A gente sabe que a Black Friday no Brasil está chegando por conta dos descontos anunciados pelas empresas. Mas, será que dá para garantir compras vantajosas e verdadeiras?
Um dos segredos para não jogar dinheiro fora nessa data é preparar o bolso e monitorar os preços dos itens desejados. Nessa época também aumentam as tentativas de golpes, já que o foco no desconto pode fazer esquecer alguns cuidados básicos.
No texto a seguir, saiba como economizar na Black Friday no Brasil e aprenda a se proteger de possíveis fraudes!
Como surgiu a Black Friday?
A “Black Friday” surgiu nos Estados Unidos e é um dia de grandes descontos no comércio. Ela acontece no dia seguinte ao Dia de Ação de Graças, que é um feriado muito celebrado pelos americanos que cai sempre em uma quinta-feira.
A Black Friday marca o início da temporada de compras de fim de ano, o que também vem acontecendo no Brasil. Porém, a origem do termo “Black Friday” é mais antiga. A versão mais popular vem do início da década de 1960, na cidade americana de Filadélfia.
O movimento nas ruas aumentava porque as pessoas iam às compras na sexta-feira, um dia depois do feriado de Ação de Graças.
Os policiais não tinham como ter folga e precisavam manter o controle e segurança de um número maior de pessoas, já que o mercado ficava caótico nesse dia. Por isso, a sexta-feira seguinte ao Dia de Ação de Graças ficou conhecida como Black Friday.
Só na década de 1980 é que a data passou a ser usada pelas lojas. Aqui, a Black Friday no Brasil entrou para o calendário comercial a partir de 2010.
Quando é a Black Friday 2023 no Brasil?
A Black Friday 2024 no Brasil será no dia 29 de novembro. Por aqui, algumas lojas iniciam as promoções e descontos já no início de novembro.
Para saber a data da Black Friday no Brasil, lembre-se que ela sempre cai na 4ª sexta-feira do mês.
Como economizar na Black Friday?
Nem sempre a Black Friday no Brasil quer dizer que você vai comprar pagando menos. Você deve prestar atenção não só no preço, mas em outros pontos para saber se realmente está economizando.
A seguir, confira algumas dicas de como aproveitar a Black Friday no Brasil:
Faça uma lista dos itens que pretende comprar
Quando estamos diante de tantos descontos, o risco de comprar o que não precisa e além do que seu bolso pode pagar pode ser maior.
Para aproveitar a Black Friday no Brasil, planeje quais itens você quer adquirir. Faça uma lista dos produtos ou serviços que deseja e coloque em ordem de prioridade.
Faça um planejamento
Para realizar um planejamento de sucesso, comece se perguntando:
- Qual o objetivo dessa compra?
- Preciso comprar este item agora?
- Eu posso comprar nesse momento?
- Como irei pagar?
Avalie também se vai comprar em site ou loja física. Os preços na internet costumam ser mais baixos do que no comércio. Mas, há situações em que o frete é muito alto e pode não compensar.
Defina um limite de gastos
Agora, determine um limite para as compras na Black Friday no Brasil. Elas não podem atrapalhar despesas importantes no seu orçamento familiar.
Mesmo que decida pagar parcelado, veja quanto cada parcela vai pesar por mês. Se a compra de todos os itens da sua lista ficar acima do limite, você precisa tirar um deles.
Compare e monitore os preços
É hora de saber como estão os preços do que pretende adquirir. Use sites comparadores de preços, como:
Esses canais mostram o preço das principais lojas em relação à média. Alguns exibem a mudança do valor nas últimas semanas e meses.
Comece a monitorar os preços porque há lojas que anunciam descontos para o mês inteiro. Você pode ativar um alerta e receber uma notificação quando cair o valor de um item.
Se encontrar exatamente o mesmo preço em mais de uma loja, compare o preço com todos os custos: Taxas de Parcelamento, frete, taxa de montagem, garantia estendida, etc.
Tenha certeza do que está comprando
Leia toda a descrição do produto para ter certeza de que está comparando o preço de itens iguais. Analise o tamanho, quantidade de peças, capacidade, potência, etc.
