Como economizar pedindo uma corrida compartilhada por app

Segundo IBGE, 50% dos gastos dos brasileiros estão ligados à transporte e moradia. 99Compartilha é uma opção segura com descontos que podem chegar a 50% no valor da viagem

Comer ficou mais caro durante a pandemia. O preço da carne subiu mais de 35% (IBGE) nos últimos 12 meses. O arroz e o feijão tiveram um aumento acima de 60% no mesmo período (FGV). Além da alimentação, remédios como antibióticos, anti-inflamatórios, medicamentos para dor e diabetes estão 10% mais caros após o aumento anual. Tudo isso é refletido na inflação do país, que está hoje em 6,76% no acumulado de 12 meses, quase o dobro do centro da meta, que é de 3,75%.

Mas isso tudo é apenas parte das despesas dos brasileiros, pois, segundo o IBGE, moradia e transporte são responsáveis por 50% das despesas de cada um no país. Por isso, já pensou em compartilhar o seu trajeto para dividir esses custos? Uma opção econômica e segura que a 99 – empresa de tecnologia ligada à mobilidade urbana – possui é o 99Compartilha, que permite uma economia que pode chegar a 50% do valor da corrida em comparação com a categoria 99Pop e está disponível em cerca de 300 municípios brasileiros. Neste período de pandemia, o 99Compartilha pode ser dividido apenas entre dois passageiros, todos de máscara e cada um se sentando nas extremidades do banco traseiro, sempre com as janelas do veículo abertas.

A maior diferença entre o 99Compartilha e o 99Pop – principal categoria da empresa – é que o passageiro pode dividir a corrida com outro usuário em uma rota semelhante, resultando em uma corrida mais econômica.

Como funciona para os passageiros?

1º passo:  Após abrir o app da 99, o passageiro deve selecionar a opção “99Compartilha”.

2º passo: Agora, é com a inteligência artificial! O app começa a procurar outro passageiro que tenha rota similar e continua fazendo isso mesmo com a corrida em andamento. Quando há o match, o GPS calcula o melhor percurso para otimizar a viagem compartilhada. Dessa forma, não é permitido desviar da rota estipulada pelo aplicativo. A corrida deve ser solicitada apenas por passageiros desacompanhados por conta do limite de apenas duas pessoas no banco traseiro.

3º passo: Os passageiros aguardam o motorista para iniciar a corrida. Caso o aplicativo não encontre alguém para compartilhar, o passageiro segue normalmente com a viagem, pagando um valor mais barato do que o 99Pop, porém, menor em comparação a uma corrida que tenha sido compartilhada de fato.

O que ganham os motoristas?

Para o motorista, a corrida funciona exatamente como qualquer outra no app da 99, mas com uma rentabilidade maior. Ele receberá a chamada dentro do seu aplicativo de motorista, com as informações das corridas e dos passageiros. No 99Compartilha, o motorista também recebe pelo tempo e distância da sua viagem, com os mesmos valores que na categoria 99Pop. Mas além disso, ele ganha um extra pelo percurso compartilhado por dois passageiros. Isso significa que no final, os ganhos são garantidos e podem ser ampliados em até 20% em comparação com o 99Pop, tanto por conta do trecho compartilhado e seu multiplicador via inteligência artificial, quanto por conta das viagens serem mais longas, já que o motorista leva, de uma vez só, dois passageiros para destinos diferentes, mas com rotas semelhantes.

Segurança

A 99 prioriza a saúde e segurança dos motoristas e passageiros. Por isso, desde o começo da pandemia, vem adotando uma série de medidas e protocolos para ajudar a reduzir o contágio e proporcionar corridas mais seguras. Assim, orientações que incluem o uso de máscara, circular com os vidros abertos e higienizar as mãos são enviadas via app e fazem parte das prescrições de segurança desenvolvidas exclusivamente para a empresa pela consultoria do Hospital Sírio-Libanês.

Além disso, para o 99Compartilha, por exemplo, foi estabelecida a limitação de dois passageiros para respeitar o distanciamento recomendado. Aliás, a 99 distribuiu máscaras e álcool em gel; instalou escudos de proteção (barreiras plásticas que separam motorista e passageiro) e disponibilizou gratuitamente aos motoristas o serviço de sanitização de carros com tecnologia certificada pela Anvisa.

A 99 é uma empresa de tecnologia que oferece conveniência e soluções para as necessidades dos brasileiros. O aplicativo faz parte da companhia global Didi Chuxing (“DiDi”) e no Brasil conecta mais de 20 milhões de pessoas a serviços de mobilidade, pagamentos e entregas.