Tipos de seguro para moto: como escolher o ideal para você?
- Por: 99 •
- Última atualização: 27/12/2022
Indispensável, o seguro para moto é uma das formas de garantir que sua propriedade sempre estará adequadamente protegida. Mas, no momento da busca até a contratação são muitas as dúvidas que tangem ao assunto.
Para quem tem a moto como seu instrumento ou ferramenta de trabalho, as dúvidas costumam ser ainda maiores, sobretudo no que tange ao valor de um seguro e, ainda, se ele realmente vale a pena.
Se você está, agora, iniciando na categoria 99Moto, é importante saber desde já a importância de garantir boas condições para seus equipamentos.
Isso porque, com o grande fluxo de clientes da 99, você certamente não vai querer ficar de fora por qualquer problema que sua moto possa vir a apresentar, não é mesmo?
Para te ajudar, abordaremos nesta publicação o que são os seguros para moto, qual melhor seguro para moto e se vale mesmo a pena ter uma moto com cobertura.
O que é seguro para moto?
Seguro para moto é um tipo de contrato de prestação de serviços que, mediante pagamento mensal, protege um veículo de roubo, furto ou avarias.
Se um veículo devidamente segurado sofre qualquer um dos eventos mencionados, o proprietário passa a ter direito de ressarcimento conforme o que é determinado no documento que media a prestação de serviço.
Em outras palavras, se o seguro para moto determina que há uma contratação de cobertura integral em relação ao valor do veículo em caso de roubo, por exemplo, todo o valor pago pelo bem será restituído para o seu proprietário de acordo com o que determina o documento.
Dessa forma, o seguro para moto se torna mais do que fundamental, sobretudo para quem trabalha com o seu veículo em aplicativos, como o 99Moto.
Assim, é possível trabalhar com muito mais conforto e com maior segurança, sobretudo em casos de incidentes que podem impedir quem não tem seguro veicular de continuar em exercício profissional.
Os melhores seguros são aqueles com cobertura total do bem, incluindo para a ação de terceiros. Esse tipo de seguro acaba por proteger o seu patrimônio até mesmo quando outro condutor causa um acidente e acaba por te envolver.
Da mesma forma, caso o seu veículo cause um acidente, o seu seguro também cobrirá os danos de outros veículos.
Quais os tipos de seguro para moto?
Tal qual os seguros para carro, os seguros para motos são bastante diferentes entre si, com vários tipos de cobertura.
A escolha do tipo de cobertura é sempre determinante para a decisão sobre quão útil será o seguro para a sua moto. Dessa forma, essa decisão deve ser tomada com bastante cautela e cuidado.
Esteja sempre atento a cada parte da apólice de seguro e, ainda, ao que ela cobre, que deve estar devidamente citado no documento.
Por conta disso, é muito recomendado que você tenha ajuda especializada para que você possa compreender quais são os termos do seguro caso aconteça qualquer imprevisto durante seu trabalho.
Inclusive, é muito importante que você mencione para que o seu veículo serve, necessariamente, para o seu trabalho diário como parceiro da 99Moto.
Isso irá garantir que a seguradora tome conhecimento da forma que o veículo é utilizado no seu dia a dia, impedindo que empecilhos sejam colocados no momento de acionar a seguradora caso haja qualquer incidente.
Agora vamos analisar qual melhor seguro para moto, bem como se vale mesmo a pena ter uma moto com cobertura e quais são as coberturas que um bom seguro deve fornecer para o seu veículo.
Seguro compreensivo
O seguro para moto compreensivo é o chamado “seguro completo”. Esse tipo de seguro protege seu veículo de diferentes tipos de avarias que possam acontecer por quaisquer motivos que estejam devidamente listados e mencionados em sua apólice.
Popularmente, os melhores tipos de seguros compreensivos protegem a sua moto de colisão, incêndios, roubo e furto, mas também alagamentos, raios ou outras situações semelhantes.
Esse tipo de seguro também costuma acompanhar alguns outros benefícios, como, por exemplo, suporte em estradas e rodovias, sempre que você necessitar.
Quando presentes nas apólices, esses seguros podem cobrir desde a mais simples troca de pneu até mesmo suporte com guincho.
Vale lembrar que, como qualquer outro seguro, além das parcelas mensais, existe uma taxa de franquia que deverá ser paga caso seu veículo precise de suporte.
Essa franquia é bastante variável e depende, necessariamente, de cada seguradora. Além disso, cada tipo de seguro também conta com um valor de prêmio, que é o valor que será coberto caso seja necessário acioná-lo.
Se você quer sua moto com cobertura contra os mais variados tipos de acidentes, intempéries e, ainda, roubo e furto, esse é o melhor tipo de seguro para a sua necessidade.
