A bota para motociclista é um equipamento que te ajuda a ter mais conforto e segurança no trânsito. Saiba como escolher a sua!
Um dos itens mais subestimados para a segurança no trânsito, a bota para motociclista serve para mais do que proteger o condutor da chuva ou de compor uma estética de motociclista. Elas são essenciais para garantir maior proteção, conforto térmico e aderência para realizar manobras.
Além disso, as tecnologias recentes oferecem materiais que se adaptam em diferentes climas e níveis de vibração, o que pode ajudar a evitar doenças causadas pelas longas horas de uso do transporte.
Mas com tantos estilos e recursos diferentes disponíveis, pode ser difícil escolher um bom par de botas para andar de moto, principalmente considerando os adequados e adaptados para cada situação.
Por esse motivo, vamos analisar as principais características da bota para motociclista e o que deve ser levado em consideração na hora da escolha. Acompanhe até o final para aprender a como escolher as suas!
Por que usar bota para pilotar moto?
Usar as botas apropriadas para pilotar uma moto é importante por contribuir para o conforto e para a segurança do motociclista.
As botas para motociclistas são projetadas para ser um equipamento de proteção. Assim como o capacete serve para proteger a cabeça, as botas são projetadas para proteger pés e tornozelos em caso de acidente.
Se comparada a um calçado normal, elas podem evitar desde escoriações até lesões mais graves, caso o motociclista sofra um acidente.
Existe obrigatoriedade de usar o acessório?
Não existe uma norma específica para o uso de botas para andar de moto no Código de Trânsito Brasileiro. No entanto, no artigo 54, da LEI Nº 9.503, há uma recomendação do CONTRAN (Conselho Nacional de Trânsito) que indica a utilização de vestuário de proteção para condutores de motocicletas e motonetas.
Além disso, o Artigo 55 do Código de Trânsito recomenda que o uso dos equipamentos de proteção devem ser utilizados também pelos passageiros, além do capacete.
Apesar de não ser expressamente obrigatória, as botas para andar de moto são altamente recomendáveis e uma escolha inteligente, principalmente para quem viaja ou roda muito com o veículo.
Pode dirigir moto com bota de salto?
Segundo o Artigo 252 do Código de Trânsito Brasileiro, a utilização de sapatos que comprometam a firmeza dos pés ou o uso dos pedais é proibida e considerada uma infração média.
Portanto, apesar de não indicar quais são exatamente os modelos vetados, o uso do salto para pilotar não é recomendado e, a depender do modelo do sapato, pode ser considerado uma infração média. Por isso, o mais indicado é não utilizar esse tipo de calçado se for conduzir a moto.
Na hora de pilotar, é importante ter o bom senso de utilizar calçados que não interfiram na boa condução e não afetem o funcionamento dos pedais.
Quando devo usar bota?
O uso das botas para motociclistas é recomendado sempre que se estiver pilotando uma moto, independente das cilindradas.
Essa recomendação é, normalmente, indicada pelas autoescolas e pelos fiscais, para garantir mais segurança para o piloto e passageiro.
E se você gosta de praticidade e detesta ser pego de surpresa pelas mudanças climáticas, então tem mais um motivo. As botas para motociclistas podem ser utilizadas tanto em dias de calor, como de frio ou chuva, já que muitas possuem materiais específicos para trazer conforto térmico para os pés.
Quais são os tipos de bota para motociclista?
Existem vários tipos de botas para motociclistas no mercado, que podem ser adaptadas aos gostos e necessidades de cada piloto.
Botas para motociclistas urbanos
Mais indicada para os motociclistas profissionais, como entregadores, por exemplo, as botas de polaina são os modelos mais acessíveis do mercado. Elas custam em torno de R$50 a R$100, e são mais baratas por conta de não oferecer proteção contra quedas, torções e afins.
Elas são construídas com um solado especial antiderrapante e um material mais maleável do que outras botas, para que o motociclista se sinta mais confortável para poder caminhar em diversos ambientes.
A sola também conta com uma tecnologia feita para proteger os pés do calor, sendo um ótimo recurso para o verão. Além disso, as botas para motociclistas urbanos oferecem proteção contra a água, evitando molhar os pés em caso de chuva.
