Acessórios para moto: 11 itens essenciais para motociclistas!
- Por: 99 •
- Última atualização: 09/08/2023
Para rodar com segurança e conforto no dia a dia, apenas utilizar capacete e estar com a revisão da moto em dia não é suficiente. Na verdade, o que não falta no mercado são acessórios para moto que facilitam demais a vida do motociclista.
Afinal, o que não pode faltar em uma moto, além do capacete, são vestimentas para motociclista apropriadas (como jaquetas, calças, luvas e botas), baú (ou bag), algum sistema antifurto e suporte para celular.
Além disso, também é fundamental, ainda mais se o motociclista usa a moto para entregas ou corridas, ter um carregador de celular portátil e capa de chuva – isso para citar apenas os acessórios mais básicos.
Se você quer saber sobre os principais acessórios de moto e a importância deles, acompanhe esse artigo até o final. Explicaremos para que serve a luva, o cavalete, etc, se são obrigatórios e as principais dicas para motociclistas acertarem na escolha desses itens. Acompanhe!
6 acessórios para moto
Quem dirige moto frequentemente está sempre em busca de tornar a experiência mais segura e confortável. Não por acaso, o mercado de motopeças está repleto de acessórios para motocicletas, que auxiliam o motociclista de diversas formas.
Alguns itens, como suporte para celular e carregador portátil, dão mais praticidade ao dia a dia do motociclista, enquanto outros, como o cavalete central, contribuem para o bom funcionamento da moto
Mas sem dúvidas, a principal vantagem de investir em bons acessórios para moto é o aumento da segurança. Afinal, motociclistas são extremamente vulneráveis no trânsito, e tudo o que proporciona mais proteção em caso de acidentes deve ser utilizado. É nisso que entra, por exemplo, a antena corta pipa.
Confira a seguir, os seis principais acessórios para moto que valem a pena:
Dispositivo antifurto
Seja qual for o uso que você faça para a moto, um dos acessórios mais importantes são os sistemas antifurtos. Afinal, é um pequeno investimento que garante muito mais proteção contra a ação de pessoas mal intencionadas.
Existem diversos dispositivos antifurtos para moto no mercado. Entre os principais, destacamos:
- Cadeados;
- Travas de disco;
- Imobilizadores;
- Rastreadores.
Dessa forma, seja por um simples cadeado ou um tecnológico rastreador, ter pelo menos um sistema antifurto é uma das dicas de segurança para motociclistas que recomendamos sempre.
Suporte para celular
Essencial para motociclistas parceiros, o suporte para celular é um dos acessórios para moto que facilitam muito a rotina. Afinal, ele garante que você tenha fácil visualização das rotas do GPS e possa manusear o app para aceitar corridas e, se necessário, se comunicar com os usuários.
Mas você sabe como escolher um bom suporte de celular para a moto? Para acertar no produto, nossas principais dicas são as seguintes:
- Escolha um suporte para celular com capa protetora, à prova d´água;
- Considere utilizar um suporte que também tenha a função de recarregar o celular;
- Confira se as dimensões do suporte de celular são compatíveis com o tamanho do celular;
- Priorize suportes para celular que possibilitem que você movimente ou incline oaparelho para deixar em uma posição mais confortável.
Carregador portátil
Para quem roda várias horas como motociclista de aplicativo, um dos acessórios indispensáveis é o carregador portátil – ou outro mecanismo para recarregar o celular.
Atualmente, muitas motos vêm de fábrica com entrada USB, o que já resolve o problema dos motociclistas. Nesses casos, basta plugar o celular na entrada para recarregar o dispositivo.
No entanto, motos antigas não possuem esse sistema, o que torna necessário o uso de um carregador portátil. Há basicamente duas alternativas: um carregador totalmente desconectado da moto ou um carregador conectado à bateria do veículo.
Existem diversas possibilidades de compra desse acessório para moto. Por exemplo: carregadores compactos, instalados no guidão, acoplados no suporte para celular, com display LED, etc.
