Pagar à vista é melhor do que parcelar? Tire suas dúvidas aqui!
- Por: 99 •
- Última atualização: 02/10/2023
Pagar à vista pode ser o melhor dos mundos, mas será que é sempre a melhor opção? Não é todo dia que se tem todo o dinheiro necessário para fazer aquela compra e, nessas horas, o parcelamento vem como uma possível solução.
Mas aí vem as questões: pagar à vista ou parcelar? Será que as taxas de parcelamento compensam? Será que vão pesar no seu bolso?
Na verdade, cada forma de pagamento será mais indicada para uma situação e perfil de consumo. No texto a seguir, vamos ajudar você a tirar essa dúvida e entender em que momento pagar à vista ou parcelado. Confira!
Pagamento à vista
Sabe aquela alegria de comprar algo sem parcelar? Pois é, pagar à vista é quando você adquire um produto ou um serviço e faz o acerto de uma única vez. Você pode fazer isso de diversas formas:
- Entregar o dinheiro físico (em espécie);
- Passar o cartão de débito;
- Pagar no boleto à vista;
- Fazer uma transferência online, como Pix, TED ou DOC.
O pagamento à vista costuma ser bastante utilizado em compras de valor mais baixo como no comércio, em lanchonetes, na feira de rua e em supermercados. A principal vantagem de quitar a compra de uma vez é que você fica livre de parcelas.
Além disso, pagando à vista, você ainda pode conseguir um desconto. Quem vende recebe o dinheiro sem esperar muitos dias, como acontece na compra parcelada.
No pagamento à vista, você não compromete o orçamento dos meses seguintes, nem paga mais caro por causa das taxas.
Entretanto, apesar de não ter que se preocupar com o parcelamento depois da compra, pagar à vista exige um pouco de disciplina. Você precisa controlar melhor seu dinheiro antecipadamente para conseguir poupar e comprar o que deseja.
Parcelamento
Já o parcelamento é toda compra que você faz no prazo e que pode dividir em parcelas. Ele é usado para antecipar uma compra, pois já pode usar o produto ou o serviço e pagar no futuro. Além disso, ganha tempo para começar a pagar.
Segundo a pesquisa Meios de Pagamento no Brasil feita pela Opinion Box, 46% das pessoas parcelam a compra sempre que existe essa possibilidade.
No parcelamento, você consegue fazer mais compras de uma vez, pois consegue dividir o valor em parcelas menores. O risco está em acumular mais parcelas do que poderia e cair na inadimplência.
A seguir, vamos falar sobre as principais formas de parcelamento:
Cartão de crédito
É uma das opções mais usadas quando não dá para pagar à vista. Você pode passar o cartão e saldar todas as compras uma única vez por mês.
Hoje em dia, o cartão de crédito tem uma aceitação maior no comércio e nas compras online. Para quem vende, ele dá mais garantias de recebimento quando um cliente paga no crédito.
Alguns estabelecimentos, como grandes lojas, costumam dar a opção de parcelar em até dez ou 12 vezes sem taxas. Depois disso, tem um acréscimo sobre o valor, aumentando o valor total da compra.
Outro ponto negativo está nas taxas do cartão de crédito quando você deixa de pagar a quantia total da fatura ou não quita até o vencimento. Por ter um valor elevado, essa cobrança pode piorar sua situação financeira.
Crediário
É o famoso “carnê da loja”, onde você faz uma compra e parcela. Uma vez por mês, você pode ir ao estabelecimento para pagar ou pode acertar pela internet, caso a empresa tenha essa opção.
Geralmente, existe uma cobrança maior por pagar a prazo, mas acaba sendo uma alternativa para quem não tem cartão de crédito e não pode pagar à vista.
Financiamento
O financiamento também é uma compra parcelada e ele é usado em compras com um valor mais alto, como imóvel, veículo, maquinário etc.
Se você quer adquirir um apartamento e não tem como pagar à vista, pode fazer um financiamento para pegar o valor emprestado, o que inclui Taxas de Parcelamento. Dessa forma, você está antecipando a compra de um bem que levaria décadas para juntar a quantia suficiente.
