a 99Pay é a única conta digital onde seu dinheiro lucra o equivalente a 110% do CDI! Sim, é isso mesmo que você leu.
Na 99Pay, o lucro de 110% do CDI vale para valores até R$ 5000. Isso é quase 3x mais que a poupança tradicional. Já o valor que passar de R$ 5000,01 continuam lucrando os 110%.
Aproveite e passe agora mesmo a fazer seu dinheiro lucrar mais. Baixe o aplicativo da 99 e comece a usar a 99Pay.
CDI rende mais que a poupança: veja como fazer a transição
Já vimos que o CDI rende muito mais que a poupança, e que alguns investimentos, como o da conta digital da 99Pay, valem ainda mais. Então, como começar a aproveitar essas vantagens?
Se você ainda tem dinheiro na poupança e deseja transferir seu investimento, pode iniciar essa transição abrindo uma nova conta em um banco ou conta digital que ofereça rendimentos ligados ao CDI. Na 99Pay, isso é bastante simples, acessando a aba “99Pay” do aplicativo da 99, e fazendo a sua verificação de identidade.
Com o cadastro feito, é só fazer seus depósitos na nova conta. Você pode fazer isso fazendo transferência via pix de sua conta de origem, por exemplo.
Fácil, não é? Agora é só seguir as dicas e fazer seu dinheiro lucrar mais. E, se você gostou deste texto, confira mais esse: Como investir em criptomoedas pela 99Pay.
A 99 utiliza cookies e tecnologias semelhantes para melhorar a sua experiência, analisar como você interage com o site, melhorar desempenho e personalizar conteúdo. Termos & Condições 99Pay