De qualquer forma, nossa dica é escolher um produto de marca confiável e seguir atentamente as instruções da fabricante – se necessário, instalar com um profissional especializado.
Baú
Se você quer ser um motociclista parceiro da categoria 99Entrega, um dos acessórios para moto essenciais é o baú, também chamado de bagageiro.
Por mais que as mochilas de entregador também sejam um dos itens que cumprem a função, o baú tem a vantagem de ser mais confortável ao motociclista e suportar mais peso.
Existem dois tipos de baús mais comuns em motos: o clássico (grande, geralmente em formato quadrado ou retangular) e o bauleto (bagageiro menor e com formato mais arredondado).
O tamanho do baú fica a critério do motociclista, no entanto, é fundamental que as dimensões desses acessórios estejam dentro das especificações da Resolução nº 943/2022 do CONTRAN, que estabelece os requisitos mínimos de segurança para as atividades de mototáxi e motofrete.
Antena corta-pipa
Infelizmente, é muito comum vermos nos noticiários casos de acidentes e mortes de motociclistas com linhas de pipa com cerol. Por isso, utilizar uma antena corta-pipa é uma das dicas de segurança para motociclistas mais importantes.
De acordo com a Lei Federal nº 12.009/2009, a antena corta pipa é um dos itens obrigatórios para motocicletas de placa vermelha, ou seja, que exercem atividade comercial como mototáxi ou motofrete.
Para ser parceiro da 99, não é necessário ter placa vermelha na moto. Mesmo assim, recomendamos que todos os motociclistas utilizem esse item, pois é simples, barato, fácil de instalar e salva vidas.
Cavalete
O cavalete de moto nada mais é que uma barra para apoiar a moto quando ela estaciona. Geralmente, esse é um dos acessórios que já vem instalado de fábrica.
No entanto, a maioria das motos possui um cavalete lateral, que são menos eficientes do que os cavaletes centrais. Isso porque o primeiro desequilibra o centro de gravidade do veículo, o que causa alterações no funcionamento da motocicleta se ela possuir cilindros dispostos lado a lado.
Outra vantagem do cavalete central é que ele suspende a moto, ajudando na manutenção e na troca de pneus. Esse item, portanto, é um dos acessórios que valem a pena serem considerados.
5 acessórios para o motociclista
Na hora de usar a moto, muitos motociclistas se preocupam apenas em utilizar capacete. De fato, esse é o item de segurança mais importante, mas está longe de ser o único.
Embora não haja na legislação brasileira nenhuma obrigatoriedade de usar outros artigos além do capacete, há diversos itens fundamentais para a proteção e conforto do motociclista.
As vestimentas para motociclistas – jaquetas, capa de chuva, luva, etc – estão entre os acessórios para motociclistas indispensáveis. Estes itens proporcionam uma camada de proteção para a pele do motociclista, reduzindo o risco de lesões em possíveis acidentes.
Ainda há outras vantagens em utilizar acessórios para motociclistas, que descreveremos com mais detalhes, a seguir:
Jaqueta
O uso de jaqueta não é obrigatório, mas é um dos acessórios mais importantes para a segurança do motociclista. Isso porque essa vestimenta proporciona proteção ao motoqueiro contra quedas no asfalto, prevenindo contra arranhões e escoriações pelo corpo.
Em cidades frias, a jaqueta também protege o condutor do vento gelado, protegendo de resfriados e complicações mais sérias, como pneumonia. Outro item de proteção que muitas jaquetas trazem são os refletores, que ajudam os motoristas a visualizarem o motociclista.
Dessa forma, usar jaquetas é fundamental, mesmo em cidades de clima quente. Nesse caso, nossa dica é utilizar um modelo com material mais leve e que tenha micro furos para ajudar na ventilação.
Calça
Assim como a jaqueta, a calça está entre os acessórios para moto que contribuem para a segurança. O objetivo dela é ser uma barreira de proteção entre as pernas e o asfalto, reduzindo a gravidade das lesões em caso de quedas.
