Manutenção de veículos para aplicativos: quanto dura um pneu?
- Por: 99 •
- Última atualização: 26/08/2022
A boa conservação do pneu do seu carro é fundamental para a sua segurança. Aliás, isso está previsto no Código de Trânsito Brasileiro (CTB), que exige que os veículos estejam em um estado que não coloque a vida de pessoas em risco. Não cumprir essa exigência acarreta multa grave, com valor de R$ 195,23, e desconta cinco pontos na Carteira Nacional de Habilitação (CNH).
Você sabe quantos km dura um pneu? E o momento para fazer a troca, você consegue identificar?
No texto a seguir, você tira as suas dúvidas sobre a vida útil de um pneu e dicas para a sua melhor conservação.
Boa leitura!
Leia também:
- Manutenção de carros: 3 principais dicas e gastos!
- Manutenção preventiva: o que é e quando fazer?
- 99Moto: tudo sobre a nova categoria da 99
Quanto tempo dura um pneu?
Em média, pneus originais de carros de passeio devem durar de 40 a 60 mil quilômetros até a primeira troca; mas essa estimativa é feita para os itens que são bem conservados. Algumas práticas ruins dos motoristas prejudicam a durabilidade do equipamento. Tais como:
- Frenagens bruscas
- Vias esburacadas
- Dirigir com frequência em estrada de terra*
- Falta de calibragem periódica
- Pneus de baixa qualidade
*Se você costuma dirigir com frequência em estradas de terra, há pneus apropriados para esses locais. Consulte o manual do fabricante.
Como saber se é hora de trocar de pneu?
É muito simples saber em quais condições estão os pneus de seu veículo e, assim, descobrir se está ou não na hora de efetuar a troca. Para isso, basta analisar o indicador de desgaste de rodagem, chamado de TWI (Tread Wear Indicator), presente na banda de rodagem de todos os pneus.
O TWI consiste em pequenas elevações de borracha presentes nos sulcos do pneu, sinalizadas com a sigla “TWI” ou com o desenho de um triângulo. No momento em que o desgaste atingir estas marcações, ou seja, quando a altura dos gomos atingir o TWI, está na hora de trocar os pneus.
Os sulcos da banda de rodagem não podem ser menores que 1,6 milímetros de altura, pois abaixo disso, a segurança dos ocupantes do veículo é posta em risco, podendo ocorrer aquaplanagem, deslizamentos e outros acidentes. Além disso, tal descuido gera multa e registro de infração na CNH, conforme pontuamos no início deste texto.
Pneu de moto
As recomendações para os pneus de moto são as mesmas citadas acima. O TWI também está presente nesses equipamentos, cuja vida útil, em média, chega até os 25 mil quilômetros rodados.
O ideal é fazer a troca antes do pneu chegar ao seu limite, pois caso item esteja bastante desgastado, gera bastante instabilidade, principalmente em dias chuvosos, e oferece riscos à segurança do motociclista.
Gostou das dicas?
Conseguiu tirar todas as suas dúvidas sobre a vida útil de pneus?
Para receber mais dicas como essa, continue acompanhando as publicações do blog e siga a 99 nas redes sociais!
Se cuida, vá de 99!
A 99 utiliza cookies e tecnologias semelhantes para melhorar a sua experiência, analisar como você interage com o site, melhorar desempenho e personalizar conteúdo. Política de privacidade