Ouviu falar em pirâmide financeira? Saiba o que é e por que evitar
- Por: 99 •
- Última atualização: 21/12/2022
Se você ainda não ouviu falar sobre a famosa pirâmide financeira, ainda é tempo de se informar. Afinal, um dos primeiros esquemas desse tipo de “negócio” começou em 1919, mas mesmo assim ainda engana muita gente.
- Minha vida financeira: como fazer uma reserva de emergência
- TED ou DOC: qual a diferença?
- Como investir em criptomoedas
Para evitar que você caia em golpes e saiba reconhecer se alguma pirâmide financeira aparecer para você, leia este texto até o fim. Ele vai te ajudar a tomar conhecimento sobre esse assunto. Então, boa leitura!
Exemplo de pirâmide financeira
Antes de mais nada: vamos falar da definição de pirâmide financeira. Esse esquema é conhecido por ser praticado da seguinte forma:
Com promessas de altos ganhos e em pouco tempo, a pessoa paga para entrar e fazer parte de um grupo de pessoas com o mesmo objetivo. Assim, o próximo passo é fazer com que a pessoa que acabou de entrar convide mais pessoas com a finalidade de ser remunerada.
Quanto mais pessoas a primeira pessoa conseguir fazer que entrem no grupo, mais ela sobe dentro da pirâmide, conseguindo inúmeros benefícios que podem ir além do dinheiro.
Alguns exemplos de pirâmide financeira no Brasil foram os grupos Fazendas Reunidas Boi Gordo, Avestruz Master, Golpista do Leste Europeu e TelexFree.
Pirâmide financeira no Brasil é crime?
Segundo a Lei 1.521/51, pirâmide financeira no Brasil é crime contra a economia popular. Afinal, o esquema trata de especulação financeira, podendo causar prejuízos a muitas pessoas.
Agora, cabe ressaltar que quando se fala de pirâmide financeira, também é comum se lembrar de marketing multinível. É importante não confundir, pois ambos são bastante diferentes.
O marketing multinível se trata de vendas de produtos e comissionamento em cima das vendas. Já a pirâmide trata apenas de especulações sobre dinheiro rápido e recrutamento de pessoas. Assim, quem estiver trazendo pessoas para dentro sempre ganha e fica cada vez mais comprometido com a organização. Portanto, apenas a pirâmide financeira é crime.
Como reconhecer um esquema de pirâmide financeira e evitar?
Segundo a CVM, Comissão de Valores Mobiliários, que regula ações do mercado sobre ganhos financeiros, há formas de você conseguir reconhecer um esquema de pirâmide logo de cara.
A primeira forma é o discurso cheio de promessas mirabolantes. Nele, é comum ver argumentos de lucros muito grandes. Nesse mesmo discurso também se começa a introduzir a necessidade de convidar mais pessoas para fazer parte. E sem contar que informações mais importantes, como o nome da empresa que está promovendo o esquema, são difíceis de serem encontradas ou são poucos faladas.
No discurso também há poucas informações sobre riscos. É tudo muito sobre ganhos, além de trazer argumentos emocionais que tocam nos sonhos e dores das pessoas que estão tentando ganhar dinheiro.
Para evitar cair no esquema, assim que receber uma abordagem similar ao que trouxemos acima, pesquise sobre a empresa, faça perguntas e decline, caso receba um convite para participar. Parece simples, mas é eficaz e te protege de muita dor de cabeça depois.
Gostou deste texto? Não deixe de acompanhar mais conteúdos pelo blog.
A 99 utiliza cookies e tecnologias semelhantes para melhorar a sua experiência, analisar como você interage com o site, melhorar desempenho e personalizar conteúdo. Termos & Condições 99Pay