Nesse sentido, muitos motociclistas rodam com calça jeans, mas será que elas são apropriadas? Embora seja melhor andar de calça jeans do que peças que deixam as pernas à mostra, a verdade é que essa vestimenta não é a mais indicada para rodar de moto.
Isso porque as fibras desse tecido possuem baixa elasticidade, rasgando facilmente pelo atrito. Além disso, as calças jeans tradicionais não possuem forro na parte interna e proteção extra nos joelhos, coxas e quadril, como ocorre com as calças próprias para motociclistas.
Dessa forma, uma de nossas dicas de segurança para motociclista é que você utilize uma calça específica para motoqueiro, que pode ser de jeans, nylon, poliéster, entre outros materiais.
Bota impermeável
O conforto é uma questão extremamente importante para quem dirige motos, ainda mais se for como motociclista de aplicativo, que roda durante diversas horas do dia. Dessa forma, vale a pena utilizar todos os tipos de acessórios que colaborem para a segurança e conforto, como a bota impermeável.
Com ela, é possível rodar sem problemas em quaisquer condições meteorológicas. Por ser à prova d’água, esse item evita a sensação desconfortável de utilizar um tênis molhado e previne os riscos associados de ficar muito tempo com os pés úmidos nos calçados, como o desenvolvimento de micoses, por exemplo.
Além disso, o uso de botas, seja impermeável ou não, proporciona maior aderência do motociclista na moto e garante uma proteção a mais em caso de acidentes.
Capa de chuva
Assim como a bota impermeável, a capa de chuva também é um dos itens fundamentais para motociclistas de aplicativo. A ideia é deixar o condutor sempre preparado para rodar, faça chuva ou sol.
Há muitas opções de capa de chuva para motociclistas no mercado, cada uma indicada para determinadas ocasiões. Em geral, capas de nylon são mais finas e leves, sendo indicadas para cidades quentes e de chuva moderada. Por outro lado, as capas de pvc são mais grossas e resistentes a temporais.
Independentemente de qual capa para chuva você escolher, é importante seguir as instruções de lavagem da fabricante para aumentar a vida útil desse acessório.
Luva
Como todos os demais acessórios para moto mencionados, a luva para motociclistas não é um item obrigatório, mas contribui muito para a segurança do condutor.
Com uma luva apropriada, o motociclista tem mais firmeza na pegada das manoplas e evita o aparecimento de calos. Esse acessório também proporciona mais proteção aos dedos em possíveis quedas e também é um aliado contra o vento em cidades frias.
Se você ainda não possui uma luva de motoqueiro, confira algumas dicas para fazer uma boa compra:
- Em geral, luvas de couro legítimo possuem um ótimo custo-benefício, mas são menos confortáveis do que luvas de couro sintético;
- Evite utilizar luvas meio dedo – elas são confortáveis, mas dão pouca proteção contra quedas e queimaduras do sol;
- Verifique se a luva é sensível ao toque com o celular (luva touchscreen);
- Priorize luvas impermeáveis.
Gostou das dicas? Conheça outros conteúdos do blog!
Conhecer os principais acessórios para moto faz toda a diferença na vida do motociclista. Com este artigo, esperamos que você tenha aprendido mais sobre o assunto e consiga ter uma experiência muito mais segura, prática e confortável sobre duas rodas.
Para aprimorar os seus conhecimentos, não deixe de acessar os outros conteúdos do 99 blog. Produzimos materiais sobre dicas para motociclistas de aplicativos, mecânica automotiva, instruções para passageiros e muito mais.
Acessando nossos materiais, você se prepara cada vez mais para ser um motociclista 5 estrelas e ganhar uma renda extra como parceiro da 99, aproveitando as melhores taxas da categoria, cadastro rápido, seguro contra acidentes pessoais e muito mais.
Saiba mais sobre a nova categoria da 99, o 99Moto, e torne-se um motociclista parceiro!
A 99 utiliza cookies e tecnologias semelhantes para melhorar a sua experiência, analisar como você interage com o site, melhorar desempenho e personalizar conteúdo. Política de privacidade