É normal cometermos alguns pequenos erros no trânsito, como não ligar os faróis durante o dia. Mas o ideal, é mantermos sempre uma boa conduta, principalmente se você transporta pessoas em seu automóvel!
Esses erros, podem acumular até 20 pontos na sua CNH, fazendo com que sua habilitação fique suspensa, sendo assim, você pode ficar impedido de dirigir.
Para um motorista de aplicativo, como o da 99, ter sua carteira suspensa é muito ruim, pois essa pode ser sua principal fonte de renda. A boa notícia é que desde 2016 existe a Reciclagem Preventiva!
Quer entender como funciona e como você pode realizar o curso de Reciclagem Preventiva? Então, continue com a gente e confira a nossa postagem completa sobre o assunto.
Boa leitura!
O que é a Reciclagem Preventiva da CNH?
Definida pela resolução 723 do Contran (Conselho Nacional de Trânsito), a Reciclagem Preventiva é um curso que os motoristas profissionais podem realizar para evitar a suspensão da CNH.
A medida também está regulamentada no artigo 261 do Código de Trânsito Brasileiro (CTB) e se refere ao somatório de pontos na CNH.
Importante mencionar que em situações mais graves, a Reciclagem Preventiva não pode ser aplicada, como em casos de atropelamentos!
Quem pode realizar a Reciclagem Preventiva?
A Lei Federal 13.281/2016 referente à Reciclagem Preventiva já está vigente há alguns anos. Apesar disso, ainda há um número grande de condutores que não aproveitam os seus benefícios por não conhecerem essa possibilidade.
Um motorista de aplicativo, por exemplo, não precisa correr o risco de ficar sem exercer a sua profissão, uma vez que, segundo a Lei, todos os condutores que contam com a EAR (Exerce Atividade Remunerada) na CNH podem realizar a Reciclagem Preventiva.
Além dos motoristas de aplicativo, estão incluídos:
- Motoristas de ambulâncias;
- Motoristas de caminhões;
- Motoristas de ônibus;
- Taxistas.
O que saber sobre a Reciclagem Preventiva?
O primeiro ponto que você deve entender é que se trata de um curso opcional, e o motorista estando disposto a fazer a Reciclagem Preventiva, deve verificar o número de pontos na sua carteira.
Para estar apto para o curso, é preciso que a pontuação esteja entre 14 e 19 pontos – ao atingir 20, a sua CNH é suspensa e é necessário partir para o processo convencional. Ok?
O próximo passo é se dirigir até o Detran, ou até algum representante oficial, para solicitar o início do processo da Reciclagem Preventiva. No Detran, é emitida uma permissão para que você faça o curso.
Mas, atenção, o prazo limite para iniciar a reciclagem é de 15 dias. E depois de iniciar, você tem 40 dias para concluir todo o processo – caso ultrapasse o limite, a permissão perde a validade e você não poderá solicitar uma nova Reciclagem Preventiva durante um período de 12 meses.
Por fim, é preciso procurar uma autoescola ou entidade licenciada pelos órgãos competentes para iniciar o curso. Há a possibilidade de realização online dos estudos, com o motorista só comparecendo à unidade física para responder a prova teórica.
Portanto, a melhor dica é buscar uma entidade confiável, como uma boa autoescola da sua cidade, e que se encaixe dentro das suas necessidades antes de obter a permissão junto ao Detran.
Como funciona o curso de Reciclagem Preventiva?
O curso de Reciclagem Preventiva funciona de forma convencional. Por exemplo: quando um motorista tem a sua carteira suspensa e precisa voltar para a autoescola, ele é reeducado com diferentes conhecimentos referentes à Legislação de trânsito.
No modelo Preventivo é a mesma coisa. O motorista passa por uma orientação a fim de aprender conhecimentos antigos e novos, bem como, reavaliar a sua postura em relação ao trânsito.
Dentre os temas abordados no curso, estão:
- Noções de primeiros socorros no trânsito;
- Relacionamento interpessoal;
- Legislação de trânsito;
- Direção defensiva.
Ao final do curso, como já explicado, o motorista deve realizar uma prova teórica com 30 questões. Para ser aprovado ele precisa obter um percentual de 70% de acerto – 21 questões no total.
É necessário frisar que o curso de Reciclagem Preventiva só pode ser realizado a cada 12 meses.
Porém, é sempre melhor cumprir as leis de trânsito para que as multas não venham, e você não precise se preocupar com isso!
Para saber mais sobre legislação de trânsito, rotina do motorista, entre outras dicas, é só acessar o nosso blog.
E então, gostou deste conteúdo? Fique sempre atento às novidades e ofereça o melhor ao seu passageiro e também ao seu bolso. Venha conferir!
A 99 utiliza cookies e tecnologias semelhantes para melhorar a sua experiência, analisar como você interage com o site, melhorar desempenho e personalizar conteúdo. Política de privacidade