Compromisso: Ganhos dos motoristas
A 99 atesta que, tomando como base de análise os meses de outubro a dezembro de 2021 (dados mais recentes), todos os seus motoristas recebem mais que o salário mínimo por hora engajada com a plataforma. Dessa forma, garantimos que ninguém trabalha em parceria com nossa empresa e recebe menos que o salário mínimo por hora (considerando custos razoáveis e tempo de espera, detalhados abaixo).
Enquanto os dados utilizados são confidenciais para a 99 por segredo de negócio, a metodologia do cálculo pode ser consultada abaixo:
Para chegarmos a esse resultado, o seguinte procedimento foi adotado:
1) Calculou-se o ganho bruto médio por hora em viagem, que são os dados mais confiáveis que a 99 tem acesso, por envolverem diretamente as informações das corridas realizadas;
2) Como a 99 respeita a completa autonomia de seus parceiros e não exerce controle sobre as horas efetivamente engajadas por eles (por exemplo, o motorista pode estar logado e fazendo uma pausa ou trabalhando com outra plataforma), o passo seguinte foi estimar a parcela do tempo em que os motoristas esperam as viagens (tempo de espera). Baseados em um cenário conservador, consideramos que os motoristas gastam no máximo 25% do tempo aguardando viagens. Com essa ponderação, o dado calculado em 1) é ajustado para um valor menor;
3) A partir do valor ajustado do ganho bruto baseado na estimativa do tempo de espera, descontou-se os principais custos considerados pelos motoristas na operação diária (custos que pelo menos 50% dos motoristas disseram considerar em seu dia a dia em nossas pesquisas internas): combustível, manutenção e conta de celular com internet. Dessa forma, descontou-se em média 23% do rendimento calculado em 2.
O valor calculado em 3) nos fornece o ganho obtido para cada motorista ativo em nossa plataforma durante o período analisado. Baseado neste cálculo, é possível atestar que nenhum motorista recebe um valor líquido por hora logado menor do que R$ 5,50 por hora, que é o valor do salário mínimo por hora de 2021 (considerando a maior jornada possível de 44 horas semanais).
A 99 continuamente revê os ganhos dos motoristas para garantir que todos ganhem acima do salário mínimo durante suas horas trabalhadas com a plataforma, depois de descontados os custos.