Mas, atenção: os modelos apropriados são as botas chamadas de “polaina”. Já as galochas, mais comuns entre os motoqueiros, não oferecem proteção total contra a água e podem ser escorregadias.
Botas para viajar de moto
As botas mais indicadas para motociclistas que viajam bastante são as fabricadas em couro e borracha, pois oferecem uma proteção extra para o piloto. Elas são mais resistentes e rígidas, trazendo maior segurança em caso de impacto e contato com o solo.
Elas foram projetadas para o uso contínuo, por muitas horas e em diversos ambientes diferentes. Por esse motivo, elas costumam ser mais versáteis do que as botas de polaina ou galochas.
Botas para motocross
Antes de escolher as botas de proteção adequadas para motocross, é preciso verificar qual será o ambiente da prática do esporte. Isso porque as botas para motociclistas esportivos possuem características diferentes para otimizar a proteção na terra ou no asfalto, por exemplo.
As botas projetadas para a prática de esporte com moto são feitas para oferecer maior proteção para o motociclista, além de ter revestimentos mais resistentes ao atrito, água, calor e poeira.
Além disso, essas botas costumam possuir proteção extra na altura do tornozelo e calcanhar, para evitar torções, distensões ou fraturas, caso o piloto sofra algum acidente.
Tem um modelo ideal de bota para motociclistas?
Se você está buscando por um modelo específico que funcione bem para todos os fins, dificilmente irá encontrar, já que elas são projetadas para usos diferentes.
É importante ter em mente qual será o uso mais frequente, que tipo de proteção você precisa e o seu orçamento disponível para adquirir o calçado.
Como escolher o modelo ideal de bota para motociclista?
Antes de escolher a bota ideal para motociclista, você precisará considerar os seguintes fatores:
Tipo de material da bota
Uma das coisas mais importantes ao comprar uma bota para motociclistas é saber exatamente que tipo de material seria o ideal, tanto no conforto quanto no bolso.
Hoje em dia, em geral, as botas para motociclistas mais comuns são feitas de 4 tipos de material, sendo eles o couro, o nylon (cordura), o PVC e o gore-tex. Cada um oferece um tipo de proteção e conforto, a depender do uso.
Botas recomendadas para o meio urbano, por exemplo, são geralmente feitas de cordura ou PVC, por serem materiais mais baratos.
Tamanho
Ao comprar as botas para motociclistas, você terá que considerar o tamanho dos seus pés somados à espessura das suas meias, assim como você faz com um calçado comum.
Algumas marcas oferecem uma lista de tamanhos com medidas bem próximas aos calçados convencionais, o que facilita para compras pela internet, por exemplo.
Impermeabilidade
Confira as especificações da bota e dos materiais utilizados para saber se a bota será resistente o suficiente para aguentar chuvas mais fortes ou poças de água, por exemplo. Veja também as instruções de lavagem para manter a impermeabilidade do tecido.
Conforto
Antes de mais nada, você precisará verificar os modelos mais confortáveis para os seus pés. Verifique maleabilidade, maciez, palmilhas anatômicas e circulação de ar dentro do calçado. Segurança é um ponto importante, mas o bem-estar não deve ficar de lado.
Durabilidade
Verifique o material de fabricação, a resistência deles e, se possível, busque feedback de quem já utilizou o produto. Considere como um investimento de longo prazo.
Proteção oferecida
Verifique se a bota é reforçada, se oferece proteção para o tornozelo e calcanhar e se o solado é de um material seguro e que vá garantir aderência, mesmo após alguns meses de uso.
Lembre-se de que este é um equipamento pensado para a proteção do motociclista em diversas condições, mas principalmente em casos de acidentes.
Seguindo as nossas dicas, você poderá encontrar a melhor bota para motociclista e acrescentar mais um item de proteção no seu dia!
E se precisar de uma ajuda extra para escolher o melhor capacete e andar ainda mais seguro, aqui estão 6 dicas para te ajudar!
A 99 utiliza cookies e tecnologias semelhantes para melhorar a sua experiência, analisar como você interage com o site, melhorar desempenho e personalizar conteúdo. Política de privacidade