Seguro não-compreensivo
Esse tipo de seguro é conhecido no mercado como “seguro incompleto”, o que não quer dizer, no entanto, que seja ruim ou mesmo pior que o seguro compreensivo, vale afirmar.
Primeiramente, o seguro não-compreensivo permite que o motorista possa escolher o que é melhor para o seu próprio caso.
Nesse tipo de seguro, é possível escolher todas as coberturas que você ache necessário, de acordo com as suas necessidades e, sobretudo, de acordo com o seu orçamento.
No entanto, é necessário lembrar que o seguro não-compreensivo determina que apenas 75% de danos totais sejam cobertos pela seguradora. Dessa forma, para uma moto com cobertura total, é necessário ter um seguro completo ou, ainda, um seguro contra roubo ou furto.
Seguro contra roubo ou furto
Esse tipo de seguro protege seu patrimônio quando a moto é roubada ou furtada e os serviços de segurança pública não conseguem reencontrá-la. Caso seja encontrada, o veículo já está depredado ao ponto de ser inutilizado pela ação criminosa.
Quando contratada, esse tipo de proteção evita que o segurado saia no prejuízo se o seu veículo for levado por uma ação criminosa.
Ainda que esse tipo de seguro possa apresentar também algumas vantagens como as já mencionadas – suporte em estradas, troca de pneus ou auxílio de guincho –, é importante que seja analisada toda a documentação das apólices para saber a exata cobertura.
Vale sempre a lembrança de que o melhor seguro para moto é aquele que contempla todas as suas necessidades enquanto condutor. Isso vai fazer com que você tenha maiores garantias em relação à qualidade da sua proteção, bem como a extensão dela.
Seguro de perda total
O seguro de perda total é um tipo de cobertura que pode ser acionada quando acontece algum dano ao veículo que faça com que ele se torne inutilizado.
Ou, ainda, é um tipo de cobertura que também se aplica quando o valor que é necessário para fazer os reparos ao veículo é maior do que o valor da moto em si.
Dessa forma, sempre que isso ocorre, o seguro de perda total pode ser acionado e o valor é reembolsado pela prestadora do serviço de acordo com o valor correspondente à tabela FIPE aplicado à sua moto.
Além desse tipo de cobertura, o seguro de perda total também cobre seu veículo caso ele pegue fogo ou mesmo caso seja atingido por um raio, de acordo com normativa da SUSEP 269.
Como escolher o seguro para moto?
É importante registrar que a escolha sempre deve ser baseada e pautada nas suas necessidades enquanto condutor e alguém que utiliza o veículo para atividades profissionais.
Dessa maneira, seu veículo está seguro contra as diferentes situações ambientais que podem fazer com que você acabe por ter seu patrimônio exposto de forma inadequada, como em fortes chuvas, por exemplo.
Outro fator a ser levado em conta no momento de escolher seguro para moto é verificar quais são as coberturas adicionais. São eles: troca de pneu, assistência com chaves, guincho em estradas, dentre outras.
Essas coberturas adicionais geralmente têm franquia gratuita e podem ser de grande ajuda em situações em que você necessite de suporte urgente e não tenha com uma pessoa de confiança para contar.
Vale a pena fazer seguro para moto?
Sem dúvida, sempre vale a pena fazer seguro para moto! Isso porque, por meio do seguro, é possível ter seu patrimônio devidamente protegido, sobretudo quando se trata de um veículo utilizado para o seu trabalho.
No entanto, vale sempre lembrar que o seguro é apenas uma parte de tudo o que você precisa fazer e manter em dia para que seja possível proteger a sua moto, seja ela um equipamento de trabalho ou não.
Além do seguro para moto, é fundamental que você tenha seus documentos sempre em dia, bem como sempre faça as revisões necessárias conforme determina o fabricante do seu veículo.
Da mesma forma, é muito importante sempre trafegar com os equipamentos de segurança adequados e respeitando todas as leis de trânsito, para sua segurança física e patrimonial, além de proteger todos no trânsito.
Aqui na 99 você sempre pode ter acesso aos melhores conteúdos para ser um parceiro cinco estrelas, bem como você pode tirar todas as suas dúvidas sobre como ser um melhor condutor de motos e de outros veículos.
Quer saber, agora, tudo sobre a nova categoria da 99 e como colocar a sua moto para fazer uma renda extra, conhecer pessoas e fazer o que você mais gosta, que é dirigir? Vem ver como se inscrever!
Gostou deste conteúdo e quer saber ainda mais? Veja como tirar o Certificado de Registro e Licenciamento de Veículo!
A 99 utiliza cookies e tecnologias semelhantes para melhorar a sua experiência, analisar como você interage com o site, melhorar desempenho e personalizar conteúdo. Política de privacidade