Quando se fala de contribuições sociais, talvez o exemplo mais conhecido seja o do Pis Pasep. Com o objetivo de ajudar na distribuição de renda, diminuindo a disparidade de rendimentos, o Pis Pasep se destina a quem está atuando no mercado de trabalho.
- O que é dívida ativa, como consultar e como evitá-la
- Como investir em criptomoedas
- O que é o Tesouro Direto e quanto rende?
Se você quer entender melhor como funciona e como fazer para consultar o Pis Pasep, leia o texto a seguir. Trouxemos as informações mais importantes sobre o tema. Boa leitura!
Como consultar o Pis e Pasep?
A sigla Pis significa “Programa de Integração Social”. Tem o intuito de constituir o pagamento de seguro-desemprego e abono salarial para quem trabalha em empresas privadas; é um recurso que vem da Caixa Econômica Federal.
Sendo assim, o pagamento do Pis é feito diretamente pela Caixa Econômica Federal. Logo, para consultar o seu Pis, você precisa entrar em contato com um dos canais do banco. Uma forma bem prática é baixar o app da Caixa ou ligar para o número 0800 726 0207.
Agora, quando falamos de Pasep, há uma pequena diferença. Com o mesmo objetivo do Pis, o Pasep destina o recurso a quem trabalha em empresas e órgãos públicos, e o pagamento é feito pelo Banco do Brasil.
Para consultar seu Pasep, basta acessar o app do banco ou entrar em contato por telefone no número 158, a central Alô Trabalho, do Governo Federal.
Como saber se tenho direito ao Pis?
Para ter direito ao Pis Pasep, é necessário que você:
- Esteja cadastrado no programa há pelo menos 5 anos;
- Que a sua remuneração mensal tenha sido de até dois salários mínimos;
- Tenha trabalhado para uma empresa por pelo menos 30 dias no último ano, sendo esse período consecutivo ou não;
- Seus dados tenham sido informados corretamente pelo empregador na RAIS, Relação Anual de Informações Sociais.
Com base nisso, você pode pedir para fazer o seu resgate. Quando aberto o pedido, é feito um cálculo do valor do benefício Pis Pasep que corresponde ao número de meses trabalhados por você no ano-base.
Também é interessante ficar de olho no calendário do Pis Pasep. Afinal, é nele que você confere as datas disponíveis para realizar o saque do benefício, agora chamado Abono Salarial, assim que for disponibilizado para você.
O site da Caixa sempre traz o calendário do Pis Pasep de forma atualizada. Veja só:
- Nascidos em janeiro, recebem o benefício a partir de 08/02/2022
- Nascidos em fevereiro, a partir de 10/02/2022
- Nascidos em março, a partir de 15/02/2022
- Nascidos em abril, a partir de 17/02/2022
- Nascidos em maio, a partir de 22/02/2022
- Nascidos em junho, a partir de 24/02/2022
- Nascidos em julho, a partir de 15/03/2022
- Nascidos em agosto, a partir de 17/03/2022
- Nascidos em setembro, a partir de 22/03/2022
- Nascidos em outubro, a partir de 24/03/2022
- Nascidos em novembro, a partir de 29/03/2022
- Nascidos em dezembro, a partir de 31/03/2022
O Abono Salarial do atual ano-base estará disponível para saque até 29/12/2022.
Agora, quando você estiver com esse benefício em mãos, você já pode começar a investir esse dinheiro e ver esse valor se multiplicar. É o caso, por exemplo, de quem escolhe investir no CDI da 99Pay e vê o dinheiro render até 110% do CDI. Legal, não é?
Como saber o Pasep pelo CPF
Para conferir o seu benefício pelo número do CPF, basta ligar para 158, que é a central Alô Trabalho, do Governo Federal. Por lá, você consegue acessar o seu saldo.
Agora, você também pode consultar mais informações do benefício pelo portal do INSS. Mas é importante lembrar que para isso é necessário que você se cadastre no site.
Gostou de entender mais sobre Pis Pasep? Então, não deixe de acompanhar mais dos nossos conteúdos! Nos vemos em breve!
A 99 utiliza cookies e tecnologias semelhantes para melhorar a sua experiência, analisar como você interage com o site, melhorar desempenho e personalizar conteúdo. Termos & Condições 99Pay