Estresse no trânsito: confira 5 dicas para lidar com isso!
- Por: 99 •
- Última atualização: 14/05/2021
Existem diversas situações em que o estresse no trânsito pode atrapalhar o seu desenvolvimento, como muito tráfego, motoristas que não seguem as leis e boas práticas de trânsito, fazendo com que não seja possível dar o melhor na hora de realizar as corridas com a 99.
Por isso, é essencial estabelecer uma rotina que favoreça e crie momentos para o cuidado pessoal, como alongamentos e meditação, para que você possa manter sua saúde e também o melhor índice de qualidade de serviços para seus clientes.
E então, o trânsito te estressa muito? Conheça agora algumas dicas de como colocar em prática uma rotina de autocuidado combinando seus demais compromissos e a 99.
Venha conferir!
Como combater o estresse no trânsito?
Sabemos o quanto pode ser difícil lidar com o estresse no trânsito, ainda mais quando se dirige profissionalmente. No entanto, é essencial para a saúde mental e física seguir rotinas que permitam que você descanse bem e se sinta relaxado.
E a 99 já oferece uma ótima vantagem para que você se organize da forma que preferir, isso devido aos horários flexíveis.
Sendo assim, siga as dicas mencionadas abaixo e coloque sua saúde em primeiro lugar sempre!
Diminua o estresse no trânsito: boas práticas o volante
Adquirir boas práticas no volante é entender que, além de seguir às regras e leis de trânsito, é necessário algumas maneiras de melhorar essa rotina, para o seu próprio bem.
Veja, a seguir, formas de cuidar do seu corpo melhorando a sua atitude no volante, garantindo uma redução do estresse no trânsito no dia a dia!
1. Fazer pausas regulares
Respeite seu corpo e faça pausas regulares durante a sua jornada. Seja para se alimentar de maneira adequada, seja para descansar, é essencial preservar nosso corpo e realizar essas pausas regulares.
O mesmo cuidado deve também ser levado em conta no momento de fazer as refeições, buscando, sempre que possível, lugares e alimentos adequados para se alimentar. Nessa hora, desligue o aplicativo da 99 e depois volte a fazer suas corridas.
Caso você não possua um local adequado para comer, faça-o dentro do carro, no entanto, procure abrir as janelas, para não ficar cheiro no automóvel, é muito importante não sujá-lo também!
Pode parecer pouco, mas esse momento é fundamental e tem tudo a ver com a sua segurança, pois assim você reduz o estresse em suas atividades, por conseguinte, reduz também o estresse no trânsito!
2. Se comunicar com o passageiro
O estresse pode refletir muito na hora de conversar com o passageiro, isso porque o próprio passageiro pode não estar num dia bom, e isso sem querer, pode afetar você!
Mas busque, sempre, ser o mais cordial possível. Identifique se ele está querendo conversar ou se prefere o silêncio total – caso ele escolha conversar, opte por temas construtivos e positivos.
3. Mantenha uma boa postura
Quando nos sentamos no banco do motorista, é fundamental ajustar a posição do banco, a fim de ficar mais confortável e com a coluna lombar de forma adequada. Lembrando que ela deve estar inteiramente apoiada ao banco.
A Abergo, associação brasileira de ergonomia, traz alguns pontos dos quais não podem ser deixado para depois, como:
- A sua coluna deve ficar alinhada em 90 graus em relação aos seus quadris, ou algo muito próximo disso;
- O encosto do seu banco deve estar sempre regulado de forma que fique da mesma altura que a sua cabeça;
- A distância entre os seus joelhos e a posição deles deve sempre respeitar a posição dos pedais do automóvel;
- A altura do banco, seus joelhos devem ficar alinhados diretamente com seus quadris ou um levemente acima;
- As suas mãos não devem ficar muito elevadas, pois pode causar muita tensão nos ombros;
- Os cotovelos devem ser mantidos flexionados para que você possa garantir toda a extensão dos movimentos que precisa fazer para dirigir com segurança.
4. Adequar a música
Os sons ao nosso redor tem um poder influenciador muito grande, por isso, opte por músicas que deixe você e o seu passageiro confortáveis.
Caso o passageiro não queira escutar nada, tudo bem, mas se ele optar por uma música que você não goste muito, coloque num volume que não irá interferir na sua direção. Que tal?
5. Treinar a respiração
Ao treinar a respiração você alcançará muitos benefícios, como a desaceleração do sistema nervoso, o que consequentemente, te deixará mais calmo, reduzindo o sentimento que o estresse no trânsito pode ter trazido à você!
Por isso, não espere até o momento em que algo estressante aconteceu para realizar o treinamento de respiração, mas opte por realizá-lo assim que iniciar a atividade.
Com o carro parado, respire e expire quantas vezes for necessário. Neste momento, realize também o alongamento das mãos e pernas! Essas tarefas podem te ajudar muito na sua rotina como motorista o da 99.
O trânsito está, quase sempre, um caos devido a correria diária, mas você não precisa entrar nessa mesma sintonia, por isso, dirija com cuidado.
Então, caso você conheça bem a cidade, e opte por um caminho diferente que não possua tanto tráfego, antes consulte ao seu passageiro, se necessário mostre o caminho que você quer realizar. Ok?
Se não aparecer muitas corridas no local onde você se encontra, fique calmo, mude para um local mais movimentado e com fluxo constante, como mercados e shoppings, rodoviárias, aeroportos, se for possível.
Agora você já conhece boas dicas para reduzir o estresse no trânsito, que tal colocá-las em ação? Para ler mais conteúdos como esse que envolvam sua atividade como motorista de aplicativo da 99, é só clicar aqui.
Venha conferir!
A 99 utiliza cookies e tecnologias semelhantes para melhorar a sua experiência, analisar como você interage com o site, melhorar desempenho e personalizar conteúdo. Política de privacidade