No financiamento, você também pode levar alguns anos para pagar. Quanto mais tempo usar para quitar, mais taxas serão cobradas.
Pix parcelado
O Pix parcelado é uma solução oferecida por algumas instituições financeiras quando o saldo da conta não é o suficiente para realizar a transferência ou pagamento. A pessoa ou empresa recebe o valor na hora, mas você tem a opção de parcelar o montante.
É possível escolher o número de parcelas de acordo com o quanto será transferido. Há um acréscimo de taxas sobre o valor que é menor do que os do cheque especial e do rotativo do cartão de crédito.
Existem duas maneiras de fazer um Pix parcelado:
- Com o cartão de crédito, usando uma parte do seu limite. A cobrança vem na fatura junto com outras compras;
- Por meio de uma linha de crédito de uma instituição financeira. Você pega o dinheiro emprestado e a cobrança acontece em datas futuras.
Boleto parcelado
O boleto parcelado é conhecido como crediário digital. Ele funciona do mesmo jeito que o Pix parcelado: o vendedor recebe o dinheiro à vista e você divide o pagamento.
As instituições financeiras trabalham com essa opção como uma linha de crédito.
Para emprestar o dinheiro, você faz seu cadastro para comprovar sua identidade e passa por uma análise de crédito. O número de parcelas vai depender do seu perfil e do valor que precisa.
Assim como qualquer compra parcelada, o valor poderá ser um pouco mais caro do que pagar à vista. No entanto, as taxas por atraso podem ser menores do que os do cartão de crédito.
Pagar à vista ou parcelar: o que é melhor?
No início do texto, nós falamos que a escolha entre comprar à vista ou parcelar depende de dois fatores: seu perfil de consumo e o que está comprando.
Para ficar mais fácil de entender, vamos explicar em que momento serve cada forma de pagamento:
Quando vale a pena pagar à vista?
Se você faz diversas compras com parcelas pequenas mas se assusta quando olha a fatura, é melhor comprar à vista. É uma maneira de segurar o impulso e priorizar apenas o que for necessário.
Para pagar à vista, você precisa se planejar e reservar uma parte do seu dinheiro para o que deseja. Esse é um ótimo exercício para ter mais disciplina e se preparar para projetos maiores, como guardar para dar entrada na compra de um imóvel.
Por outro lado, se você já tem esse nível de planejamento financeiro, então pode escolher entre pagar à vista e a prazo de acordo com a situação. Algumas delas são:
- Se o valor da compra for baixo e as parcelas ficarem muito pequenas, como adquirir itens de higiene e beleza ou pedir comida por aplicativo;
- Fazer compras periódicas, como pagar uma conta, um mercado ou combustível. Você vai voltar a ter esse tipo de gasto em pouco tempo e, se parcelar, pode virar uma bola de neve;
- Se tiver o valor total para pagar à vista;
- Quando o estabelecimento dá um bom desconto, como na compra de um eletrodoméstico;
- Quando a despesa não é essencial, mas não vai atrapalhar seu orçamento, como roupas e calçados;
- Se a compra parcelada tiver taxas elevados.
Quando é melhor pagar parcelado?
Se você sabe organizar suas finanças pode se dar bem na compra parcelada. Isso já evita que você entre no rotativo do cartão de crédito e pague taxas muito altos.
A compra parcelada pode ser indicada para algumas situações, como:
- Um gasto necessário e até emergencial que você não tem como pagar à vista, como uma despesa médica;
- Operações que envolvem uma grande quantia, como comprar um imóvel ou um carro e você não quer esperar tanto tempo para juntar o valor inteiro;
- Compras em que os taxas das parcelas não sejam muito altos;
- Se a diferença de preço entre pagar à vista ou parcelado for pouca;
- Compras em que a parcela não vai atrapalhar o orçamento, como uma viagem ou a promoção de algo que pretendia comprar e esperou baixar o preço.
E agora, ficou mais fácil decidir quando comprar à vista ou parcelar? Realize seu Pix à vista ou parcelado no 99Pay, dentro do seu app 99!
A 99 utiliza cookies e tecnologias semelhantes para melhorar a sua experiência, analisar como você interage com o site, melhorar desempenho e personalizar conteúdo. Termos & Condições 99Pay