Confira também:
- O tempo de garantia do produto. Se estiver comprando um item mais caro, como uma geladeira ou um computador, pode valer a pena adquirir a garantia estendida. Em caso de qualquer problema de fabricação, você pode contar com a assistência técnica sem custo por um prazo maior;
- Política de troca e devolução ao comprar durante a Black Friday. Há empresas que não fazem troca em liquidações de estoque. Outras só aceitam devolução em caso de defeito de fabricação.
Compare o preço à vista com o parcelado
As compras pagas via Pix podem ter um desconto maior, já que o vendedor recebe o dinheiro na hora. Mas, vale conferir se é uma diferença vantajosa pagar o valor cheio agora ou parcelar.
Na hora de escolher a forma de pagamento, você tem essas opções:
- Ver em qual loja a compra parcelada tem uma diferença menor em relação à compra à vista. Se for pequena, escolha a opção que se encaixa melhor no seu orçamento;
- Pagar no Pix parcelado, onde o vendedor recebe na hora mas você parcela no cartão de crédito;
- Comprar via boleto parcelado, que é como se comprasse à vista, mas também você pode parcelar esse boleto com seu cartão de crédito.
Para as opções de Pix parcelado e boleto parcelado, compare o valor total da compra, incluindo todas as taxas. Essas cobranças são menores do que as do cartão de crédito em caso de atraso. Por isso, vale a opção que vai pesar menor no seu bolso!
Na 99Pay, você tem opções de Pix e boletos parcelados. Basta clicar na aba 99Pay, dentro do seu app 99, verificar sua identidade e começar a utilizar!
Não deixe para comprar na última hora
Se a empresa já anunciou o desconto de Black Friday no Brasil, não precisa esperar até o final do mês e correr o risco de não encontrar o que quer.
Ao comprar no início da promoção, o estoque ainda pode ter variações para você escolher, como modelo, cor e tamanho.
O mesmo serve para quem vai a uma loja física. Chegue cedo para encontrar mais variedade e melhores condições. Essa dica é essencial se vai comprar peças do mostruário da loja.
Como evitar golpes na Black Friday 2024?
Infelizmente, os golpes na Black Friday no Brasil são frequentes. Confira 7 dicas para não cair neles:
1. Evite abrir links de promoções que viu em anúncios ou que recebeu por-mail, SMS ou pelo Whatsapp de um familiar ou conhecido;
2. Desconfie quando a promessa de desconto for muito acima da média. Mesmo que se pareça com o anúncio de uma loja conhecida, pode ser golpe;
3. Evite comprar em sites que você não conhece, mesmo que pareçam confiáveis. Desconfie mais ainda se só aceitam pagamento via Pix. O Procon possui uma lista de sites que foram notificados como falsos para consultar caso suspeite de uma página;
4. Confira o endereço do site, se tem letras a mais ou a menos. Se tiver, pode ser uma página falsa. Veja se há um cadeado verde na barra de endereços e se o site começa com “https”, que oferece uma navegação mais segura;
5. Cuidado também para baixar o aplicativo de uma loja. Não baixe clicando em links fora das lojas de aplicativos Play Store (Android) e App Store (Apple). Hoje em dia, existem até aplicativos falsos imitando grandes lojas e bancos;
6. Verifique se os dados do vendedor são os mesmos na hora de pagar via Pix, usando o QR Code ou boleto;
7. Utilize o cartão virtual temporário para comprar pela internet. Ele normalmente expira depois de 24 horas ou logo após usar em uma compra.
Com essas dicas, fica mais fácil economizar e se proteger de golpes durante a Black Friday no Brasil, não é mesmo?
Conte com a 99Pay para parcelar suas compras via boletos ou Pix e receber cupom de desconto.
Para aproveitar todas essas vantagens, basta validar sua identidade dentro do app e começar a utilizar sua conta digital hoje mesmo!
A 99 utiliza cookies e tecnologias semelhantes para melhorar a sua experiência, analisar como você interage com o site, melhorar desempenho e personalizar conteúdo. Termos & Condições 99Pay